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Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO RELIGIOSO E RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA: UM ESTUDO DE CASO NA EEEFM SÃO JOÃO BATISTA EM CARIACICA – ES |
Autor(es): | CARDOSO, MARCOS ANTONIO |
Primeiro Orientador: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
Primeiro membro da banca: | Brotto, Julio Cezar de Paula |
Segundo membro da banca: | Terra, Kenner Roger Cazotto |
Terceiro membro da banca: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
Resumo: | Pretende-se neste trabalho, apresentar a dialogicidade entre o contexto histórico do Ensino Religioso nas escolas com a importância da cultura afro-brasileira, a influência das religiões de matriz africana no Brasil, e as dificuldades de abordá-las na sala de aula. A primeira parte retrata uma breve trajetória histórica do Ensino Religioso no Brasil, apresentando as mudanças entre os períodos colonial, imperial e republicano até a liberação do Ensino Religioso nas escolas. A história do Ensino Religioso no Brasil deixa explícita que tinha que ser inserido no programa escolar e no processo de aprendizagem, as ideias europeias, cujos valores sociais defendiam como sendo o melhor para a sociedade, e as ações colonizadoras que desconsiderava a origem africana no Brasil. Também apresentará as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. Na segunda parte serão abordada as religiões de matriz africana, que ao ser determinado pelo Governo a inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar, suscitou a temática da intolerância relacionada às religiões de matriz africana cujo ensino deve perpassar pelo currículo do Ensino Religioso e da Arte. A história testifica que por um longo tempo as religiões afro-brasileiras foram marginalizadas e sofreram repressões por parte de algumas instituições e grupos sociais, como a igreja, o Estado e as classes dominantes. As religiões de matriz afro-brasileira foram conceituadas, e ainda são relacionadas à magia negra e feitiçaria, especialmente no século XIX e meados do século XX, revelando como surgiu o sincretismo no Brasil e a associação das imagens católicas com os Orixás da Umbanda e do Candomblé. A terceira e última parte traz um estudo de caso realizado com professores de Ensino Religioso abordando a prática desses em sala de aula. A resposta desse estudo é buscada em como está sendo trabalhado o ensino da religião, em especial o de matriz africana na escola, que pelo visto continua sendo evitada por muitos professores. Sabe-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER), trazem que uma convivência religiosa com harmonia é um desafio numa sociedade pluralista, pois cada religião traz consigo sua própria particularidade e convicção, destacando que o indivíduo é livre para escolher a religião que deseja seguir e deve ser respeitado. Um dos maiores desafios é fazer com que o professor não adote uma postura de negação, em relação a outras religiões devido sua crença pessoal. A escola é laica, e dessa forma compete ao profissional da educação que, em especial, ministra a disciplina de Ensino Religioso, colocar de lado sua visão singular de seu íntimo transcendente, e ensinar aos alunos e alunas a existência da religião de matriz africana, que perpassa pela história da origem religiosa existente no Brasil, e revelar que o surgimento delas aconteceu com a vinda dos africanos para o país. |
Resumo Alternativo: | This paper aims to present the dialogical relationship between the historical context of Religious Education in schools with the importance of Afro-Brazilian culture, the influence of African-born religions in Brazil, and the difficulties of approaching them in the classroom. The first part portrays a brief historical trajectory of Religious Education in Brazil, presenting the changes between the colonial, imperial and republican periods until the liberation of Religious Education in schools. The history of Religious Education in Brazil makes explicit that the European ideas, whose social values they defended as being the best for society, and the colonizing actions that ignored African origin in Brazil had to be inserted in the school program and in the learning process . It will also present the National Curricular Guidelines and the National Curricular Parameters for Religious Education. In the second part, the religions with an African matrix will be addressed, which, when the Government determines the insertion of Afro-Brazilian and Indian History and Culture into the school curriculum, has raised the theme of intolerance related to religions of African origin whose teaching must permeate the curriculum of Religious and Art Teaching. History testifies that for a long time the Afro-Brazilian religions have been marginalized and have been repressed by some institutions and social groups, such as the church, the state and the ruling classes. Afro-Brazilian religions were conceptualized, and are still related to black magic and witchcraft, especially in the nineteenth and mid-twentieth centuries, revealing how syncretism arose in Brazil and the association of Catholic images with the Orixás da Umbanda and Candomblé. The third and final part presents a case study carried out with teachers of Religious Education addressing their practice in the classroom. The answer of this study is sought in how the teaching of religion is being worked, especially the one of African matrix in the school, that apparently is still avoided by many teachers. It is known that the National Curricular Parameters of Religious Education (PCNER), mean that a religious coexistence with harmony is a challenge in a pluralistic society, since each religion brings with it its own particularity and conviction, emphasizing that the individual is free to choose religion That you want to follow and must be respected. One of the greatest challenges is to make the teacher not adopt a posture of denial, in relation to other religions because of his personal belief. The school is secular, and in this way it is incumbent upon the education professional, who especially teaches the subject of Religious Education, to put aside his unique vision of his transcendental intimacy, and to teach the students the existence of the African- Which runs through the history of religious origin in Brazil, and reveal that the emergence of them happened with the arrival of Africans to the country |
Palavras-chave: | Ensino Religioso. Matriz africana. Escola. Religious Education. African matrix. School. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Citação: | ALMEIDA, Graziela Brito de. ALBUQUERQUE, Marluce Jaques de. Fazer pedagógico: inquietações dos educadores responsáveis pela formação dos profissionais da educação. In: Revista Educação: Teoria e práticas. Ano 1, nº 1, Universidade Católica de Pernambuco, 2001, p. 171. BANDEIRA, Armando Cavalcanti. O que é a Umbanda. São Paulo: Eco, 1973. BATISTA, João Bosco. Geviert: o sentido do sagrado no pensamento de Heidegger. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal-repositório/File/existenciaearte/Edicoes/3_Edi cao/Joao%20Bosco.pdf>. Acesso em 03 jul. 2017. BATISTA, Maristela Iurk. Caderno Pedagógico. Conhecendo a África que está entre nós: um estudo das manifestações folclórico-religiosas afro-brasileiras. PDE -Secretaria de Estado da Educação – SEED. Superintendência da Educação – SUED. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, Ponta Grossa: PR, 2008. BENJAMIN, Roberto. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira. 1.v. 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Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/73 |
Data do documento: | 7-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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