Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Fajardo, Maxwell Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539340507951179pt_BR
dc.creatorBrito, Carlos Alberto Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5293903478529390pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-30T18:16:58Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-10-30T18:16:58Z-
dc.date.issued2025-09-02-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/695-
dc.description.abstractGiven the increasing number of episodes of violence in educational institutions in Brazil, the promotion of a Culture of Peace in schools has become an urgent need. In this context, this paper proposes a reflection on Religious Education as a pedagogical tool capable of contributing to the pacification of school environments and, consequently, to Public Safety. Thus, the objective of this research is to analyze how Religious Education can foster the Culture of Peace in schools and support the work of the agents of the Municipal Guard of Vila Velha/ES in their pacification function, in partnership with the Department of Education. The methodology adopted consists of field research with semi-structured interviews with teachers and students from the municipal school system, in order to capture perceptions and experiences about violence in schools and the role of Religious Education in this scenario. The qualitative analysis of the data will be complemented by a theoretical review of the concepts of violence, Culture of Peace and legal foundations of Religious Education. The expected results indicate that Religious Education, when worked in a plural, ethical and critical way, can be a significant tool for promoting dialogue, tolerance and peaceful resolution of conflicts, contributing to the construction of safer and more inclusive school environments. The work also proposes a practical guide aimed at security professionals who work in school units, reinforcing the importance of integration between the Education and Public Security sectors in the search for a more just and peaceful society.pt_BR
dc.description.resumoDiante do crescente número de episódios de violência em instituições de ensino no Brasil, a promoção de uma Cultura de Paz nas escolas tornou-se uma necessidade urgente. Nesse contexto, este trabalho propõe uma reflexão sobre o Ensino Religioso como ferramenta pedagógica capaz de contribuir para a pacificação dos ambientes escolares e, consequentemente, para a Segurança Pública. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar de que forma o Ensino Religioso pode fomentar a Cultura de Paz nas escolas e apoiar o trabalho dos agentes da Guarda Municipal de Vila Velha/ES em sua função pacificadora, em parceria com a Secretaria de Educação. A metodologia adotada consiste em pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores e alunos da rede municipal, a fim de captar percepções e experiências sobre a violência nas escolas e o papel do Ensino Religioso nesse cenário. A análise qualitativa dos dados será complementada por revisão teórica sobre os conceitos de violência, Cultura de Paz e fundamentos legais do Ensino Religioso. Os resultados esperados apontam que o Ensino Religioso, quando trabalhado de forma plural, ética e crítica, pode ser uma ferramenta significativa para a promoção do diálogo, da tolerância e da resolução pacífica de conflitos, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais seguros e inclusivos. O trabalho propõe, ainda, uma cartilha prática voltada aos profissionais da segurança que atuam em unidades escolares, reforçando a importância da integração entre os setores de Educação e Segurança Pública na busca por uma sociedade mais justa e pacífica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-30T18:16:58Z No. of bitstreams: 1 TCC - Carlos Alberto Souza Brito.pdf: 24424067 bytes, checksum: b13f8e7010621866a474ab9551171da6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-30T18:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Carlos Alberto Souza Brito.pdf: 24424067 bytes, checksum: b13f8e7010621866a474ab9551171da6 (MD5) Previous issue date: 2025-09-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAFFONSO, Luciane Marina Zimerman; CANFIELD, Ráisa Lammel; MÖBS, Adriane da Silva Machado; SANTOS, Valter Borges dos; SILVA, Itala Daniela da. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. AMARAL, Diana Elizabette Lima do; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz. Conhecer: Debate entre o público e o privado, n. 21, p. 24-44, 2018. ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Dos magistérios eclesiásticos para os magistérios acadêmicos. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. ARAÚJO, Ana Paula. Justiça restaurativa na escola: estado do conhecimento. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 76-90, 2013. BARBOSA, Jean Carmo; PEREIRA, Rosemary Tourinho; MONTENEGRO, Maria Eleusa; GONÇALVES, Fabiana Lemos; SALVIANO, Ana Regina Melo; PORCINIO, Natália. A violência escolar: diagnóstico e propostas de solução. Brasília: Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, 2021. BORGES, Dalete de Souza Salles; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. A educação jesuítica e o método de ensino ratio studiorum. In: IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN, Anais...Mato Grosso do Sul, 2019. BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. BRASIL. Ataque às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental. Brasília: Ministério da Educação, 2023. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 mar. 2024. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. [online]. BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Diversidade religiosa e direitos humanos: reconhecer as diferenças, superar a intolerância, promover a diversidade. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2011. BRASIL. Resolução n. 5, de 28 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 2018. CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lourival. Ensino religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso na BCC. Petrópolis: Vozes, 2020. CARVALHO, Washington da Silva; ANJOS, Degmar Francisca dos. Violência Escolar: Conhecer para Prevenir. João Pessoa: Instituto Federal da Paraíba, 2021. CECCHETTI, Elcio. Ensino Religioso não confessional: uma área de conhecimento. In: CECCHETTI, Élcio; SIMONI, Josiane Crusaro (orgs.). Ensino Religioso não confessional: múltiplos olhares. São Leopoldo: Oikos, 2019. CHARTLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociológicos franceses abordam essa questão. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, 2002. CHAULI, Marilena. Sobre a violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. CLAUDIO, Aldenir Teotonio. Ensino Religioso: estudo sobre proposta curricular com base no FONAPER e BNCC. In: MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP). Roteiro de atuação do Ministério Público: Estado Laico e Ensino Religioso nas escolas públicas. Brasília: CNMP, 2016. DALGALARRONDO, Paulo. Religião, psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2008. DINIZ, Bárbara Silva; COSTA, Danúbia Régia da. A educação em direitos humanos e a mediação de conflitos. RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 4, n. 2, p. 17, 2016. DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações socioeducativas: desafios para a escola contemporânea. 2002. p. 91. Psicologia Escolar e Educacional, v. 6, n. 1, p. 91-96, 2002. ESPÍRITO SANTO. Plano Estadual de Segurança Escolar 2023. Vitória: Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, 2023. ESPÍRITO SANTO. Sedu faz lançamento do Programa Educar para a Paz nesta quarta-feira (17). 2024. [online]. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. FLEURI, Reinaldo Matias; OLIVEIRA, Lilian Blanck de; HARDT, Lúcia Schneider; CECCHETTI, Elcio; KOCH, Simone Riske. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023. FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2024. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. 8 ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2006. FOSTER, Eugênia da Luz; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Educação para o respeito às diferenças étnico-raciais e religiosas: tensões, avanços e desafios. In: REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA, Antonio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio. Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, p. 15-38, 2017. FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o “Ratio Studiorum”: Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952. GONÇALVES, Jorge Carvalho. A gestão escolar perante ao desafio me ofertar o componente curricular Ensino Religioso na escola pública. Tese (Mestrado em Ciências da Religião) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso e diversidade religiosa: desafios e perspectivas em sala de aula. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. HUFF JÚNIOR. Arnaldo Érico. Religião e ensino religioso na escola. In.: Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 23, n.2, p. 9-20, 2020. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. LIMA, Renato Sérgio de; BUENO, Samira; MINGARDI, Guaracy. Estado, polícias e Segurança Pública no Brasil. Revista Direito FGV, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 49-85, 2016. MACÊDO, Rosa Maria de Almeida. Juventudes, cultura de paz na escola: transformando possibilidades em realidade. Dissertação (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de; COELHO, Maria Inês de Matos. Violência na escola: reconstruindo e revisitando trajetórias e imagens de pesquisas produzidas por no Núcleo de Etnografia em Educação entre 1992 e 2007. Campina Grande: EDUEPB, 2011. MILANI, Feizi Masrour; JESUS, Rita de C. D. P. Cultura de Paz: Estratégias, Mapas e Bússolas. Salvador: INPAZ, 2003. NUNES, Antonio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Editora Contexto, 2011. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos [1948]. [online]. PARANÁ. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Ensino Religioso: diversidade cultural e religiosa. Curitiba: Superintendência de Educação, 2013. PASSOS, João Décio. A intolerância religiosa: mecanismos e antídotos. Revista REVER, São Paulo, ano 17, n. 3, p. 11-27, 2017. PAULA, Silvani Silva de; SALLES FILHO, Nei Alberto. Educação para a paz: por uma pedagogia da convivência no cotidiano escolar. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2014. PRIOTTO, Elis Palma; BONETI, Lindomar Wessler. Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 161-179, 2009. PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; QUADROS, Eduardo Gusmão de. Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental. Id onLine, Revista de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 11, n. 36, p. 327-342, 2017. RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. RIBEIRO, Maria Teresa de Moura; TUNICE, Lúcio Mauro da Cruz. A Influência da Cultura e do Clima Escolar na construção e fortalecimento da Cultura de Paz. Revista Educação, Cultura e Comunicação, v. 9, n. 17, p. 309-320, 2018. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, São Paulo, v. 18, n. 55, p. 77-105, 30 abr. 2020. RODRIGUES, Elisa. Formação de professores para o Ensino da religião nas escolas: dilemas e perspectivas. Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 19-46, 2015. RODRIGUES, Leonardo. Violência nas escolas tem aumento de 50% em 2023. Agência Brasil, 2023. SANTOS, Maria Angélica da Silva Costa. A comunicação não violenta como instrumento para uma Cultura de Paz: uma proposta para as escolas da rede estadual de Sergipe. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 89-102, 2018. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, v. 37, p. 1-18, 2021. SCARANO, Renan Costa Valle; DORETO, Daniella Tech; ZUFFO, Sílvia; SCHEIFLER, Anderson Barbosa; OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; AFFONSO, Ligia Maria Fonseca; SCHOLZE, Martha Luciana. Direitos humanos e diversidade. Porto Alegre; SAGAH, 2018. SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas. Revista do Centro de Educação, v. 42, n. 1, p. 1-11, 2017. SILVA, Ellery Henrique Barros da; NEGREIROS, Fauston. Violência nas escolas públicas brasileiras: Uma revisão sistemática da literatura. Revista de Psicopedagogia, v. 37, n. 114, p. 327-340, 2020. SILVA, Joyce Mary Adam de Paula; SALLES, Leila Maria Ferreira. A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 217-232, 2010. SIQUEIRA, Giseli do Prado. O ensino religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre a laicidade e a confessionalidade num estado republicano. 2012, 343f. 2018. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado em Ciências da Religião Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2012. SPOSITO, Marilia Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, 2001. UNESCO. Cultura de Paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. 2010. VILA VELHA. Educação promove palestra para alertar sobre crimes pela internet. Secretaria de Educação de Vila Velha, 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSegurança Públicapt_BR
dc.subjectGuarda Municipalpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO COMO MEIO DE FOMENTO À CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURANÇA PÚBLICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Alberto Souza Brito.pdfTCC - Carlos Alberto Souza Brito23,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.