Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/695| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | O ENSINO RELIGIOSO COMO MEIO DE FOMENTO À CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA | 
| Autor(es): | Brito, Carlos Alberto Souza | 
| Primeiro Orientador: | Rosa, Wanderley Pereira da | 
| Primeiro membro da banca: | Rosa, Wanderley Pereira da | 
| Segundo membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos | 
| Terceiro membro da banca: | Fajardo, Maxwell Pinheiro | 
| Resumo: | Diante do crescente número de episódios de violência em instituições de ensino no Brasil, a promoção de uma Cultura de Paz nas escolas tornou-se uma necessidade urgente. Nesse contexto, este trabalho propõe uma reflexão sobre o Ensino Religioso como ferramenta pedagógica capaz de contribuir para a pacificação dos ambientes escolares e, consequentemente, para a Segurança Pública. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar de que forma o Ensino Religioso pode fomentar a Cultura de Paz nas escolas e apoiar o trabalho dos agentes da Guarda Municipal de Vila Velha/ES em sua função pacificadora, em parceria com a Secretaria de Educação. A metodologia adotada consiste em pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores e alunos da rede municipal, a fim de captar percepções e experiências sobre a violência nas escolas e o papel do Ensino Religioso nesse cenário. A análise qualitativa dos dados será complementada por revisão teórica sobre os conceitos de violência, Cultura de Paz e fundamentos legais do Ensino Religioso. Os resultados esperados apontam que o Ensino Religioso, quando trabalhado de forma plural, ética e crítica, pode ser uma ferramenta significativa para a promoção do diálogo, da tolerância e da resolução pacífica de conflitos, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais seguros e inclusivos. O trabalho propõe, ainda, uma cartilha prática voltada aos profissionais da segurança que atuam em unidades escolares, reforçando a importância da integração entre os setores de Educação e Segurança Pública na busca por uma sociedade mais justa e pacífica. | 
| Resumo Alternativo: | Given the increasing number of episodes of violence in educational institutions in Brazil, the promotion of a Culture of Peace in schools has become an urgent need. In this context, this paper proposes a reflection on Religious Education as a pedagogical tool capable of contributing to the pacification of school environments and, consequently, to Public Safety. Thus, the objective of this research is to analyze how Religious Education can foster the Culture of Peace in schools and support the work of the agents of the Municipal Guard of Vila Velha/ES in their pacification function, in partnership with the Department of Education. The methodology adopted consists of field research with semi-structured interviews with teachers and students from the municipal school system, in order to capture perceptions and experiences about violence in schools and the role of Religious Education in this scenario. The qualitative analysis of the data will be complemented by a theoretical review of the concepts of violence, Culture of Peace and legal foundations of Religious Education. The expected results indicate that Religious Education, when worked in a plural, ethical and critical way, can be a significant tool for promoting dialogue, tolerance and peaceful resolution of conflicts, contributing to the construction of safer and more inclusive school environments. The work also proposes a practical guide aimed at security professionals who work in school units, reinforcing the importance of integration between the Education and Public Security sectors in the search for a more just and peaceful society. | 
| Palavras-chave: | Violência Segurança Pública Guarda Municipal Ensino Religioso | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões | 
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/695 | 
| Data do documento: | 2-Set-2025 | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Carlos Alberto Souza Brito.pdf | TCC - Carlos Alberto Souza Brito | 23,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
