Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Nathália Ferreira de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555320397034824pt_BR
dc.creatorSantos, Wilson David Trece dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6813962447651529pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-30T18:01:39Z-
dc.date.available2024-09-03-
dc.date.available2025-10-30T18:01:39Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/694-
dc.description.abstractThis dissertation examines the challenges of implementing Religious Education in a multiracial and religiously diverse country. It proposes a curriculum framework aimed at combating religious intolerance and promoting equality within the classroom—recognized as a key environment for such educational initiatives. The study explores the complexities surrounding the Religious Education curriculum in Brazil, a nation of continental dimensions, deeply rooted religiosity, and rich cultural diversity. The central research question asks how Religious Education can be instrumentalized to play a leading role in addressing religious intolerance within Brazilian public schools. The theoretical foundation is based on the work of Ivor Goodson, who views curriculum as a form of social praxis, and Paulo Freire, particularly his concept of education as a practice of freedom grounded in dialogue. Through bibliographic, documentary, and exploratory research, the study reveals that while progress has been made in understanding Religious Education’s contributions to a more inclusive and tolerant society, further advancements are needed. The role of a well-qualified educator is emphasized as crucial in bridging regional differences within classrooms prepared for meaningful discourse. The study concludes by presenting a course plan aligned with the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), utilizing the Maguerez Arch as its methodological foundation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho dissertativo procura analisar sobre os desafios do Ensino Religioso em um país multirracial com diversidade religiosa. Partindo desse tema, se propõe a apresentar uma proposta curricular para o ensino religioso voltado ao combate à intolerância religiosa e à promoção da igualdade, no melhor lugar para isso acontecer, a sala de aula. Isso por ser a sala de aula de uma escola pública um espaço democrático, sendo também ponto de convergência de todas ás pertences religiosa, inclusive de quem não tem nenhuma. Desta forma, será mostrado os desafios e dificuldades que o componente curricular Ensino Religioso enfrenta em nosso país, que possui dimensão continental, com toda sua religiosidade e sua riquíssima diversidade cultural. Isto posto, tendo o Brasil características quase únicas, a questão central passa a ser como o componente curricular, Ensino Religioso, pode ser instrumentalizado, ser protagonista, no combate a intolerância religiosa no contexto das escolas públicas brasileiras? Para tanto, recorre-se ao pensamento de Ivor Goodson, que considera o currículo como práxis social, bem como as ideias de Paulo Freire, sobretudo quando apresenta a essência da educação como prática da liberdade, proposta que sustenta e fundamenta na importância do diálogo. Assim, a pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, revelará que, mesmo já tendo avanços significativos quanto a correta compreensão do componente curricular Ensino Religioso e como ele pode contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e livre de atos de intolerância, há espaço para avanços. Neste sentido, o papel do educador, devidamente qualificado, poderá mitigar as diferenças regionais no ambiente de sala de aula, devidamente preparada para o momento. Para tanto, será apresentado um plano de curso, dentro das diretrizes da BNCC, com aporte metodológico do Arco de Maguerez.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-30T18:01:39Z No. of bitstreams: 1 TCC - Wilson David Trece Dos Santos.pdf: 19804253 bytes, checksum: 074bd761d77d26e3b8674000cefd5a27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-30T18:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Wilson David Trece Dos Santos.pdf: 19804253 bytes, checksum: 074bd761d77d26e3b8674000cefd5a27 (MD5) Previous issue date: 2024-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesTEIXEIRA, Faustino. Diálogo Inter-religioso: O Desafio da Acolhida da Diferença. Perspectiva Teológica 34(93):155. Jun 2010. [online]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307870412_DIALOGO_INTER-RELIGIOSO_O_DESAFIO_DA_ACOLHIDA_DA_DIFERENCA. Acesso em 25 de out de 2024. TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Religiões em movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2013. TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. Tradução de Getúlio Bertelli. São Paulo: Edições Paulinas, 1984. TOMAZ, Rozaine A. Fontes. Entre a Laicidade e a Região. Curitiba: Appris, 2014. UNINASSU. Documentário: Entre o céu e a terra: religiosos desmistificam estereótipos sobre suas crenças. O vídeo pode ser acessado em: https://www.uninassau.ed.br/noticias/entre-o-ceu-e-a-terra-religiosos-desmitificam-esteriotipos-sobre-suas-crencas. Postado em 19 de jan de 2018. Acessado em 04 de out de 2024. VASCONCELLOS, Nádia Rodrigues. Fundamentos da Filosofia: Ser, Saber, Fazer. 9ª Edição. São Paulo: Saraiva, 1994. VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica Volume II. São Paulo: Loyola, 1992. – (Coleção Filosofia; 22) Walsh, Catherine. Interculturalidade e Decolonialidade do Poder um Pensamento e posicionamento "Outro" a Partir da Diferença Colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). V. 05, N. 1, Jan.-Jul., p. 06-38, 2019. ZALAMENA, Juliana C. M. Ensino Religioso no Rio Grande do Sul. Revista Núcleo do Conhecimento, São Paulo, a. 2, v. 1, p. 1-7, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO EM UM PAÍS MULTIRRACIAL COM DIVERSIDADE RELIGIOSA: PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO RELIGIOSO VOLTADO AO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À PROMOÇÃO DA IGUALDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wilson David Trece Dos Santos.pdfTCC - Wilson David Trece Dos Santos19,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.