Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.contributor.referee3Berger, William-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1363011614978824pt_BR
dc.creatorCoelho, Helder Edino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6110228621632280pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-30T17:18:56Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-10-30T17:18:56Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/693-
dc.description.abstractThis work, as a master's thesis in Religious Sciences at Faculdade Unida de Vitória, has as its theme pedagogical practices of Religious Education in “Afrocentricity” and “writing”. To this end, it mobilizes the foundations, customs and values of the various religions existing in society, based on the assumption that Basic Education must develop the student, ensure them the essential training for exercising citizenship and provide them with the means to progress at work and in subsequent studies, especially skills and competencies, and what comes after that is just a reflection and maturation of what has been built. We start from “Afrocentric values”, according to Cheik Anta Diop, through “writings”, in the sense of Conceição Evaristo, as civilizing values and a working method in the training of teachers capable of generating alterity and anti-racist citizenship for our students and society. The theoretical framework ranges from the general to the particular, thinking about Religious Education in public basic education schools from the 16th century to the present day and the enormous difficulty in working on reflections on the foundations, customs and values of the various religions existing in society from an Afro-centered perspective. It uses a descriptive methodology, of a qualitative nature, a bibliographic and documentary review of the topic that presents us with a map of the debate produced in the field of Religious Sciences and Religious Education. This study, of a qualitative nature, initially presents an exploratory research of a bibliographic and documentary nature, searching for articles, dissertations and theses on the topic in the main portals such as Capes, Scielo, Lilács and Scopus. The research problem is the following question: is it possible to think about anti-racist education based on “Afrocentricity” and the “writings” of religious educators of African origin? It then starts from the hypothesis that the “Afrocentric” perspective and the “writing” of religious educators from African backgrounds enhances citizenship and anti-racist and inclusive education. To this end, the second part presents the writing of the author of this work as a practical example that articulates the life and work of religious educators from African backgrounds and their daily challenges in schools.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, como dissertação de mestrado em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória, tem como tema práticas pedagógicas de Ensino Religioso em “afrocentricidade” e “escrevivência”. Para tanto mobiliza fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade, partindo do pressuposto de que a Educação Básica deve desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, em especial as habilidades e competências, e o que vem depois disso é apenas reflexo e maturação do que foi construído. Partimos dos “valores afrocêntricos”, segundo Cheik Anta Diop pelas “escrevivências”, na acepção de Conceição Evaristo, como valores civilizatórios e método de trabalho na formação de professores capazes de gerar alteridade e cidadania antirracista para nossos educandos e a sociedade. O referencial teórico vai do geral ao particular, pensando o Ensino Religioso nas escolas públicas de educação básica do século XVI aos dias atuais e a enorme dificuldade para se trabalhar reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade a partir de um olhar afrocentrado. Faz uso da metodologia descritiva, de natureza qualitativa, revisão bibliográfica e documental do tema que nos apresenta um mapa do debate produzido no campo da Ciências da Religião e do Ensino Religioso. Este estudo, de natureza qualitativa, apresenta inicialmente em seu percurso uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental buscando artigos, dissertações e teses sobre o tema nos principais portais tais como CAPES, Scielo, Lilács e Scopus. Tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: é possível pensar uma educação antirracista a partir da “afrocentricidade” e das “escrevivências” de educadores religiosos de matriz africana? Parte então da hipótese de que a perspectiva “afrocêntrica” e a “escrevivência” de educadores religiosos de matrizes africanas potencializa a cidadania e uma educação antirracista e inclusiva. Para tanto na segunda parte realiza a escrevivência do autor deste trabalho como exemplo práxico que articula vida e obra de educadores religiosos de matrizes africanas e seus desafios cotidianos nas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-30T17:18:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Helder Edino Coelho.pdf: 16559467 bytes, checksum: e4ed38ce91d7803c184d3d52091b0f4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-30T17:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Helder Edino Coelho.pdf: 16559467 bytes, checksum: e4ed38ce91d7803c184d3d52091b0f4a (MD5) Previous issue date: 2024-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAFREAKA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www.afreaka.com.br/notas/o-teatro-experimental-negro-de-abdias-nascimento/ . Acesso em: 20 set. 2025. ALMEIDA, Gercilda. Bruna e a Galinha d`Angola. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. AMAZON [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.amazon.com.br/ref=nav_ logo . Acesso em: 20 set. 2025. ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011. BÁEZ, Fernando. História universal da destruição dos livros: das tábuas sumérias à guerra do Iraque. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm . Acesso em: 06 jan. 2025. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. CAPUTO, Stela G. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de Candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012. CARDOSO, C. S.; VIEIRA, R. C. Liberdade e limite no processo educativo. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n.37, p. 1-12, 2001. CARVALHO, Maria C. M.; SOUZA, Elio F. Escrevivência: epistemologia dos orixás e a autoafirmação do “sujeito-mulher-negra” no conto Das Águas, de Cristiane Sobral. Veredas. Revista Veredas, Coimbra, n. 37, p. 196-208, 2022. CARON, Lurdes. O Ensino Religioso na nova LDB. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. CENTRO DE ESTUDOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DESIGUALDADE (CEERT). Prêmio Educar para Igualdade Racial. São Paulo: CEERT, [s.d.]. COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. DE LAS CASAS, Bartolomé. Carta ao Imperador Carlos I- (c. 1548). In: SCRIBD [Site institucional]. 22 dez. 2024. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/807570448/Barto lome-de-Las-Casas-Carta-ao-Imperador-Carlos-I-c-1548. Acesso em: 20 mar. 2025. DUARTE, Constância L.; NUNES, Isabella R. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. EVARISTO, Conceição. Escrevivência. 23 ago. 2024. In: ITAÚ CULTURAL [Site institucional]. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao-conceicao-evaristo. Acesso: 14 jan. 2025. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: UNES, 2001. FIGUEIREDO, Anisia. Ensino Religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994. FONAPER [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://fonaper.com.br/institucional/# apresentacao. Acesso em: 09 jul. 2024. G1 [Site institucional]. 03 mai. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/. Acesso em: 20 set. 2025. GELEDÉS. Liberdade religiosa ainda não é realidade: os duros relatos de ataques por intolerância no Brasil. 03 fev. 2023. Disponível em: https://www.geledes.org.br/liberdade-religiosa-ainda-nao-e-realidade-os-duros-relatos-de-ataques-por-intolerancia-no-brasil/. Acesso: 02 jan. 2024. GIL, Antonio C. Como classificar as pesquisas? 26 mar. 2019. In: SCRIBD [Site institucional]. Disponível em: www.ngd.ufsc.br/files/2012/04/ric_CLASSIFICAPESQUISAG IL.doc. Acesso 15 jan. 2025. GRUEN, Wolfgang. O Ensino Religioso na escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf. 7. ed. São Paulo: Antroposófica, 2005. LESTER, Julio. Que Mundo Maravilhoso! Editora Brinque-Book,2000. MANDELA, Nelson. 10 frases de Nelson Mandela, um dos maiores líderes da história. 18 jul. 2018. In: EXAME [Site institucional]. Disponível em: https://exame.com/mundo/10-frases-marcantes-de-nelson-mandela-um-dos-maiores-lideres-da-historia/. Acesso em: 02 dez. 2024. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC; SEF, 1997. MOURA, C. Dialética radical do negro no Brasil. São Paulo: Anita, 1994. NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016. NASCIMENTO, Elisa L. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. OLIVEIRA, A. C. Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Uruguaiana, 2011. PASSOS, João D. “Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas”. In: SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 21-45. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE nº 77/08. [Estabelece orientações para a organização e distribuição dos componentes do Ensino Fundamental e Médio do sistema de ensino do Estado de São Paulo]. São Paulo: Governo do Estado. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/curs s-concursos/ingresso/supervisor-de-ensino/Anexo%20E19_DELIBERA%C3%87%C3%83 O%20CEE%20N%C2%BA%207708.pdf. Acesso em: 16 jan. 2025. SEMED. Sobre a Secretaria. [s.d.]. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/secret aria/educacao/about. Acesso em: 27 fev. 2024. SCHIMIDT, Flávio; BRANDENBURGO, Laude E. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possíveis implicações práticas. Revista Unitas, Vitória, v. 11, n. 2, p. 7-20, 2023. SILVA, Isaac P. Ensino Religioso na sala de aula: contribuições para a formação do aluno e à aprendizagem de valores. Revista Unitas, Vitória, v. 2, p. 165-175, 2014. USARSKI, Frank. Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em Diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. VALDINA, Makota. Seja um raio de sol. [YouTube, 08 nov. 2020]. São Paulo: Rita Hipólito, 2020. (00mim 50s). Disponível em: https://youtube.com/watch?v=Q6NQ8Ovuq-c. Acesso em: 02 jan. 2024. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002. VIGOTSKI, Lev. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VILA CAPIXABA. São Torquato – Vila Velha – ES. [s.d.]. Disponível em: http://www.vila capixaba.com/vilavelha/bairros/Sao%20Torquato.htm. Acesso em: 27 fev. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectReligiões de Matrizes Africanaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AFROCENTRICIDADE E ESCREVIVÊNCIA: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA UM ENSINO RELIGIOSO ANTIRRACISTApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Helder Edino Coelho.pdfTCC - Helder Edino Coelho16,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.