Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/688
Tipo: Dissertação
Título: O “JESUS DA GENTE” DO SAMBA-ENREDO DA MANGUEIRA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO NA CULTURA
Autor(es): Monteiro, Marcello Liberato de Macedo
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Alencar, Gedeon Freire de
Resumo: Esta dissertação investiga a representação de Jesus de Nazaré no samba-enredo “A verdade vos fará livre”, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, apresentado no carnaval de 2020, o qual suscitou intensas críticas de setores conservadores religiosos. O objetivo é comparar o “Jesus da gente”, conforme delineado na letra e na estética do desfile, com a figura do Jesus histórico reconstruída pelas diversas fases da pesquisa acadêmica, incluindo o Jesus Seminar e a cristologia latino-americana. A questão central que norteia o estudo é: de que maneira se relaciona o “Jesus da gente” do samba-enredo da Mangueira com o “Jesus de Nazaré” do cristianismo? A hipótese de trabalho, confirmada pela pesquisa, postula uma relação direta, sugerindo que o samba da comunidade carioca capturou o sentido profundo do mito fundante do cristianismo. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica e análise do conteúdo e da dimensão estética do samba-enredo, contextualizando-o como um ato de Teologia Pública. Os achados indicam que o “Jesus da gente” apresenta notáveis similitudes com o Jesus histórico, particularmente em sua identificação com os marginalizados e na confrontação de estruturas opressoras, embora haja nuances quanto ao grau de radicalidade de sua postura revolucionária, desafiando a apropriação de sua imagem por discursos hegemônicos.
Resumo Alternativo: This dissertation examines the representation of Jesus of Nazareth in the samba-enredo “The truth will set you free,” presented by the Estação Primeira de Mangueira samba school during the 2020 Carnival, a presentation that sparked intense criticism from conservative religious sectors. The study aims to compare the “Jesus da gente” (Our Jesus), as depicted in the lyrics and aesthetics of the parade, with the figure of the historical Jesus reconstructed through vari-ous phases of academic research, including the Jesus Seminar and Latin American Christolo-gy. The central question guiding this study is: how does the “Jesus da gente” from Mangueira's samba-enredo relate to the “Jesus of Nazareth” of Christianity? The working hypothesis, con-firmed by the research, posits a direct relationship, suggesting that the samba from the Rio de Janeiro community captured the profound meaning of Christianity’s foundational myth. The methodology employed involved bibliographic research and analysis of the content and aesthet-ic dimension of the samba-enredo, contextualizing it as an act of Public Theology. Findings indicate that the “Jesus da gente” shares notable similarities with the historical Jesus, particu-larly in his identification with the marginalized and in confronting oppressive structures, alt-hough nuances exist regarding the degree of radicalism in his revolutionary stance, thereby challenging the appropriation of his image by hegemonic discourses.
Palavras-chave: Ciência da Religião Aplicada
Jesus Histórico
Carnaval
Teologia Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/688
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcello Liberato Monteiro.pdfTCC - Marcello Liberato Monteiro14,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.