Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Nathália Ferreira de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555320397034824pt_BR
dc.creatorBatista, Débora Simplício Marvila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0288925961986827pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-29T19:51:41Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-10-29T19:51:41Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/687-
dc.description.abstractEarly childhood education significantly impacts children's development in multiple dimensions, where not only cognitive skills are formed, but also values, beliefs, and identities, and religious diversity emerges as a relevant aspect to be considered in pedagogical practices. In this context, this study aims to analyze and evaluate how religious diversity has been addressed in religious education in early childhood education in a representative sample of a school in the municipal network of Presidente Kennedy-ES, in the period from February to March 2025, focusing on the pedagogical practices of teachers and the perception of the challenges faced in promoting religious diversity. This is a qualitative, exploratory and descriptive research, with data collection carried out through individual semi-structured interviews, with a predefined script, and data analysis carried out through Thematic Content Analysis. The results demonstrated the need for more support, whether with continuing education, teaching materials, or institutional guidelines, to work on religious diversity with young children, and there is little or no clear guidance from the Municipal Department of Education on how to approach the topic. The research revealed that teachers are open to learning, adapting their practices and contributing to a more inclusive education. It is therefore concluded that addressing religious diversity in Early Childhood Education is an urgent and necessary challenge, which requires ethical commitment, qualified training and collaborative action among all actors involved in the educational process.pt_BR
dc.description.resumoA educação infantil impacta significativamente o desenvolvimento das crianças em múltiplas dimensões, onde se formam não apenas habilidades cognitivas, mas também valores, crenças e identidades e a diversidade religiosa emerge como um aspecto relevante a ser considerado nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar e avaliar como a diversidade religiosa tem sido abordada no ensino religioso da educação infantil em uma amostra representativa de uma escola da rede municipal de Presidente Kennedy-ES, no período de fevereiro e março de 2025, com foco nas práticas pedagógicas dos professores e na percepção dos desafios enfrentados na promoção da diversidade religiosa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, com roteiro predefinido, e análise dos dados realizada por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados demonstraram a necessidade de mais suporte, seja com formação continuada, materiais didáticos ou orientações institucionais, para trabalhar a diversidade religiosa com crianças pequenas e há pouca ou nenhuma orientação clara por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre como abordar a temática. A pesquisa revelou que os professores estão abertos a aprender, adaptar suas práticas e contribuir para uma educação mais inclusiva. Conclui-se, assim, que o tratamento da diversidade religiosa na Educação Infantil é um desafio urgente e necessário, que exige compromisso ético, formação qualificada e atuação colaborativa entre todos os atores envolvidos no processo educativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-29T19:51:41Z No. of bitstreams: 1 TCC - Débora Simplício Marvila Batista.pdf: 37910823 bytes, checksum: 80166229d299f7479ccbe149e6bd67c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-29T19:51:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Débora Simplício Marvila Batista.pdf: 37910823 bytes, checksum: 80166229d299f7479ccbe149e6bd67c4 (MD5) Previous issue date: 2025-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAHMED, Anwar; FERNANDEZ, Rubén Gaztambide. Religious pluralism in school curriculum: A dangerous idea or a necessity? Curriculum Inquiry, v. 45, n. 2, p. 147-153, 2015. ANDRADE, Fernanda Batista Moreira; SANTOS, Erivaldo Pereira. O ensino religioso em disputa: o debate no campo teórico sobre sua oferta em escolas públicas. São Paulo: Dialética, 2023. APPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artmed, 2004. ARAÚJO, Dângelo Pereira; PINTO, V. F. Fundamentos e didática do ensino para cidadania na educação infantil. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 4, p. 1023-1040, 2023. ARCHARD, David. Children: rights and childhood. London: Routledge, 2010. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. BAGGIO, Bruno Rolim. O nascimento da moral: uma leitura crítica da teoria do desenvolvimento moral de Piaget. 2019. 178 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoievski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. BALDISSERI, Lorenzo. Diplomacia Pontifícia, Acordo Brasil-Santa Sé, Intervenções. São Paulo: LTR, 2011. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. BENTO, Cleber Junior Pereira. A importância do ensino religioso para a formação do cidadão. Revista Foco, v. 17, n. 9, p. 1-27, 2024. BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, v. 21, n, 1, p. 9-24, 2000. BERGER, Peter. The many altars of modernity: Toward a paradigm for religion in a pluralist age. Berlin: Walter de Gruyter, 2014. BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985. BERK, Laura. Development Through the Lifespan. 7th ed. Boston: Pearson, 2021. BERK, Laura; WINSLER, Adam. Scaffolding Children's Learning: Vygotsky and Early Childhood Education. 2nd ed. Washington: National Association for the Education of Young Children, 2019. BERNARTT, Roseane Mendes. A infância a partir de um olhar sócio-histórico. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009. BETTIO, Cláudia Daiane Batista; LAURENTI, Carolina. Contribuições de B. F. Skinner para o estudo do desenvolvimento humano Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, v. 24, n. 1, p. 95-108, 2016. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. São Paulo: Zouk, 2011. BRANCO, Emerson Pereira et al. BNCC: A quem interessa o ensino de habilidades e competências? Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 155-171, 2019, p. 157. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Decreto Legislativo nº 698, de 2009. Aprova o texto do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, assinado na Cidade-Estado do Vaticano, em 13 de novembro de 2008. Brasília: Congresso Nacional, 2009. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 ago. 2024. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. BRASIL. Lei nº 9475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/leis/L9475.htm#:~:text=%22Art.,vedadas%20quaisquer%20formas%20de%20proselitismo. Acesso em: 23 set. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2013. CÂMARA, ANA Maria Novela et al. El concepto de ciudadanía construido por jóvenes que vivieron experiencias de participación infantil. Bordón, v. 65, n. 3, p. 39-108, 2013. CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008. CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240–255, 2011. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, v. 33, n. 120, p. 715-726, 2012. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012. CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 591. CÂNDIDO, Viviane Cristina. Ensino Religioso na Educação Infantil ênfase na construção de uma área de conhecimento pela proposição de temas específicos. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, v. 6, n. 12, p. 263-270, 2007. CARNEIRO, Sandra de Sá. Liberdade Religiosa, Proselitismo ou Ecumenismo: controvérsias acerca da (re) implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 28., 2004, Caxambú. Anais... Caxambú: ANPOCS, 2004. CARVALHO, Carlos Henrique; MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro; ARAUJO, José Carlos Souza. A infância na modernidade: entre a educação e o trabalho. Uberlândia: EDUFU, 2007. CASTORINA, José Antônio. O debate Piaget-Vygotsky: a busca de um critério para sua avaliação. In: CASTORINA, J. A. et al. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000. CAVALCANTI, Alberes de Siqueira. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Revista Fundamento, Ouro Preto, v. 1, n. 3, p. 172-186, 2011, p. 179. CAVALLERO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. São Paulo: Contexto, 2020, p. 87. CECCHETTI, Elcio. Diversidade Cultural Religiosa na Cultura da Escola. 2008. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. CECCHETTI, Elcio. Ensino Religioso: contextos e perspectivas atuais. Horizonte, v. 18, n. 55, p. 10-14, 2020. CLARK, David. Pluralismo religioso e exclusivismo cristão. In: BECKWITH, F. J.; CRAIG, W. L; MORELAND, J. P. (Orgs). Ensaios apologéticos: um estudo para uma cosmovisão cristã. São Paulo: Hagnos, 2006. CORSARO, William Arnold. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Penso Editora, 2011. COSTA, Eduardo Moura. Revolução revisionista nos estudos vigotskianos. Memorandum, v. 31, n. 1, p. 307-312, 2016. CUNHA, Luiz Antônio. Três décadas de conflitos em torno do ensino público: Laico ou religioso? Educação & Sociedade, v. 39, n. 145, p. 890-907, 2018, p. 896. CUNHA, M. R.; SILVA , F. M. A. R. e; MENDES, G. B. C. N.; SOUZA, J. M. de; REBOUÇAS , L. M. de S.; FRANÇA, R. M. de; ADRIANO, V. C. S.; SILVA, V. S. da. As interfaces do ensino religioso na educação infantil: desa-fios e oportunidades. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 3, p. e3308, 2024. CUNHA, Matias Rebouças; OLIVEIRA, Eliene Silva; BRAGA, Aline Souza. As interfaces do ensino religioso na educação infantil: desafios e oportunidades. Cadernos de Pedagogia, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 15–28, 2024. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1998. DEUTSCHMANN, Tânia Mara Rubin. Pesquisa e construção da cidadania na escola: estudo de caso de uma escola de educação básica. Revista Setrem, v. 14, n. 27, p. 88-98, 2015. DOLLE, Jean-Marie. Para Compreender Jean Piaget. 2. ed. Sao Paulo: Instituto Piaget, 2005. DONGO-MONTOYA, Adrian Oscar. Pensamento e linguagem: Vygotsky, Wallon, Chomsky e Piaget. São Paulo: Editora UNESP, 2021. DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005. ERIKSON, Erick Homburger. Infância e Sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. FAURÈ, Edgard. Aprender a ser. La educacion del futuro. Madrid: Alianza/Unesco,1972. FELLER, Vitor Gaudino. Fé cristã e pluralismo religioso. Petrópolis: Vozes, 2001. FERREIRA, Jaiara Rosa Cruz Scofield. Escola: espaço de resistência ao racismo religioso. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 08, Ed. 12, Vol. 03, pp. 05-21. Dezembro de 2023. FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos. Diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Franscico; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria Torres (orgs.). Ensino religioso na educação básica. Fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em diálogo, 2015. FONSECA, Maria Luiz Dias. Ensino religioso: desafios e perspectivas da prática docente. Revista Foco, v. 18, n. 4, e8168, p. 1-26, 2025. DOI: 10.54751/revistafoco.v18n4-107. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. São Paulo: Edições 70, 2013. FREIRE, Paulo e BETTO, Frei. Essa escola chamada vida. 11. ed. São Paulo: Ática, 2000. FREITAS, Eliane Maura Kittig Milhomen. M. Bem-me-quer, Malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. São Paulo, 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem; AMORIM, Cleyde. O ensino religioso chegou na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): e agora, professor/a?. Revista ReVer, v. 24, n. 1, p. 347-363, 2024. FREUD, Sigmund. Resumo das obras completas. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010. FUCHS, Henri Luiz; MUNSBERG, João Alberto Steffen; SILVA, Gilberto Ferreira. O ensino religioso em perspectiva decolonial: reflexões a partir do currículo intercultural. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO, 16., Canoas. Anais... Canoas: SEFOR, 2021. FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA – UNICEF. Convenção sobre os Direitos das Crianças. Nova Iorque: UNICEF, 1989. GAIGHER, Erolania Kellis Ahnert. Educação e religião: as manifestações religiosas no ambiente escolar e a construção de uma cultura de paz. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. GALLI, Guta. A lenda dos Orixás. São Paulo: Nacional, 2012. GARUTTI, Selson. Três Modelos Pedagógicos para o Ensino Religioso Escolar. Religare, v. 16, n. 1, p.207-227, 2019. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GILLIGAN, Carol. In a different voice: psychological theory and women’s development. Cambridge: Harvard University Press, 2016. GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 15-41, 2014. GONÇALVES, Rafael Marques; ALMEIDA, Talita Pereira. A BNCC e o ensino religioso em tempos de relações de poder e interesses ocultos. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 963-974, 2019. GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2003. GUIUMBELLI, Emerson; CARNEIRO, Sandra de Sá. Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro: Registros e Controvérsias. Rio de Janeiro: Iser, 2004. HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber Gibbon. Bases da arquitetura discursiva que assentaram a invenção da infância na modernidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, p. 1-17, 2022. HACK, Daniela; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso nos sistemas municipais de ensino: alguns hiatos a serem enfrentados. KLEIN, E. et al. (Orgs.). O Ensino Religioso: diversidade e identidade. São Leopoldo: Sinodal, 2008. HAY, David; NYE, Rebecca. The spirit of the child. Rev. ed. London: Jessica Kingsley Publishers, 2006. HAYK, Rawia. Addressing Religious Diversity through Children’s Literature: An “English as a Foreign Language” Classroom in Israel. International Journal of Multicultural Education, v. 17, n. 2, p. 92-116, 2015. HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média á época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004. HICK, John. An Interpretation of Religion. New Haven: Yale University Press, 2005. HUMPHEY, Neil; CURRAN, Andrew; MORRIS, Elisabeth; FARREL, Peter. Emotional intelligence and education: a critical review. Educational Psychology, v. 27, n. 2, p. 235-254, 2007. INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL – INCAPER. Presidente Kennedy. Vitória: INCAPER, 2020. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Competências gerais da nova BNCC. Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/futuro/novas-competencias-da-base-nacional-comum-curricular-bncc/79. Acesso em: 14 set. 2024. JENKINS, Henry. Convergence Culture: where old and new media collide. New York: New York University Press, 2006. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Objeto do ensino religioso: uma identidade. Rever, v. 12, n. 1, p. 181-195, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio et. al. Caderno pedagógico para o ensino religioso: a cultura religiosa na educação infantil. Petrópolis: Vozes, 2024. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério; RODRIGUES, Edile Fracaro. A identidade do ensino religioso no contexto da laicidade. Horizonte, v. 8, n. 19, p. 101-113, 2010. JUNQUEIRA, Sérgio. A presença do ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, S.; WAGNER, R. (Orgs.). O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. JUNQUEIRA, S. R. A. Provimento de professores para o componente curricular Ensino Religioso visando à implementação do Artigo 33 da Lei 9394/96, revisto na Lei 9475/97. São Paulo: Projeto CNE/UNESCO, 2016. KEARNEY, Richard. Gods and monsters: interpreting otherness. New York: Routledge, 2003. KLUCK, Claudia; NASCIMENTO, Rivael de Jesus; JUNQUEIRA, Sérgio. O ensino religioso e a contribuição da CNBB. In: JUNQUEIRA, S.; WAGNER, R. (Orgs.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. KNOBLAUCH, Christoph. Religious Education in Childhood: Cultural Diversity in Early Learning. Religions, v. 14, n. 4, p. 1-12, 2023. KOHLBERG, Lawrence. Essays on moral development: the philosophy of moral development. San Francisco: Harper & Row, 1981. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2013. KUHLMANN JÚNIOR, Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, L. M.(Org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004. LEITE, Artur Alexandre; SILVA, Marcos Leandro. Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação. Debates em Educação, v. 11, n. 23, p. 148–168, 2019. LEPRE, Rita Melissa. Contribuições das teorias psicogenéticas à construção do conceito de infância: implicações pedagógicas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 3, p. 309-318, 2008. LEVINE, Daniel. Pluralidad, pluralismo y la creación de un vocabulario de derechos. América Latina Hoy, 41, p. 17-34, dic. 2005. LIMA, Mauriceia Moreira da Costa. Educação e identidade: o ensino das religiões de matriz africana nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista Contemporânea, v. 5, n. 1, p. 1-23, 2025. MAIZTEGUI, Concha; EIZAGUIRRE, Marlen. Ciudadania y educación: de la tería a la práctica. Bilbao: Universidad de Deusto, 2008. MALAGUZZI, Loris. For an Education Based on Relationships. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Eds.). The Hundred Languages of Children: The Reggio Emilia Approach to Early Childhood Education. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 2011. MARINHO, Paula Márcia de Castro. Intolerância religiosa, racismo epistêmico e as marcas da opressão cultural, intelectual e social. Sociedade e Estado, v. 37, n. 2, p. 489-510, 2022. MARTINS FILHO, Lourival José. Tem azeite na botija? A docência e o Componente Curricular Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Florianópolis: UDESC, 2011. MARVILA, Larissa Costa. A relação entre o ensino religioso e a construção da identidade das crianças no ensino fundamental I. Revista Contemporânea, v. 4, n. 3, p. 1-18, 2024. MELO, Edvaldo Celestino. Diversidade religiosa e pluralismo religioso no Brasil. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019. MERINO BEAS, Patrício. Teología pluralista de la liberación en Latinoamérica: una cuestión abierta. Revista Iberoamericana de Teología, v. 7, n. 1, p. 37-63, 2008. MESQUITA, Delam Lúcia. Cidadania desde a infância e educação para a democracia: da negação da fala à perspectiva de fortalecimento da voz da criança. Revista Brasileira de Educação, v. 27, n. 1, p. 1-22, 2022. MIRANDA, Jorge. O estado laico e a liberdade religiosa. In: MARTINS FILHO, I. G. S.; NOBRE, M. A. B. O estado laico e a liberdade religiosa. São Paulo: LTR, 2011. MIRANDA, Marília Gouvea. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, S. T. M.; CODO, W. (Org.). Psicologia Social: O Homem em Movimento. São Paulo: Brasiliense, 2006. MONTERO, Paula. Da liberdade religiosa ao pluralismo: a diversidade como valor no Ensino Religioso Escolar no Paraná. Horizontes Antropológicos, v. 29, n. 65, p. 1-37, 2023. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018. NASCIMENTO, Márcio Moreira. A cultura e a socialização na formação da criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2, n. 8, p. 88-106, 2020. NAVAL, Concepción; FUENTES, Juan Luis; QUINTANILLA, Ignacio. La educación para la ciudadanía global. Buenas teorías que orientan buenas prácticas. In: HERNÁNDEZ PRADOS, M. A. (Coord.). Educación para la vida ciudadana en una sociedad plural. Murcia: Editora Um, 2017. NOGUEIRA JÚNIOR, Sérgio Pereira. Práticas de ensino religioso de docentes da educação infantil: tensões e possibilidades. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2018. NOGUEIRA, Sandra Vidal; BEISE, Claudete Ulrich; SILVA, Edeson dos Anjos. Ensino religioso plural na educação básica: uma área do conhecimento humano em consolidação. Caminhos, v. 18, p. 28-44, 2020 NUSSBAUM, Martha. Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. Princeton University Press, 2016. OLIVEIRA, Joana D’Arc Rodrigues. Educação infantil, ciências das religiões e cultura infantil: o contexto das festas culturais da rede municipal de ensino de Vila Velha (ES). Revista Contemporânea, v. 5, n. 2, p. 1-20, 2025. OLIVEIRA, Joana Serra. Desenvolvimento psicossocial e estilos de vinculação: convergência e divergência de percepções de satisfação na família. 2005. 363 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade do Porto, Porto, 2005. OLIVEIRA, Lilian Blanck et al. Ensino Religioso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Lilian Blanck; RISKE-KOCH, Simone. Formação Docente e Ensino Religioso: Exercícios Decoloniais em Territórios Latino-Americanos. Rev. Pistis Prax, Teol Pastor, v. 13, n. 1, p. 573-588, 2021. OLIVEIRA, Luci Fernandes de Lima. O ensino religioso no sistema público: desafios e propostas para a formação docente. Revista Cientifica Acerte, v. 4, n. 8, p. 1-9, 2024. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 30 abr. 2025. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Resolução nº 66/137. Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Direitos Humanos. Nova York: ONU, 2011. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/conferenciasdh/12a-conferencia-nacional-de-direitoshumanos/educacao-em-direitos-humanos/resolucao-a-66-137-2011. Acesso em: 25 jun. 2024. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Declaração Universal Sobre A Diversidade Cultural. Londres: UNESCO, 2002. ORO, Ari Pedro. A laicidade no Brasil e no Ocidente Algumas considerações. Civitas, v. 11, n. 2, p. 221-237, 2011. PANASIEWICZ, Roberlei; CRUZ, Camila Campos Marçal; GONÇALVES, Dinéia Fontoura. Formação humanista e educação: educar para a tolerância e para o diálogo inter-religioso. Revista Interações, v. 14, n. 26, p. 315-331, 2019. PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. São Paulo: Artmed, 2013. PEREIRA, Rodolfo Rodrigues. Contribuições de Tillich para o pensamento sobre religião, cultura e arte. Revista Unitas, v. 9, n. 1, 2021. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. PIERUCCI, Antonio Flávio. Secularização e declínio do catolicismo. In: SOUZA, B.; SÁ MARTINO, L. (Orgs.). Sociologia da Religião e Mudança Social. São Paulo: Paulus, 2004. PINTO, Rosângela de Oliveira; PIZZIRANI, Flávia. Legislação educacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. PRESIDENTE KENNEDY. Lei nº 1303, de 10 de março de 2017. cria o Programa Kennedy Educa Mais como ação de política pública de extensão educacional aos munícipes kennedenses e dá outras providências. Disponível em: https://pm-kennedy-legislacao.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Arquivo/Documents/legislacao/image/L13032017.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025. RAMOS, Rosilene Ferreira. A diversidade religiosa na educação infantil: um estudo sobre as produções acadêmicas e documento oficiais. 2022. 48f. Monografia Licenciatura em Pedagogia) – Univesidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. REVELL, Lynn. Conceptualising religion and worldviews for the school. Journal of Religious Education, v. 71, n. 1, p. 189-191, 2023. RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2018. ROCHA, Eloisa Acires Candal. A função social das instituições de educação infantil. Revista Conteúdo/Escola, Araranguá, v. 5, n. 7, p. 1-15, 2001. ROCHA, Rita de Cássia Luiz. História da infância: reflexões acerca de algumas concepções correntes. Analecta, v. 3, n. 2, p. 51-63, 2002. RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. História do Ensino Religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2017. ROSA, Sanciaray Yarha Silva. A presença da religiosidade no ensino da educação infantil: uma experiência de estágio no município de Curitiba/Paraná. Revista Plurais, v. 12, n. 1, p. 1-12, 2022. ROVAI, Giovanna Avalone; SILVA, Maria de Lourdes Ramos. A empatia e a tolerância na educação infantil. Revasf, v. 12, n. 8, p. 174-191, 2022. RUEDELL, Pedro. Educação religiosa: fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich. São Paulo: Paulinas, 2007. SALAROLI, Tatiane Pereira; SIMÕES, Anélia dos Santos Marvila. Educar para a tolerância religiosa nas escolas públicas. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 350-368, 2017. SANCHIS, Pierre. O campo religioso contemporâneo no Brasil. In: ORO, A. P; STEIL, C. A. (Orgs.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1999. SANDER, Cíntia Romana; SARDAGNA, Helena Venites. Formação docente e subsídios para estratégias pedagógicos no Ensino Religioso a partir da BNCC e do RCG: uma reflexão sobre a diversidade religiosa. In: HATZENBERGER, D. F.; SARDAGNA, H. V. (Orgs.). A docência no ensino religioso: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Fi, 2020. SANTA BÁRBARA, Rubiana Brasilio; SOUSA, Rui Bragado.. Teoria crítica e teoria histórico-cultural: interfaces entre Benjamim e Vigotski. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 128-145, 2021. SANTOS, Bruna Caroline; SILVA, Tarcia Regina; OLIVEIRA, Emanoel Magno. O direito a diversidade cultural religiosa desde a educação infantil. Revista Diálogos, n. 20, p. 494-513, 2018. SANTOS, Mirinalda. Base Nacional Comum Curricular: desafios e implicações para o ensino religioso. Espaço do Currículo, v. 8, n. 3, p. 293-305, 2015, p. 302. SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana et al. As interfaces do ensino religioso na educação infantil: desafios e possibilidades. Revista Foco, v. 16, n. 10, p. 1-19, 2023. SANTOS, Taciana Brasil. O ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, v. 37, n. 1, p. 1-18, 2021. SAYÃO, Rosely. Educação sem blá-blá-blá: como preparar seus filhos e alunos para o convívio familiar, a escola e a vida. São Paulo: Três Estrelas, 2016. SEGATO, Rita Laura. Formações de diversidade: nação e opções religiosas no contexto da globalização. In: ORO, A. P; STEIL, C. A. (Orgs.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1999. SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa. The relationship between religion and education in Brazil. Revista Linhas, v. 40, p. 434-454, 2018. SILVA, Edna de Lourdes dos Santos; PRADO, Diana Aparecida Leandro; TONIN, Laís Bueno. O desenvolvimento da socialização primária e secundária na perspectiva do professor de educação infantil. Scientia Alpha, v. 2, n. 2, p. 1-15, 2024. SILVA, José Carlos. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, v. 20, n. 44, p. 56-65, 2018. SILVA, Manoel Ramos. Desenvolvimento humano na teoria psicossexual da infância em Sigmund Freud. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, 4, p. 1491-1504, 2022. SILVA, Priscila Adriana Oliveira; PEREIRA, Pilato; MAGALHÃES, Magna Lima. Das contas do rosário ao som do tambor: religiosidade afrodescendente na escola. In: HATZENBERGER, D. F.; SARDAGNA, H. V. (Orgs.). A docência no ensino religioso: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Fi, 2020. SILVEIRA NETO, Harry Carvalho; ANDRADE, Fabienne Louise Juvêncio Paes; DONATO, Fabiana Juvêncio Aguiar; CARMONA, Raquel de Lourdes de Miranda e Silva. O lúdico e o professor reflexivo no ensino religioso: uma abordagem plausível para a diversidade. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 7, n. 17, p. 1593-1599, 2020. SILVESTRE, Armando Araújo. Direitos humanos, diversidade cultural e o ensino religioso. Recima21, v. 5, n. 4, p. 1-15, 2024. SOUZA, Isaura Lays Sá Fernandes de; SANTOS, Luclécia da Silva dos; FEITOZA, Milena Marques. A construção do sentimento de infância ao longo da história. In: SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6.; ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS, 2.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS, 1., 2020, Maceió. Anais. Maceió: [s.n.], 2020. ISSN 1981-3031. SOUZA, Jacqueline Crepaldi. Educar e cuidar da dimensão religiosa da criança: fundamentos pedagógicos para o Ensino Religioso na Educação Infantil. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 409-411, 2020. SOUZA, Jacqueline Crepaldi. Formação humana e o Ensino Religioso na Educação Infantil. Eccos Rev. Cient, n. 58, p. 1-18, 2021. SOUZA, Lydiane Maria Ferreira. Ensino religioso na BNCC: qual o lugar das religiões de matrizes africanas? Revista Latinoamericana de Derecho y Religion, v. 9, n. 2, p. 1-27, 2023. STABLES, Andrew. Children and the philosophy of education: an anti-Aristotlean perspective. London: Continuum Studies in Education, 2008. STEFFENS, Marceli Porn; KLEIN, Remi. A primeira infância e o Ensino Religioso: encontro essencial. BRADENBURG, K. E. et al. (Orgs.). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. STIGAR, Robson. As diversas concepções de ensino religioso no Brasil. Kerygma, v.12, n. 2, p. 41-72, 2016. TADVALD, Marcelo. Identidade e diversidade religiosa no Brasil. Latitude, v. 9, n. 2, p. 175-195, 2015. TIERNEY, Adrienne; NELSON III, Charles. Brain Development and the Role of Experience in the Early Years. Zero Three, v. 30, n. 2, p. 9-13, 2009. TILLICH, Paul. Teologia da Cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. TOMÁS, Catarina. Há muitos mundos no mundo: cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Porto: Edições Afrontamento, 2011. TORRES, Mônica Moreira O.; RIBEIRO, Antônio Lopes. Formação de professores para o Ensino Religioso: diálogos e reflexões. Revista Caminhos, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 714-728, 2021. TOURINHO, Emmanuel Zagury. Notas sobre o Behaviorismo de ontem e de hoje. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 1, p. 186-194, 2011. UBANI, Martin; HYVÄRINEN, Elisa; LEMETTINEN, Jenni; HIRVONEN, Elina. Dialogue, Worldview Inclusivity, and Intra-Religious Diversity: Addressing Diversity through Religious Education in the Finnish Basic Education Curriculum. Religions, v. 11, n. 11, p. 1-18, 2020. UCHOA, Márcia Maria Rodrigues. Educação em Direitos Humanos e Educação Intercultural: apontamentos e aproximações freireanas. Educação, v.46, n. 1, p. 1-25, 2021. UNESCO. Medindo a Educação para a Cidadania Global. Uma Coleção de Práticas e Ferramentas. Center For Universal Education at Brookings, 2017. Disponível em: https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2017/04/ global_20170411_measuring-global-citizenship.pdf, Acesso em: 15 jun. 2024. UNESCO. Repensando a educação. Rumo a um bem comum global? Paris: UNESCO, 2015. VASCONCELOS, Eleonora de Castro. Competências socioemocionais e ensino religioso: o professor como facilitador do diálogo inter-religioso. Revista Contemporânea, v. 5, n. 3, p. 1-13, 2025. VIEIRA, Geisislaine Gomes Lima. Diversidade religiosa no ensino público: os desafios do pedagogo. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 4, n. 1, p. 56-74, 2018. VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2019. XAVIER, Alessandra Silva; NUNES, Ana Ignez Belém Lima. Psicologia do desenvolvimento. 4. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. ZYLBERSZTAJN, Joana. O Princípio da Laicidade na Constituição Federal de 1988. 2012. 214 f. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleSEMENTES DE TOLERÂNCIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora Simplício Marvila Batista.pdfTCC - Débora Simplício Marvila Batista37,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.