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dc.contributor.advisor1Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.contributor.referee2Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Rosseto, Selma Correia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4290150093940048pt_BR
dc.creatorBento, Cleber Junior Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5711350232581902pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-29T18:28:09Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-10-29T18:28:09Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/684-
dc.description.abstractThis research investigates the perception of elementary school students about religious education classes at the Domingos José Martins State Elementary and High School, located in the city of Marataízes, Espírito Santo. The study is based on the premise that religious education, when well conducted, can be a space for dialogue, respect for diversity and citizenship formation, especially in a plural country like Brazil. The main objective is to analyze the representations and narratives of 9th grade students about religious education classes, with the aim of reflecting on theoretical and methodological alternatives that make teaching more inclusive, dialogical and critical. The research also seeks to understand whether students recognize the importance of this curricular component in their school and social lives. The methodology adopted is a mixed approach, combining qualitative and quantitative instruments. Data collection was carried out through semi-structured interviews with students and documentary analysis of the regulations governing Religious Education in Espírito Santo, with an emphasis on the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the academic production of authors such as Elisa Rodrigues, Nathalia Martins and Bittencourt Filho. The results indicate that the students' narratives reveal diverse understandings of the religious phenomenon, in addition to indicating the need for methodologies that value listening, cultural diversity and critical reflection. It is concluded that Religious Education, when planned in an ethical, plural and dialogical way, contributes significantly to the strengthening of a culture of peace and to the formation of more aware and tolerant citizens.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a percepção dos estudantes do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Ensino Religioso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Domingos José Martins”, localizada no município de Marataízes, Espírito Santo. O estudo parte da premissa de que o Ensino Religioso, quando bem conduzido, pode se constituir como um espaço de diálogo, respeito à diversidade e formação cidadã, sobretudo em um país plural como o Brasil. O objetivo central é analisar as representações e narrativas dos estudantes do 9º ano acerca das aulas de Ensino Religioso, com o intuito de refletir sobre alternativas teórico-metodológicas que tornem o ensino mais inclusivo, dialógico e crítico. A pesquisa também busca compreender se os alunos reconhecem a importância desse componente curricular em suas vidas escolares e sociais. A metodologia adotada é de abordagem mista, combinando instrumentos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os estudantes e análise documental das normativas que regulam o Ensino Religioso no Espírito Santo, com ênfase nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na produção acadêmica de autores como Elisa Rodrigues, Nathália Martins, Bittencourt Filho e outros. Os resultados apontam que as narrativas dos alunos revelam compreensões diversas sobre o fenômeno religioso, além de indicarem a necessidade de metodologias que valorizem a escuta, a diversidade cultural e a reflexão crítica. Conclui-se que o Ensino Religioso, quando planejado de forma ética, plural e dialógica, contribui significativamente para o fortalecimento de uma cultura de paz e para a formação de cidadãos mais conscientes e tolerantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-29T18:28:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cleber Junior Pereira Bento.pdf: 28483754 bytes, checksum: 31541633da0364b8aa32c482e05765f7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleUM OLHAR SOBRE O ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DOS ESTUDANTES: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES- ES.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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