Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Adriano, Odete Liber de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168905755890590pt_BR
dc.contributor.referee1Adriano, Odete Liber de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168905755890590pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Silvio Cezar José Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0106324215500333pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorLopes, Isaac Gramelicki-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330219269536490pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-29T17:41:32Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-10-29T17:41:32Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/681-
dc.description.abstractThis research proposes a case study with Mathematics and Religious Education teachers who teach students from sixth to ninth grade (6th to 9th grade) in two public schools located in the city of Viana-ES and Vila Velha-ES, based on the theme: Ethics, dialogue and religion: a case study with Mathematics Education and Religious Education teachers in the final years of elementary school in Vila Velha and Viana. The central question of this research is: how can Mathematics Education and Religious Education teachers and students dialogue and create pedagogical projects to be developed in the classroom based on Religious Sciences to work on education in humans? Continuing, the general objective is: To identify whether teachers can integrate Mathematics Education and Religious Education contents addressing human rights, enabling dialogue between students and teachers in mathematics classes, using ethics as a tool for building actions of solidarity, respect for others and tolerance towards diversity. Thus, the specific objectives were designed based on the following organization: a) to discuss the concepts of dialogues presented by Paulo Freire, identifying possible contributions to Mathematics Education; b) to discuss interdisciplinarity, contextualizing in the BNCC the contents and objects that address human rights in Elementary School II; c) identify the implications of Religious Studies in the construction of human rights with students through the construction of pedagogical projects that dialogue with the other curricular components; d) propose training for teachers as the final product of this study. This research is methodologically constituted by a bibliographic study followed by an exploratory case study. Considering the end of this study, a proposal is made for training for Mathematics Education and Religious Education teachers, which should be carried out by theoretical and practical modules, where in the first module professionals should know and discuss the contemporary transversal themes provided for in the BNCC contemplating (age groups, thematic units, objects of knowledge, BNCC skills and contemporary transversal contextualized practices) and in the second module have access to suggestions for activities and build an interdisciplinary project. This project should run through the semester in dialogue with specific actions involving the entire school, with guidance for its insertion in the PPP in the school unit.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, apresenta-se como proposta um estudo de caso com os/as docentes de Matemática e Ensino Religioso que lecionam para estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas localizadas no Município de Viana-ES e Vila Velha-ES, a partir do tema: Ética, diálogo e religião: um estudo de caso com os/as docentes de Educação Matemática e Ensino Religioso dos Anos Finais do Ensino fundamental de Vila Velha e Viana. A questão central desta pesquisa é a seguinte: de que maneira os/as docentes de Educação Matemática, de Ensino Religioso e os/as estudantes podem dialogar e criar projetos pedagógicos a serem desenvolvidos em sala de aula a partir das Ciências das Religiões para trabalhar a educação em direitos humanos? Para tanto, apresenta-se como objetivo geral: identificar se os/as professores/as conseguem integrar os conteúdos de Educação Matemática e Ensino Religioso, abordando os direitos humanos e possibilitando o diálogo entre estudantes e professores/as nas aulas de Matemática, utilizando a ética como ferramenta para construção de ações de solidariedade, respeito ao outro e tolerância à diversidade. Os objetivos específicos foram pensados a partir da seguinte organização: discutir os conceitos de diálogo apresentados por Paulo Freire, identificando as possíveis contribuições para a Educação Matemática; dialogar sobre a interdisciplinaridade, contextualizando na Base Nacional Comum Curricular os conteúdos e os objetos que abordam os direitos humanos no Ensino Fundamental II; identificar as implicações das Ciências das Religiões na construção dos direitos humanos com os/as estudantes através da construção de projetos pedagógicos que dialoguem com os demais componentes curriculares; propor como produto final da pesquisa uma formação para professores/as. A pesquisa se constitui metodologicamente a partir do estudo bibliográfico, seguida de um estudo de caso, de tipo exploratório. Considerando o final desse estudo, apresenta-se uma proposta de formação para os/as docentes de Educação Matemática e Ensino Religioso, devendo esta ser realizada por módulo teórico e prático, em que, no primeiro, os/as profissionais devem conhecer e discutir os temas contemporâneos transversais previstos na Base Nacional Comum Curricular contemplando faixa etárias, unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades e práticas contextualizadas contemporâneas transversais. No segundo módulo, objetiva-se ter acesso a sugestões de atividades e construir um projeto interdisciplinar. Esse projeto deve percorrer em diálogo com o semestre letivo com ações pontuais e envolvendo toda a escola sob orientação de sua inserção no Projeto Político Pedagógico nas unidades escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-29T17:41:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Isaac Gramelicki Lopes.pdf: 28145840 bytes, checksum: 4213ca33c2d0f5efa0b6410f8e21dd44 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-29T17:41:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Isaac Gramelicki Lopes.pdf: 28145840 bytes, checksum: 4213ca33c2d0f5efa0b6410f8e21dd44 (MD5) Previous issue date: 2025-08-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. ANDRADE, S. C. C.; MOREIRA, M. A. A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de Matemática: uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 1-11, 2019. APPLOCAL. Tudo sobre o bairro Marcílio de Noronha em Viana, ES. [s.d.]. Disponível em: https://applocal.com.br/bairro/marcilio-de-noronha/viana/es#google_vignette. Acesso em: 20 mai. 2025. BASTOS, Manoel J. A importância da ética na Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, a. 2, v. 1, p. 264-276, 2017. BERNARDES, Andréa M. C. Contribuições da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel para o Ensino Religioso no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) “Antônio Acha” em Mimoso do Sul/ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022. BORGES, Marcos F. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação de professor. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. BRANCO, Emerson P. A implantação da BNCC no contexto das políticas neoliberais. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2017. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 set. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 set. 2024. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. ESPÍRITO SANTO (Estado). Resolução CEE-ES nº 3777/2014. [Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, e dá outras providências e alterações nas Resoluções CEE-ES nº.6111/2021 e n. 6555/2022]. Vitória: Governo do Estado. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Educa% C3%A7%C3%A3o%20Profissional/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEE%20n%C2%BA%203.777-2014.pdf . Acesso em: 20 jan. 2025. COELHO, Gabriel B. Ciência, sociedade e complexidade: da disciplinarização do conhecimento à emergência de programas de pós-graduação interdisciplinares no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 14, p. 1-22, 2017. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 27, p. 183-191, 2004. DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Revista Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2009. D’AMBROSIO, Ubiratan. Literacia e materacia: objetivos da educação matemática. Revista Pátio, Porto Alegre, a. 1, n. 3, p. 22-26, 1997. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. EMEF CONSTANTINO JOSÉ VIEIRA (EMEF CJV). Projeto Político Pedagógico da EMEF “Constantino José Vieira”. Viana: Secretaria Municipal de Viana, 2025. FÁVERO, Osmar. A Educação nas constituintes brasileiras. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011. FRANKEISTEIN, Marilyn. Educação Matemática Crítica: uma aplicação da epistemologia de Paulo Freire. In: BICUDO, Maria A. (org.) Educação Matemática. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1998. p. 101-141. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Paulo Freire [Entrevista concedida a] Ubiratan d’Ambrosio. São Paulo, Camilo Fuentes Leal [YouTube], 2008. (14 min 52s). Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=245kJbsO4tE. Acesso em: 20 jul. 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014. FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari P.; BIANCHETTI, Lucídio. (orgs). Interdisciplinaridade: para além da Filosofia do Sujeito. Petrópolis: Vozes, 2011. GIROUX, Henry. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. GUTSTEIN, Eric. Connecting community, critical, and classical knowledge in teaching mathematics for social justice. Journal The Montana Mathematics Enthusiast, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 109-118, 2007. HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. São Paulo: Loyola, 2010. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório Nacional PISA 2012: resultados brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana; OCDE, 2013. LIMA, Zacarias A. Por uma interdisciplinaridade entre a Matemática e o Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2015. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986. MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 716-737, 2012. MAIA, Juliana M.; GODÓI, Roséli. Ética e moral. Revista Maiêutica, Indaial, v. 1, n. 1, p. 43-46, 2013. MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MILANI, Raquel. O processo de aprender a dialogar por futuros professores de Matemática com seus alunos no Estágio Supervisionado. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. [Define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a Educação Básica]. Brasília: MEC; CNE; CEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ rceb004_09.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. MORIN, Edgar. A religião dos saberes: os desafios do século XXI. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. MONTEIRO, Sirlene M. O. O Ensino Religioso no Projeto Político Pedagógico da Unidade Municipal de Ensino Fundamental UMEF “Izaltina Almeida Fernandes” em Vila Velha/ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022. MOREIRA, Antônio F. B. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, 2012. MOURA, Adriana F.; LIMA, Maria A. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 98-106, 2014. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2025. PEREIRA, José Alan S. Liberdade e escolha: pressupostos éticos para a construção do indivíduo no existencialismo Sartriano. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. PERTUZATTI, Ieda; DICKMANN, Ivo. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Ensaio, Rio de Janeiro, v. 27, n. 105, p. 777-795, 2019. ROCHA, Tânia M. H. A Festa da Penha e as Ciências das Religiões: estudo de caso na (UMEI) “Pedro Pandolfi”, Vila Velha-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022. SANTOS, Marinalda A. R. Ensino Religioso e currículo: sentidos, implicações e ressignificações nos cursos de Ciência (s) da (s) Religião (ões). Tese (Doutorado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. SANTOS, Ricardo G. A interdisciplinaridade e o lúdico como elemento que unem o aprendizado de Matemática ao de Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2020. SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001. SOUSA, Geneci A. Capacitando professores para o ensino de Matemática Financeira. In: BRASIL ESCOLA [Site institucional]. 2012. Disponível em http://www.sbemrj.com.br/ spemrj6/artigos/c4.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023. UMEF “GRACIANO NEVES” (UMEF GN). Projeto Político pedagógico da UMEF “Graciano Neves”. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2018. VIANA (Cidade). Lei Municipal nº 2726, de 03 de junho de 2015. [Institui o Plano Municipal de Educação para o Decênio 2015-2025 e dá outras providências]. Viana: Prefeitura Municipal. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/es/v/viana/lei-ordinaria/2015/273/ 2726/lei-ordinaria-n-2726-2015-institui-o-plano-municipal-de-educacao. Acesso em: 3 abr. 2023. VÁZQUEZ, Adolfo S. Ética. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleÉTICA, DIÁLOGO E RELIGIÃO: UM ESTUDO DE CASO COM OS /AS DOCENTES DE MATEMÁTICA E ENSINO RELIGIOSO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VILA VELHA E VIANApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isaac Gramelicki Lopes.pdf27,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.