Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/681| Tipo: | Dissertação |
| Título: | ÉTICA, DIÁLOGO E RELIGIÃO: UM ESTUDO DE CASO COM OS /AS DOCENTES DE MATEMÁTICA E ENSINO RELIGIOSO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VILA VELHA E VIANA |
| Autor(es): | Lopes, Isaac Gramelicki |
| Primeiro Orientador: | Adriano, Odete Liber de Almeida |
| Primeiro membro da banca: | Adriano, Odete Liber de Almeida |
| Segundo membro da banca: | Gomes, Silvio Cezar José Pereira |
| Terceiro membro da banca: | Vargas, Cristina Lens Bastos de |
| Resumo: | Nesta pesquisa, apresenta-se como proposta um estudo de caso com os/as docentes de Matemática e Ensino Religioso que lecionam para estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas localizadas no Município de Viana-ES e Vila Velha-ES, a partir do tema: Ética, diálogo e religião: um estudo de caso com os/as docentes de Educação Matemática e Ensino Religioso dos Anos Finais do Ensino fundamental de Vila Velha e Viana. A questão central desta pesquisa é a seguinte: de que maneira os/as docentes de Educação Matemática, de Ensino Religioso e os/as estudantes podem dialogar e criar projetos pedagógicos a serem desenvolvidos em sala de aula a partir das Ciências das Religiões para trabalhar a educação em direitos humanos? Para tanto, apresenta-se como objetivo geral: identificar se os/as professores/as conseguem integrar os conteúdos de Educação Matemática e Ensino Religioso, abordando os direitos humanos e possibilitando o diálogo entre estudantes e professores/as nas aulas de Matemática, utilizando a ética como ferramenta para construção de ações de solidariedade, respeito ao outro e tolerância à diversidade. Os objetivos específicos foram pensados a partir da seguinte organização: discutir os conceitos de diálogo apresentados por Paulo Freire, identificando as possíveis contribuições para a Educação Matemática; dialogar sobre a interdisciplinaridade, contextualizando na Base Nacional Comum Curricular os conteúdos e os objetos que abordam os direitos humanos no Ensino Fundamental II; identificar as implicações das Ciências das Religiões na construção dos direitos humanos com os/as estudantes através da construção de projetos pedagógicos que dialoguem com os demais componentes curriculares; propor como produto final da pesquisa uma formação para professores/as. A pesquisa se constitui metodologicamente a partir do estudo bibliográfico, seguida de um estudo de caso, de tipo exploratório. Considerando o final desse estudo, apresenta-se uma proposta de formação para os/as docentes de Educação Matemática e Ensino Religioso, devendo esta ser realizada por módulo teórico e prático, em que, no primeiro, os/as profissionais devem conhecer e discutir os temas contemporâneos transversais previstos na Base Nacional Comum Curricular contemplando faixa etárias, unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades e práticas contextualizadas contemporâneas transversais. No segundo módulo, objetiva-se ter acesso a sugestões de atividades e construir um projeto interdisciplinar. Esse projeto deve percorrer em diálogo com o semestre letivo com ações pontuais e envolvendo toda a escola sob orientação de sua inserção no Projeto Político Pedagógico nas unidades escolares. |
| Resumo Alternativo: | This research proposes a case study with Mathematics and Religious Education teachers who teach students from sixth to ninth grade (6th to 9th grade) in two public schools located in the city of Viana-ES and Vila Velha-ES, based on the theme: Ethics, dialogue and religion: a case study with Mathematics Education and Religious Education teachers in the final years of elementary school in Vila Velha and Viana. The central question of this research is: how can Mathematics Education and Religious Education teachers and students dialogue and create pedagogical projects to be developed in the classroom based on Religious Sciences to work on education in humans? Continuing, the general objective is: To identify whether teachers can integrate Mathematics Education and Religious Education contents addressing human rights, enabling dialogue between students and teachers in mathematics classes, using ethics as a tool for building actions of solidarity, respect for others and tolerance towards diversity. Thus, the specific objectives were designed based on the following organization: a) to discuss the concepts of dialogues presented by Paulo Freire, identifying possible contributions to Mathematics Education; b) to discuss interdisciplinarity, contextualizing in the BNCC the contents and objects that address human rights in Elementary School II; c) identify the implications of Religious Studies in the construction of human rights with students through the construction of pedagogical projects that dialogue with the other curricular components; d) propose training for teachers as the final product of this study. This research is methodologically constituted by a bibliographic study followed by an exploratory case study. Considering the end of this study, a proposal is made for training for Mathematics Education and Religious Education teachers, which should be carried out by theoretical and practical modules, where in the first module professionals should know and discuss the contemporary transversal themes provided for in the BNCC contemplating (age groups, thematic units, objects of knowledge, BNCC skills and contemporary transversal contextualized practices) and in the second module have access to suggestions for activities and build an interdisciplinary project. This project should run through the semester in dialogue with specific actions involving the entire school, with guidance for its insertion in the PPP in the school unit. |
| Palavras-chave: | Educação Matemática Ensino Religioso Educação Educação em Direitos Humanos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/681 |
| Data do documento: | 11-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Isaac Gramelicki Lopes.pdf | 27,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.