Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/678Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Ulrich, Claudete Beise | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ulrich, Claudete Beise | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Edeson dos Anjos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8369505246135326 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Martins, Gustavo Claudiano | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855154279359993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Paz, Nivia Ivette Núñez de La | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3269216996688630 | pt_BR |
| dc.creator | Gomes, Rosilene Leal | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0821379965220125 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T18:59:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03 | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T18:59:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
| dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/678 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation presents a pedagogical intervention proposal based on an interdisciplinary approach between the school subjects Religious Education and Mathematics, using the construction of mandalas as a didactic and symbolic resource to promote the appreciation of religious diversity, respect for otherness, and meaningful learning of geometric content. The research was developed through a qualitative, applied, and exploratory methodology, targeting ninth-grade students in a public school in the municipality of Marataízes. The theoretical framework addressed themes such as religious symbolism, interdisciplinarity, ethnomathematics, and the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The didactic sequence, structured in four classes, integrated mathematical knowledge—such as symmetry, angles, and plane figures—with cultural and religious elements found in Buddhist, Hindu, Christian, Indigenous, and decorative mandalas. The practical application indicated student engagement, development of cognitive and socio-emotional skills, strengthening of empathy and expansion of critical understanding of diversity. The results indicate that the use of mandalas can be an effective path to articulate content from different areas of knowledge, promote ethical formation, and enhance students’ symbolic and geometric repertoire. The proposal proved to be a valuable contribution to fostering a more inclusive, integrative, and humanizing education, reinforcing the school’s role as a space for dialogue and the construction of meaningful knowledge. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma proposta de intervenção pedagógica com abordagem interdisciplinar entre os componentes curriculares de Ensino Religioso e Matemática, utilizando a construção de mandalas como recurso didático e simbólico para a promoção da valorização da diversidade religiosa, do respeito à alteridade e da aprendizagem significativa dos conteúdos geométricos. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, de caráter aplicado e exploratório, tendo como público-alvo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Marataízes - ES. A fundamentação teórica abarcou temas como o simbolismo religioso, a interdisciplinaridade, a etnomatemática e os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sequência didática, estruturada em quatro aulas, integrou saberes matemáticos, como simetria, ângulos e figuras planas a elementos culturais e religiosos presentes nas mandalas budistas, hinduístas, cristãs, indígenas e decorativas. A aplicação prática apontou um engajamento dos/as estudantes, desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, fortalecimento da empatia e ampliação da compreensão crítica sobre a diversidade. Os resultados apontam que o uso de mandalas pode ser um caminho eficaz para articular conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, promover a formação ética e ampliar o repertório simbólico e geométrico dos discentes. A proposta demonstrou potencial para contribuir com uma educação mais inclusiva, integradora e humanizadora, reforçando o papel da escola como espaço de diálogo e construção de saberes significativos. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-28T18:59:35Z No. of bitstreams: 1 TCC - Rosilene Leal Gomes.pdf: 17127607 bytes, checksum: 8b6b3c908d53043e108dcfc10df5018a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-28T18:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Rosilene Leal Gomes.pdf: 17127607 bytes, checksum: 8b6b3c908d53043e108dcfc10df5018a (MD5) Previous issue date: 2025-07-03 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
| dc.relation.references | ANDRIOLI, Liria A. Religiosidade e mística no movimento de mulheres agricultoras de Santo Cristo/RS: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular. 2016. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016. ANDRIOLI, Regina. Linguagem simbólica e identidade religiosa. In: SOUZA, A. C.; MENDES, P. R. (org.). Educação e diversidade cultural. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 112-128. BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de Matemática. Petrópolis: Vozes, 2012. BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018. BORIN, Luiz Carlos. História do Ensino Religioso no Brasil. Santa Maria: UFSM, 2018. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 fev. 2025. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9475.htm. Acesso em: 20 fev. 2025. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Guia do livro didático 2007: Matemática, séries/anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 22/2010. Diretrizes operacionais para implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: MEC, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 7/2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: MEC, 2010. BULOS, Adriana M. M. O ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – CIAEM, 12., 2011, Recife. Anais... Recife: CIAEM, 2011. p. 1-6. Disponível em: https://www.ciaem.org. Acesso em: 20 fev. 2025. CARON, Lurdes. Formação de professores: um desafio presente na história da educação brasileira. In: OLIVEIRA, Lílian B.; RISKE-KOCH, Simone; WICKERT, Tarcísio A. (orgs.). Formação docente e Ensino Religioso no Brasil: tempos, espaços, lugares. Blumenau: Edifurb, 2008. p. 56-68. CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lorival J. Ensino Religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson S. S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 19-33. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. CONTRERA, Malena S.; BAITELLO JUNIOR, Norval. Na selva das imagens: algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Revista Significação, São Paulo, v. 33, n. 25, p. 113-126, 2006. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. D’AMBROSIO, Ubiratan. Matemática, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2001. DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Lisboa: Arcádia, 1979. ELIADE, Mircea. Mitologia e religião. Rio de Janeiro: ABC Editora, 1998. FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994. FAZENDA, Ivani C. A. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. FERREIRA, Amauri C. Ensino Religioso nas fronteiras da ética. Petrópolis: Vozes, 2001. FIORAVANTI, Celina. Mandalas: como usar a energia dos desenhos sagrados. São Paulo: Pensamento, 2007. FIORAVANTI, Leonardo. Matemática e cultura. Belo Horizonte: Editora DEF, 2010. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. GOMES, Rosilene L. Um símbolo chamado mandala. Revista FT, [s.l.], v. 28, n. 137, [2024?]. [S. p.]. GREATTIBETTOUR. Sand mandalas. Disponível em: https://www.greattibettour.com/tibetan-culture/sand-mandalas.html. Acesso em: 1 maio 2025. GUIMARÃES, G. L.; SELVA, A. C. V. Educação infantil e matemática: proposta curricular do Município de Olinda. Olinda: Prefeitura Municipal de Olinda, 2004. HIGUET, Etienne A. Interpretação das imagens na Teologia e nas Ciências da Religião. In: NOGUEIRA, Paulo A. S. (ed.). Linguagens da religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 69-82. HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso nas legislações. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi. (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 68-80. INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Povos indígenas no Brasil: Sioux (Dakota, Lakota). Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Sioux. Acesso em: 11 maio. 2025. JAFFÉ, Aniela. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, Carl G. (org.). O homem e seus símbolos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 230-270. JAPIASSU, Hilton F. Introdução ao pensamento epistemológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2013. JUNG, Carl G. Mandala symbolism. Princeton: Princeton University Press, 1973. JUNG, Carl G. Psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1978. JUNG, Carl G. Simbolismo e espiritualidade. São Paulo: Editora XYZ, 2005. p. 120. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ensino religioso e direitos humanos: perspectivas para a prática pedagógica. São Paulo: Paulinas, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 45. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. Revista de Estudos da Religião – Rever, Campinas, v. 15, n. 2, p. 10-25, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ITOZ, Sônia. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SIL-VEIRA, Emerson S. S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 69-79. KVASZ, Ladislav. O elo invisível entre a matemática e a teologia. Revista de Estudos da Religião, São Bernardo do Campo, v. 1, n. 3, p. 118-129, 2007. LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaio sobre a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. LIEURY, Alain. A memória. Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 89. LIEURY, Alain. Memória e sucesso escolar. Lisboa: Presença, 1997. LUCENA, Carolini A. N.; LOPES, Luís F. Interdisciplinaridade na educação: aspectos históricos e sua relevância no Ensino Fundamental I. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 27, p. 184-199, 2021. MAGALHÃES, Daniel F. R. Interdisciplinaridade e aprendizagem baseada em problemas (ABP): uma breve revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 2877-2886, 2021. MARTINS, Cláudio A. A interseção entre Matemática e religiosidade afro-brasileira: análise dos padrões geométricos e numéricos nos rituais da Umbanda. Revista Dataset Reports, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 43-48, 2024. MARTINS, L. F. Motivando o ensino de geometria. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, 2008. MENDES, Danilo. Modernidade, crítica e retorno da religião: uma abordagem de Parasita e O Poço. Revista Rever, Campinas, v. 20, n. 3, p. 59-74, 2020. MOÇO, A. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 241, p. 50-57, 2011. MORAN, José M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007. p. 11-66. MORBACH, Raquel P. C. Ensinar e jogar: possibilidades e dificuldades dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. NOÉ, Sidnei V. Notas para uma hermenêutica psicológica do mistério. Revista Numen, Juiz de Fora, v. 21, n. 2, p. 32-57, 2018. O PROGRESSO DIGITAL. Filtro dos sonhos: saiba o que é, o que significa e como usar. Disponível em: https://www.progresso.com.br/variedades/filtro-dos-sonhos-saiba-o-que-e-o-que-significa-e-como-usar/346405/. Acesso em: 01 maio 2025. PANKIEVICZ, Maria A. O mercado na escola: desenvolvendo habilidades Matemáticas. Revista Recima21, Jundiaí, v. 2, n. 6, p. 1-15, 2021. PASSOS, João D. Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2007. PASSOS, João D. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Revista Ciberteologia, São Paulo, a. VII, n. 34, p. 108-124, 2011. PORTAL VÉDICO. Conheça 7 símbolos hindus: origem e o que representam. Disponível em: https://www.portalvedico.com.br/single-post/2018/09/28/conheca-7-simbolos-hindus-origem-e-o-que-representam. Acesso em: 05 maio 2025. POSSEBON, Elisa P. G.; POSSEBON, Fabrício. As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 57, p. 1252-1278, 2020. RIGATTI, Keitiane; CEMIN, Alexandra. O papel do lúdico no ensino de Matemática. Revista Conectus, Caxias do Sul, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2021. ROCHA, Rose M. Morin e Flusser: a teoria da imagem como aventura antropológica e matemática imaginária. Revista Galáxia, São Paulo, n. 25, p. 74-84, 2013. RODRIGUES, Edile F.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: InterSaberes, 2012. RODRIGUES, Elisa. Diretrizes do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: aportes teóricos e ideias para a prática docente no Ensino Fundamental. In: SILVEIRA, Emerson S. S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 97-112. RODRIGUES, Fábia B. Ensino Religioso e Arte na escola: relações interdisciplinares. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2023. SANTOS FILHO, Ivanaldo O.; ARAÚJO, Maria J. Interdisciplinaridade e o Ensino Religioso. Revista Paralellus, Recife, v. 9, n. 22, p. 717-735, 2018. SANTOS, Boaventura S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. Porto: Afrontamento, 1995. SANTOS, I. Ensino Religioso: entre o interdiscurso e o ethos. Revista Contemplação, Marília, n. 16, p. 27-59, 2017. SANTOS, J. P. M.; ALCOFORADO, L. F. Colorindo mandalas com R: explorando cores e gradientes em curvas planas. In: JORNADA DE USUÁRIOS DE R EM GALICIA, X, 2023, Santiago de Compostela. Anais... Santiago de Compostela: JURG, 2023. [pdf]. p. 47-50. SCHOENFELD, A. H. Porquê toda esta agitação acerca da resolução de problemas? In: ABRANTES, P.; LEAL, L. C.; PONTE, J. P. (eds.). Investigar para aprender matemática. Lisboa: APM e Projecto MPT, 1996. p. 61-72. SILVA, Jonas L. S.; EVANGELISTA, Joil R.; SANTOS, Rafael B.; MENDES, Paulo M. Matemática lúdica: Ensino Fundamental e Médio. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 5, n. 6, p. 26-36, 2013. SILVA, José S. Relações interdisciplinares entre os componentes curriculares Ensino Religioso e Matemática: o lúdico como metodologia comum no Ensino Fundamental II. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021. SILVA, José S.; SILVA, Edeson A.; ULRICH, Claudete B.; DRAGO, Rogério. Interdisciplinaridade e o lúdico no processo de ensino-aprendizagem do componente curricular de Matemática: relações possíveis e indispensáveis. Revista Identidade, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 170-197, 2023. SILVA, Marinalda B. Matemática de maneira lúdica nas séries iniciais. Revista Primeira Evolução, São Paulo, v. 2, n. 14, p. 101-103, 2021. SOUZA, Heidyani L.; ALVES, Laryssa F.; SANTOS, Maria José C. O uso da mandala produtiva na educação do campo: contribuições para formação docente em Matemática. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (GPEMCE), IV, 2015, Caruaru. Anais... Caruaru: GPEMCE, 2015. [pdf]. p. 18-21. SOUZA, Maria T. Temas transversais em educação: bases para uma educação integral. Cadernos de Pedagogia, São Paulo, n. 20, 2008. SOUZA, Mariana B.; QUARTIEN, Marli T.; MARCHI, Miriam I. Matematicando: a geometria nas mandalas. Revista Signos, Lajeado, a. 38, n. 1, p. 97-117, 2017. TORREALBA, Alejandro. El mundo como un mandala: la visión sagrada del hombre y de la naturaliza desde el budismo. Revista Almogaren, [s.l.], n. 71, p. 23-31, 2023. ULRICH, Claudete B.; REIMER, Ivoni R.; BARRETO JR, Raimundo C.; NOGUEIRA, Sandra V. Ensino Religioso: um componente curricular em construção. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, p. 3-9, 2020. p. 3-6. ULRICH, Claudete B.; GONÇALVES, José M. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. VAN DE VALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. VIESSER, Lizete C. Um paradigma didático para o Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 1994. WULF, Christoph. Aprendizagem e práticas artísticas. Editora XYZ, 2020. p. 45-46. WULF, Christoph. Homo pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013. YOGATERIA. Os 7 chakras. Disponível em: https://yogateria.com.br/os-7-chakras/?srsltid=AfmBOooQgT-HDpCkSZ8cDUYUxSvWYwusVMNWTktLHQRrSrjdCUnUzWsI. Acesso em: 01 maio 2025. YOUTUBE. A história do Mandala – Geometria Sagrada. Disponível em: https://youtu.be/iBDMlOkrx8A?si=jC2k4UTg_s6IRIVa. Acesso em: 05 maio 2025. YOUTUBE. Chakras e os 7 corpos. Disponível em: https://youtu.be/K5xyC19Qus8?si=JR6FCTSEx122D6Bf. Acesso em: 01 mai 2025. YOUTUBE. Como funcionam os chakras. Disponível em: https://youtu.be/R_pKquCzSNM?si=Yd7q9GKvU5wPHq52. Acesso em: 05 maio 2025. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mandala | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | ENSINO RELIGIOSO E MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA CONFECÇÃO DE MANDALAS PELAS TURMAS DOS 9º ANOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Rosilene Leal Gomes.pdf | TCC - Rosilene Leal Gomes | 16,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.