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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO E MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA CONFECÇÃO DE MANDALAS PELAS TURMAS DOS 9º ANOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES
Autor(es): Gomes, Rosilene Leal
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Silva, Edeson dos Anjos
Terceiro membro da banca: Martins, Gustavo Claudiano
Quarto membro da banca: Paz, Nivia Ivette Núñez de La
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de intervenção pedagógica com abordagem interdisciplinar entre os componentes curriculares de Ensino Religioso e Matemática, utilizando a construção de mandalas como recurso didático e simbólico para a promoção da valorização da diversidade religiosa, do respeito à alteridade e da aprendizagem significativa dos conteúdos geométricos. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, de caráter aplicado e exploratório, tendo como público-alvo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Marataízes - ES. A fundamentação teórica abarcou temas como o simbolismo religioso, a interdisciplinaridade, a etnomatemática e os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sequência didática, estruturada em quatro aulas, integrou saberes matemáticos, como simetria, ângulos e figuras planas a elementos culturais e religiosos presentes nas mandalas budistas, hinduístas, cristãs, indígenas e decorativas. A aplicação prática apontou um engajamento dos/as estudantes, desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, fortalecimento da empatia e ampliação da compreensão crítica sobre a diversidade. Os resultados apontam que o uso de mandalas pode ser um caminho eficaz para articular conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, promover a formação ética e ampliar o repertório simbólico e geométrico dos discentes. A proposta demonstrou potencial para contribuir com uma educação mais inclusiva, integradora e humanizadora, reforçando o papel da escola como espaço de diálogo e construção de saberes significativos.
Resumo Alternativo: This dissertation presents a pedagogical intervention proposal based on an interdisciplinary approach between the school subjects Religious Education and Mathematics, using the construction of mandalas as a didactic and symbolic resource to promote the appreciation of religious diversity, respect for otherness, and meaningful learning of geometric content. The research was developed through a qualitative, applied, and exploratory methodology, targeting ninth-grade students in a public school in the municipality of Marataízes. The theoretical framework addressed themes such as religious symbolism, interdisciplinarity, ethnomathematics, and the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The didactic sequence, structured in four classes, integrated mathematical knowledge—such as symmetry, angles, and plane figures—with cultural and religious elements found in Buddhist, Hindu, Christian, Indigenous, and decorative mandalas. The practical application indicated student engagement, development of cognitive and socio-emotional skills, strengthening of empathy and expansion of critical understanding of diversity. The results indicate that the use of mandalas can be an effective path to articulate content from different areas of knowledge, promote ethical formation, and enhance students’ symbolic and geometric repertoire. The proposal proved to be a valuable contribution to fostering a more inclusive, integrative, and humanizing education, reinforcing the school’s role as a space for dialogue and the construction of meaningful knowledge.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Matemática
Mandala
Interdisciplinaridade
Diversidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/678
Data do documento: 3-Jul-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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