Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorEduardo, Sara Cristina Barcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7136115302370072pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-28T18:20:09Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-10-28T18:20:09Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/677-
dc.description.abstractThis research aims to understand the impact of Religious Education (RE) in preventing bullying in the form of religious racism within the context of Brazilian public schools. The general objective is to assess the potential of RE, based on its specific competencies established in the National Common Curricular Base (BNCC), as a tool to confront this type of school violence. The research is structured into three main chapters. The first chapter addresses the origin and concept of bullying, recognizing it as a contemporary, recurrent, and harmful phenomenon, especially in public schools. It analyzes its various manifestations, legal aspects, and the negative impacts it causes in students’ lives, with emphasis on religious intolerance as a specific form of bullying. The second chapter discusses the role of Religious Education in confronting bullying, considering its historical and legal trajectory within Brazilian education, and explores how pedagogical practices can contribute to addressing the issue. The discussion is anchored in the specific competencies of the subject, as outlined in the BNCC. Finally, the third chapter presents the professional proposal of the research, focused on promoting otherness in the school environment, highlighting Religious Education teachers as strategic agents in the mediation and prevention of religious bullying. The choice of theme stems from the researcher’s concerns about the persistence of religious racism in schools and the urgent need to foster respect for diversity through education. The study adopted bibliographic and documentary research methodologies, aiming to contribute to an education committed to human rights, dignity, and ethical coexistence with differences.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como finalidade compreender o impacto do Ensino Religioso (ER) na prevenção ao bullying na forma de racismo religioso, considerando o contexto das escolas públicas brasileiras. O objetivo geral é verificar o potencial do ER, com base em suas competências específicas descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como instrumento de enfrentamento a esse tipo de violência escolar. A pesquisa estrutura-se em três capítulos principais. No primeiro, é abordada a origem e o conceito de bullying, reconhecendo-o como um fenômeno contemporâneo, recorrente e danoso, especialmente nas escolas públicas. Analisa-se suas diferentes manifestações, seus aspectos legais e os impactos negativos que provoca na vida dos estudantes, com ênfase na intolerância religiosa como forma específica de bullying. No segundo capítulo, discute-se o papel do Ensino Religioso frente ao bullying, considerando sua trajetória histórica e legal na educação brasileira, e explorando como suas práticas pedagógicas podem contribuir para o enfrentamento do problema. A reflexão se ancora nas competências específicas do componente, conforme estabelecidas na BNCC. Por fim, o terceiro capítulo apresenta a proposta profissional da pesquisa, voltada à promoção da alteridade no ambiente escolar, destacando o/a professor/a de ER como agente estratégico na mediação e prevenção do bullying religioso. A escolha do tema é fruto das inquietações da pesquisadora diante da persistência do racismo religioso no espaço escolar e da urgência em fomentar o respeito à diversidade por meio da educação. A pesquisa utilizou metodologia bibliográfica e documental, visando colaborar para uma educação comprometida com os direitos humanos, a dignidade e o convívio ético com as diferenças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-28T18:20:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sara Cristina Barcelos Eduardo.pdf: 17667913 bytes, checksum: 1a291ad3dc6552316e1fff179ba685e9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-28T18:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sara Cristina Barcelos Eduardo.pdf: 17667913 bytes, checksum: 1a291ad3dc6552316e1fff179ba685e9 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Dayane C. Universo discursivo dos textos do “Massacre de Realengo”: por uma ampliação da noção de perfil sociolinguísticos em contextos forenses. Revista Estudos Semióticos, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 118-138, 2018. ALMEIDA, Silvio L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. ARRUE, M.; CABALLERO, S. Teaching skills to resolve conflicts with acute confusional syndrome patients in nursing using the case method (CM). Nurse Education Today, United Kingdom, v. 35, n. 1, p. 159-164, 2015. BACICH, Lilian; MORÁN, José. (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1998. BOECHAT, Breno. Estudante agredida por intolerância religiosa dentro de escola não quer voltar ao colégio. In: EXTRA [Site institucional]. 30 set. 2015. Disponível em: http://extra. globo.com/noticias/brasil/estudante-agredida-por-intolerancia-religiosa-dentro-deescola-nao-quer-voltar-ao-colegio-17650415.html. Acesso: 30 out. 2023. BORIN, Luiz C. História do ensino religioso no Brasil. Santa Maria: UFSM, 2018. BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1978. BRASIL. [Constituição (1891)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao91.htm. Acesso em: 12 set. 2024. BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 19.941, de 30 de abril de 1931. [Dispõe sobre a instrução religiosa nos cursos primário, secundário e normal]. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19941-30-abril-1931-518529-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 set. 2024. BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao34.htm . Acesso em: 20 mar. 2024. BRASIL. [Constituição (1967)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao67.htm. Acesso em: 20 mar. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. [Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 12 set. 2024. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 jan. 2025. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. [Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L9475.htm. Acesso em: 20 mar. 2024. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais/ética. Brasília: MEC; SEF, 1997. BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.107, de 11 de fevereiro de 2010. [Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Santa Sé relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado na Cidade do Vaticano, em 13 de novembro de 2008]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7107.htm . Acesso em: 12 set. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. [Institui o Programa de Combate à intimidação sistemática (Bullying)]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 20 mar. 2024. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 14.811, de 12 de janeiro de 2024. [Institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e as Leis nº 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos), e 8.069m de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) ]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14811.htm. Acesso em: 04 abr. 2025. CAETANO, Maria C. O Ensino Religioso e a formação de seus professores: dificuldades e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. CAMPOS, Fabiano V.; SIQUEIRA, Giseli P.; ROCHA, Ozenildo S. X.; PANASIEWICZ, Roberlei. Ciências da Religião, Ensino Religioso e Base Nacional Comum Curricular: alteridade, interculturalidade e abertura dialogal. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, a. VI, v. 17, n. 51, p. 285-311, 2024. CARVALHO, Laerte R. As reformas pombalinas da instrução pública. São Paulo: Saraiva, 1978. CASTRO, Juan Carlos R. La violencia de los alumnos en los centros educativos. Revista de Educación, Madrid, n. 329, p. 513-532, 2002. CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade: bullying o sofrimento das vítimas e dos agressores. 4. ed. São Paulo: Gente, 2011. CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM, 2017. CONSTANTINI, Alessandro. Bullying: como combatê-lo? São Paulo: Itália Nova, 2004. COSTA, Júlio R.; SANTOS, Sônia M. Leitura e Escrita no Brasil-Colônia: ratio Studiorum versus aulas régias. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 3, p. 1-31, 2023. CUNHA, Luiz A. A entronização do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, 2016. DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. DROUIN-HANS, Anne-Marie. “Indetité”. Le Télémaque, [s.l.], v. 1, n. 29, p. 17-26, 2006. DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. Revista Psicol. Esc. Educ., Campinas, v. 6, n. 1, p. 91-96, 2002. ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ESCOREL, Soraya N. Bullying não é brincadeira. João Pessoa: JB, 2009. FANTE, Cléo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Versus, 2005. FANTE, Cléo; PEDRA, José A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008. FERNANDES, Nathalia V. E. A raiz do pensamento colonial na intolerância religiosa contra religiões de matriz africana. Revista Calundu, Brasília, v. 1, n. 1, p. 117-136, 2017. FERREIRA, Paula; GRANDELLE, Renato. Adeptos de religiões afro-brasileiras relatam preconceito em sala de aula. In: O GLOBO [Site institucional]. 30 mai. 2017. Disponível em: https://oglobo.com/sociedade/adeptos-de-religiaoes-afro-brasileiras–relatam-preconceito-em-sala-de-aula-21410722. Acesso em: 12 out. 2023. FONSECA, Alexandre B.; ADAD, Clara J. Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa (2011-2015): resultados preliminares. Brasília: SDH, 2016. FONSEGA, José D.; PESTANA Maurício. Tolerância religiosa. São Paulo: SJDC, 2013. FORNET-BETANCOURT, Raúl. Religião e interculturalidade. São Leopoldo: Nova Harmonia; Sinodal, 2007. FORQUIN, Jean C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: São Paulo: Paz e Terra, 2003. FRIGERIO, Graciela. Éducation: le site de l’étranger. Le Télémaque, [s.l.], v. 1, n. 29, p. 79-90, 2006. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GIMENES, Nilson R. S. Bullying religioso na escola e a responsabilidade civil. Revista Acadêmica, Recife, v. 87, n. 2, p. 138-162, 2015. GIUMETI, Gary W.; KOWALSKI, Robin M. Cyberbullying via mídia social e bem-estar. Revista Curr. Opin. Psychol., [s.l.], v. 45, n. 1, p. 369-383, 2022. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GUIMARÃES, Jamile; CABRAL, Cristiane S. Bullying entre meninas: tramas relacionais da construção de identidades de gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 160-179, 2019. GUIMARÃES, Marcelo R. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul: Educs, 2005. HARTIKAINEN, Elina I. Racismo religioso, discriminação e preconceito religioso, liberdade religiosa: controvérsias sobre as relações entre Estado e religião no Brasil atual. Revista Debates do NER, Porto Alegre, a. 21, n. 40, p. 89-114, 2021. HEGEL, Georg W. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 2003. HEERDT, Mauri L.; COPPI, Paulo. Como educar hoje? Reflexões e propostas para uma educação integral. São Paulo: Mundo e Missão, 2003. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa nacional de saúde do escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. JESUS, Arlete C. Um “eu” e um “outro” no universo evangélico: autoaceitação e alteridade por meio do Ensino Religioso. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 22, n. 6, p. 1-23, 2025. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; CORRÊA, Rosa L. T.; HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2010. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; RODRIGUES, Edile M. F.; ALVES, Vicente P. Formação de professores no Ensino Religioso brasileiro na modalidade de Educação a Distância. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 171-189, 2010. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; RODRIGUES, Edile M. F. A formação do professor de Ensino Religioso: o impacto sobre a identidade de componente curricular. Revista Pistis & Praxis, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 587-609, 2014. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Educação e história do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 5-26, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; GABRIEL JUNIOR, Renê F.; KLUCK, Cláudia R.; RODRIGUES, Edile M. F. Socialização do saber e produção científica do Ensino Religioso. Porto Alegre: Fi, 2017. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; REIS, Marcos V. F. Diversidade religiosa, laicidade aplicada ao Ensino religioso. Revista Labirinto, [s.l.], v. 32, p. 23-35, 2020. LAMELAS, Isidro P. A oração dos cristãos: o pai nosso comentado pelos Padres da Igreja. Lisboa: Universidade Católica, 2022. LEVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993. LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. LINZ, Eunice S.; CRUZ, Josilene S. Objeto de estudo, objetivos e eixos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí. (orgs.). Compêndio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 143-147. LOPES, Bianca B.; SILVA, Pablo E.; CRUZ, Pedro A. D. Trabalho e intolerância religiosa: um estudo sobre a problemática do preconceito contra praticantes de religiões de matriz africana no ambiente organizacional. Revista Brasileira Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 329-346, 2020. MARIANO, Ricardo. Mudanças no campo religioso brasileiro no Censo 2010. Revista Debates do NER, Porto Alegre, a. 14, n. 24, p. 119-137, 2013. MARTINELLI, Marilu. Conversando sobre a Educação em valores humanos. 2. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1999. MARTINS, Sirlei A. O Ensino Religioso como instrumento de combate ao bullying na Educação Jovens e Adultos na escola municipal Oliveira Castro, Cariacica/ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021. MATOS, Henrique C. J. Nossa história: 500 anos de presença da Igreja Católica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2002. MELO, Josevaldo A. Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo. Recife: EDUPE, 2010. MENDES, Napoleão M. M. O Ensino Religioso escolar e a construção da cidadania. In: UFPI [Site institucional]. 15 jul. 2002. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/ arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_2_2002.pdf. Acesso em: 24 set. 2024. MENEZES, Paulo. Tolerância e religiões. In: TEIXEIRA, Faustino (org.) O diálogo inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 36-54. MICHAUD, Ives. A violência. São Paulo: Ática, 1989. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. [Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências]. Brasília: MEC; CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2019-pdf/105531-rcp00518/file#:~:text=Art.%201% C2%BA%20A%20presente%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20institui%20Diretrizes%20Curriculares,da%20doc%C3%AAncia%20do%20Ensino%20Religioso%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica.. Acesso em: 20 jan. 2023. MORAES, José D. Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930: embates em defesa da escola nova. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42 n. 3, p. 741-754, 2016. MUNANGA, Kabengele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos Penesb, Niterói, n. 12, p. 169-203, 2010. NALON, Madalena. O papel do Ensino Religioso na vivência de valores. Monografia (Especialização em Metodologia do Ensino Religioso) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2001. NOGUEIRA, Celeide A. V. Educação Infantil religiosa no Brasil: ressonâncias das políticas públicas. Revista Correlatio, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 229-254, 2017. NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020. O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932). Revista HISTEDBR, Campinas, n. especial, p. 188-204, 2006. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia. pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manifesto_pioneiros.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025. OLWEUS, Dan. Bullying at School: what we know and what we can do. [s.l.]: Blackwell Publishing, 2006. OUCHANA, Giselle. Adolescente entra em igreja e quebra imagens em Duque de Caxias. In: O GLOBO [Site institucional]. 29 jan. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/ adolescente-entra-em-igreja-quebra-imagens-em-duque-de-caxias-18548686. Acesso em: 20 dez. 2023. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo L. O dilema epistemológico do Ensino Religioso. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 27, p. 172-182, 2004. PEREIRA, Sônia M. S. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009. PINHEIRO, Jade S.; GONZALEZ, Maria Inês L. D. Guerra Santa: a ascensão do protestantismo e o fomento do preconceito contra religiões de matriz africana no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista de Iniciação Científica, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2020. RACHEL, Andrea R. Brasil: a laicidade e a liberdade religiosa desde a Constituição da República Federativa de 1988. In: JUS [Site institucional]. 14 jul. 2012. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/22219/brasil-a-laicidade-e-aliberdade-religiosa-desde-a-constituicao-da-republica-federativa-de-1988. Acesso em: 20 set. 2024. RANQUETAT JÚNIOR, César. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Revista Tempo da Ciência, Santa Maria, v. 15, n. 30, p. 59-72, 2008. REIS, Marcos V. F. Ensino Religioso e intolerância religiosa. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí. (orgs.). Compêndio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 366-369. RIBEIRO, Resicléia M. O Ensino Religioso e suas contribuições a favor de uma cultura de paz e de tolerância religiosa em uma escola pública de Goiânia/GO. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022. RODRIGUES, Edile M. F.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Fundamentos pedagógicos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2009. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, 2020. ROMANELLI, Otaíza O. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 2005. SALDANHA, Alexandre. Bullying e direito. São Paulo: Corujito, 2013. SANGENIS, Luís F. C.; COSTA, Graziane A. Neopentecostalismo, racismo religioso e intolerância religiosa: as religiões afro-brasileiras nas páginas dos jornais. In: SANTOS, Ivanir; GINO, Marian (orgs.). História social da intolerância religiosa no Brasil: desafios na contemporaneidade. São Paulo: Kline, 2021. p. 1240-1518. SATRIANO, Nicolas. Intolerância religiosa leva menina a ser apedrejada na cabeça. In: O DIA [Site institucional]. 16 jun. 2015. Disponível em: https://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/ 2015-06-16/intolerancia-religiosa-leva-menina-a-ser-apedrejada-na-cabeca.html . Acesso em: 16 jan. 2024. SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. SCALZER, Fernando L.; OLIVEIRA, Frederico P.; JUBRAEL, Daisy P. P.; VENDRAMINE, Maria F. S. A.; SILVA, Veruska S.; SILVA, José C. F. Contribuições do Ensino Religioso para a formação do adolescente. Revista Último Andar, Campinas, v. 23, n. 36, p. 29-43, 2020. SCUSSEL, Marcos A. Educar por competências: ressignificando o Ensino Religioso. Tese (Doutorado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2013. SECURITY LEADERS. Brasil é segundo país no ranking de cyberbullying, alerta pesquisa. 10 nov. 2023. Disponível em: https://securityleaders.com.br/brasil-e-segundo-pais-noranking-de-cyberbullying-alerta-pesquisa/. Acesso em: 20 abr. 2025. SEVERINO, Antônio J. Educação, ideologia e contra ideologia. São Paulo: EPU, 1986. SILVA, Adriana M. S.; OLINDA, Ercília M. B.; GOLDBERG, Luciene G. Cultura de paz, ética e espiritualidade. Fortaleza: UFC, 2014. SILVA, Ana Beatriz B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010a. SILVA, Ana Beatriz B. Bullying: cartilha justiça nas escolas. Brasília: CNJ, 2010b. SILVA, José C. O currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, 2018. SILVA, Mickaelly B.; FLAVIANO, Sebastiana L. L. O Bullying no contexto escolar. Revista Mediação, Pires do Rio, v. 18, n. 1, p. 94-117, 2023. SILVA, M. V. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivanir; ESTEVES FILHO, Astrogildo (orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 125-143. SILVA NETO, Manoel J. Teoria jurídica do assédio e sua fundamentação constitucional. São Paulo: LTR, 2012. SILVA, Vagner G. Intolerância religiosa: impactos do Neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: USP, 2007. SILVA, Marcelo F. O ensino religioso como agente facilitador do diálogo entre as diferentes crenças. In: SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM (SPUEM), I, 2012, Maringá. Anais... Maringá: SPUEM, 2012, p. 63-68, [pdf]. STEIN, Edith. Ser finito e ser eterno. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019. TEIXEIRA, Faustino. Pluralismo religioso. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 27-32, 2005. TEIXEIRA, Gustavo. Manual antibullying para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011. TERRA. Eduardo Paes recebe menina vítima de intolerância religiosa. 19 jun. 2015. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/eduardo-paes-recebe-menina-vitima-de-intolerancia-religiosa,61c65851cec6c0a71fd2098d414899797hroRCRD.html. Acesso em: 16 jan. 2024. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO (TJSP). 5ª Câmara de Direito Público. Apelação nº 1005816-02.2017.8.26.0114. São Paulo: TJSP, 2019. VAZ, Henrique C. L. Escritos de filosofia VI: ontologia e história. São Paulo: Loyola, 2012. VELEDA, Raphael. Ataque a escolas em Aracruz: estudante de 11 anos tem alta hospitalar. In: METRÓPOLES [Site institucional]. 03 dez. 2022. Disponível em: https://www.metropoles. com/brasil/ataque-a-escolas-em-aracruz-estudante-de-11-anos-tem-alta-hospitalar. Acesso em: 12 set. 2024. VIEIRA, Ingrid C. L. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultura afrobrasileira na escola. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 452-474, 2017. VIEIRA, Sofia L. A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto. Revista Brasileira de Pedagogia, Brasília, v. 88, n. 219, p. 291-309, 2007. WACHS, Manfredo C. Práxis do Ensino Religioso na escola. São Leopoldo: Sinodal, 2007. WEIL, Pierre. Educação para uma cultura de paz: teoria e prática de vinte anos de experiência. In: MARTINS, José R. V.; SOUSA, Nair H. B.; MARTON-LEFÈVRE, Júlia. Educação para a paz e Direitos Humanos. Brasília: Secretaria-Geral, 2008. p. 18-39. ZUAZO, Pedro. Jovem é vítima de intolerância religiosa dentro da escola em São Gonçalo. In: EXTRA [Site institucional]. 22 ago. 2017. Disponível em: https://extra.globo.com/casos-de-pol icia/jovem-vitima-de-intolerancia-religiosa-dentro-de-escola-em-sao-goncalo-21734126.html. Acesso em: 11 out. 2023. ZVEITER, Luiz. Direitos humanos e liberdades religiosas. In: SANTOS, Ivanir; ESTEVES FILHO, Astrogildo (orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 9-21.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectRacismo Religiosopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO IMPACTO DO ENSINO RELIGIOSO NA PREVENÇÃO DO BULLYING NA FORMA DE RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: PERCURSO NECESSÁRIO PARA O CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS EM UM PROCESSO DE ALTERIDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sara Cristina Barcelos Eduardo.pdfTCC - Sara Cristina Barcelos Eduardo17,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.