Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/677
Tipo: Dissertação
Título: O IMPACTO DO ENSINO RELIGIOSO NA PREVENÇÃO DO BULLYING NA FORMA DE RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: PERCURSO NECESSÁRIO PARA O CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS EM UM PROCESSO DE ALTERIDADE
Autor(es): Eduardo, Sara Cristina Barcelos
Primeiro Orientador: Filho, Jose Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mario
Terceiro membro da banca: Vargas, Cristina Lens Bastos de
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade compreender o impacto do Ensino Religioso (ER) na prevenção ao bullying na forma de racismo religioso, considerando o contexto das escolas públicas brasileiras. O objetivo geral é verificar o potencial do ER, com base em suas competências específicas descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como instrumento de enfrentamento a esse tipo de violência escolar. A pesquisa estrutura-se em três capítulos principais. No primeiro, é abordada a origem e o conceito de bullying, reconhecendo-o como um fenômeno contemporâneo, recorrente e danoso, especialmente nas escolas públicas. Analisa-se suas diferentes manifestações, seus aspectos legais e os impactos negativos que provoca na vida dos estudantes, com ênfase na intolerância religiosa como forma específica de bullying. No segundo capítulo, discute-se o papel do Ensino Religioso frente ao bullying, considerando sua trajetória histórica e legal na educação brasileira, e explorando como suas práticas pedagógicas podem contribuir para o enfrentamento do problema. A reflexão se ancora nas competências específicas do componente, conforme estabelecidas na BNCC. Por fim, o terceiro capítulo apresenta a proposta profissional da pesquisa, voltada à promoção da alteridade no ambiente escolar, destacando o/a professor/a de ER como agente estratégico na mediação e prevenção do bullying religioso. A escolha do tema é fruto das inquietações da pesquisadora diante da persistência do racismo religioso no espaço escolar e da urgência em fomentar o respeito à diversidade por meio da educação. A pesquisa utilizou metodologia bibliográfica e documental, visando colaborar para uma educação comprometida com os direitos humanos, a dignidade e o convívio ético com as diferenças.
Resumo Alternativo: This research aims to understand the impact of Religious Education (RE) in preventing bullying in the form of religious racism within the context of Brazilian public schools. The general objective is to assess the potential of RE, based on its specific competencies established in the National Common Curricular Base (BNCC), as a tool to confront this type of school violence. The research is structured into three main chapters. The first chapter addresses the origin and concept of bullying, recognizing it as a contemporary, recurrent, and harmful phenomenon, especially in public schools. It analyzes its various manifestations, legal aspects, and the negative impacts it causes in students’ lives, with emphasis on religious intolerance as a specific form of bullying. The second chapter discusses the role of Religious Education in confronting bullying, considering its historical and legal trajectory within Brazilian education, and explores how pedagogical practices can contribute to addressing the issue. The discussion is anchored in the specific competencies of the subject, as outlined in the BNCC. Finally, the third chapter presents the professional proposal of the research, focused on promoting otherness in the school environment, highlighting Religious Education teachers as strategic agents in the mediation and prevention of religious bullying. The choice of theme stems from the researcher’s concerns about the persistence of religious racism in schools and the urgent need to foster respect for diversity through education. The study adopted bibliographic and documentary research methodologies, aiming to contribute to an education committed to human rights, dignity, and ethical coexistence with differences.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Bullying
Racismo Religioso
Alteridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/677
Data do documento: 26-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sara Cristina Barcelos Eduardo.pdfTCC - Sara Cristina Barcelos Eduardo17,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.