Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Silas Klein-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778794532712424pt_BR
dc.contributor.referee3Vilhena, Valeria Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7870361346072084pt_BR
dc.creatorMartins, Deoclebes Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6324358718026973pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T18:59:02Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-10-23T18:59:02Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/669-
dc.description.abstractThe research proposes interdisciplinary relations between Religious Education and an element of the Art field, images, to be applied in the classes of this curricular component in the context of a public school in the Municipality of Cariacica-ES. It seeks to break with the fragmentary and decontextualized model of national education that can still be felt in the researched educational scenario. The concepts of interdisciplinarity, image and religious imaginary are central to this proposal, so that interdisciplinarity is understood as an action and partnership between curricular components capable of resignifying Religious Education classes from the use of images with Elementary School students. In the structure of its chapters, the research reflects on the main challenges for the teaching practice of Religious Education in Brazilian schools, assuming the Sciences of Religions as a reference area for its pedagogical practice and teacher training. The concept of interdisciplinarity is demarcated from its relationship with the Sciences of Religions, thinking about its application in Religious Education, a strategy that seems to favor the contextualization of the knowledge of this curricular component in the light of the life experiences of Elementary School students. An interdisciplinary proposal is presented, in the form of a generic teaching-learning plan, which must be adjusted for each of the stages of Elementary School, following the appropriate formalities. In Brazil, there is an urgent need to establish methodologies and pedagogical strategies to innovate Religious Education classes, as a movement to overcome the fragmented and descontextualized education model. The students' life experience should be at the heart of these pedagogical proposals, and the research demonstrates that one possibility is through the use of images in Religious Education classes in the researched school.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe relações interdisciplinares entre o Ensino Religioso e um elemento do campo Arte, as imagens, para serem aplicadas nas aulas desse componente curricular no contexto de uma escola pública de Município de Cariacica-ES. Busca-se romper com o modelo fragmentário e descontextualizado da educação nacional que ainda pode ser sentido no cenário educacional pesquisado. Os conceitos de interdisciplinaridade, imagem e imaginário religioso são centrais nessa proposta, de modo que a interdisciplinaridade é entendida como uma ação e parceria entre componentes curriculares capaz de ressignificar as aulas do Ensino Religioso a partir do uso de imagens com os/as estudantes do Ensino Fundamental. Na estrutura de seus capítulos, a pesquisa reflete sobre os principais desafios para a prática docente do Ensino Religioso nas escolas brasileiras, assumindo as Ciências das Religiões como área de referência para sua prática pedagógica e formação docente. O conceito de interdisciplinaridade é demarcado a partir de sua relação com as Ciências das Religiões, pensando na sua aplicação no Ensino Religioso, uma estratégia que parece favorecer a contextualização dos conhecimentos desse componente curricular à luz das experiências de vida dos/as estudantes do Ensino Fundamental. Apresenta-se uma proposta interdisciplinar, na forma de um plano de ensino-aprendizagem genérico, que deve ser ajustado para cada uma das etapas do Ensino Fundamental, seguindo as devidas formalidades. No Brasil, urge a necessidade de estabelecer metodologias e estratégias pedagógicas para inovar as aulas de Ensino Religioso, como um movimento de superação do modelo de educação fragmentado e descontextualizado. A experiência de vida dos/as estudantes deve estar no cerne dessas propostas pedagógicas, e a pesquisa demonstra que uma possibilidade se dá por meio do uso de imagens nas aulas de Ensino Religioso na escola pesquisada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-23T18:59:02Z No. of bitstreams: 1 TCC - Deoclebes Araujo Martins.pdf: 15358607 bytes, checksum: 444ec20df96000c0ea5f0c977b231a00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-23T18:59:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Deoclebes Araujo Martins.pdf: 15358607 bytes, checksum: 444ec20df96000c0ea5f0c977b231a00 (MD5) Previous issue date: 2025-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANDRIOLI, Liria A. Religiosidade e mística no movimento de mulheres agricultoras de Santo Cristo/RS: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016. ARAGÃO, Gilbraz. Sobre epistemologias e diálogos: fenomenologia, diálogo inter-religioso e hermenêutica. In: CRUZ, Eduardo; DE MORI, Geraldo (orgs.). Teologia e Ciências da Religião. São Paulo: Paulinas; Belo Horizonte: PUCMinas, 2011. p. 113-127. ARAGÃO, Gilbraz. Encruzilhada dos Estudos de Religião no Brasil. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, Recife, v. 5, p. 319-337, 2015. BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica: un arte paradójica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. BICALHO, Lucinéia; OLIVEIRA, Marlene. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em ciência da informação. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 13, p. 47-74, 2011. BORGES, Maria C.; AQUINO, Orlando F.; PUENTES, Roberto V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR¸ Campinas, n. 42, p. 94-112, 2011. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 23 jan. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.htm. Acesso em: 20 jan. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. [Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L9475.htm. Acesso em: 20 jan. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº CP 97, de 6 de abril de 1999. [Formação de professores para o Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental]. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp097_ 99.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 22/2010. [Diretrizes operacionais para implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos]. Brasília: MEC, 2010a. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_ RES_CNECEBN42010.pdf?query=educacao%20escolar%20quilombola. Acesso em: 24 jan. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. [Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica]. Brasília: MEC, 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view =download& alias=2464-parecer-ceb-22-2009&Itemid=30192. Acesso em: 24 jan. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 7/2010. [Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos]. Brasília: MEC, 2010c. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_ RES_CNECEBN72010.pdf?query=diretrizes%20curriculares. Acesso em: 23 jan. 2024. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. CAPES [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de conteudo/ciencia-religiao-teologia-pdf. Acesso em: 20 jan. 2024. CARLOS, Jairo G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. CARON, Lurdes. Formação de professores: um desafio presente na história da educação brasileira. In: OLIVEIRA, Lílian B.; RISKE-KOCH, Simone; WICKERT, Tarcísio A. (orgs.). Formação docente e Ensino Religioso no Brasil: tempos, espaços, lugares. Blumenal: Edifurb, 2008. p. 56-68. CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lorival J. Ensino Religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson S. S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 19-33. CASIMIRO, Ana P. B. S. Memória, imagem, religião, educação: herança de uma sociedade no limiar da (des) razão. In: HISTERDBR [Site institucional]. 2011. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/acervos/educacao-religiosa-colonial -0. Acesso em: 20 fev. 2025. CASIMIRO, Ana P. B. S. O Barroco como forma de expressão religiosa e pedagógica no mundo colonial. In: HISTEDBER [Site institucional]. 2010. Disponível em: https://www.histedbr. fe.unicamp.br/navegando/acervos/educacao-religiosa-colonial-0. Acesso em: 20 fev. 2025. CONTRERA, Malena S.; BAITELLO JUNIOR, Norval. Na selva das imagens: algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Revista Significação, São Paulo, v. 33, n. 25, p. 113 126, 2006. CHARLOT, Bernard. Da relação sobre o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. CONVENTO DA PENHA. Conheça a história do Convento da Penha. 21 jan. 2020. Disponível em: https://conventodapenha.org.br/conheca-a-historia-do-convento-da-penh a/. Acesso em: 20 fev. 2025. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento área 44: Ciências da Religião e Teologia. Brasília: MEC, 2019. CRAWFORD, William. The keepers of light: a history & working guide to early photographic processes. New York: Morgan & Morgan, 1979. DAMÁRIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Cia das Letras, 2000. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Lisboa: Arcádia, 1979. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ENTLER, Ronaldo. Retrato de uma face velada: Baudelaire e a fotografia. Revista FACOM, São Paulo, n. 17, p. 4-14, 2007. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF). Projeto Político Pedagógico: EMEF Renascer. Cariacica: Secretaria Municipal de Educação, 2024. FARIA, José H. Epistemologia crítica, metodologia e interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir. (eds.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. p. 91-136. FARIA, Paulo A. C. Ciências da Religião e teologia: evolução de uma relação. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1324-1350, 2018. FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994. FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999. FAZENDA, Ivani C. A. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011. FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: pensar, esquivar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. FERREIRA, Amauri C. Ensino Religioso nas fronteiras da ética. Petrópolis: Vozes, 2001. FERREIRA, Amauri C.; SENRA, Flávio. Tendência interdisciplinar das Ciências da Religião no Brasil: o debate epistemológico em torno da interdisciplinaridade e o paralelo com a constituição da área no país. Revista Numen, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 249-269, 2012. FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora. São Paulo: Gustavo Gili, 2012. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. HALL, Dennis R.; HALL, Susan G. American icons: an Encyclopedia of the people, places, and things that have shaped our culture. Connecticut: Greenwood, 2006. HANNAVY, John. Encyclopedia of nineteenth-century photography. New York: Routledge, 2013. HIGUET, Ettiene. A teologia em programas de Ciências da Religião. Revista Correlatio, São Bernardo do Campo, n. 9, p. 37-51, 2006. HIGUET, Ettiene A. Interpretação das imagens na Teologia e nas Ciências da Religião. In: NOGUEIRA, Paulo A. S. (ed.). Linguagens da religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 69-82. HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso nas legislações. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi. (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 68-80. JAPIASSU, Hilton F. Introdução ao pensamento epistemológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2013. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: InterSaberes, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio. Ciência da Religião aplicada ao Ensino Religioso. In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank. (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 603-614. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ITOZ, Sônia. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S. S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 69-79. LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaio sobre a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. [Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para formação continuada]. Brasília: MEC; CNE, 2015. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20N%C2%BA%202%2C%20DE%201%C2%BA%20DE%20JULHO%20DE,de%20segunda%20licenciatura%29%20e%20para%20a%20forma%C3%A7%C3%A3 o%20continuada.. Acesso em: 20 fev. 2024. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. [Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências]. Brasília: MEC; CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2019-pdf/105531-rcp00518/ file#:~:text=Art.%201%C2%BA%20A%20presente%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20institui%20Diretrizes%20Curriculares,da%20doc%C3%AAncia%20do%20Ensino%20Religioso%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica. Acesso em: 20 jan. 2023. MONFORTE, Luiz G. Fotografia pensante. São Paulo: Senac, 1997. MORAN, José M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007. p. 11-66. MORIN, Edgar. Sobre a reforma universitária. In: ALMEIDA, Maria C.; MOTTA, Elias O. (orgs.). Direito educacional e educação no século XXI. Brasília: Unesco, 2002. p. 107-123. MÜLLER, Max. Introduction to the science of religion: four lectures delivered at the Royal Institution with essays on false analogies, and the philosophy of mythology. London: Longmans, 1873. p. 1-15. OLIVEIRA, Clerton Q. O Ensino Religioso na escola: uma análise da formação dos/das professores/as da rede de ensino do Município de Iguatu – Ceará. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022. OLIVEIRA, Michel; HOFFMANN, Maria L. A fotografia na era da incompetência técnica. Revista FAMECOS, Rio Grande do Sul, v. 22, n. 4, p. 86-103, 2015. PASSOS, João D. Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2007. PASSOS, João D. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Revista Ciberteologia, São Paulo, a. VII, n. 34, p. 108-124, 2011. PASSOS, João D.; USARSKI, Frank. Introdução geral. In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank. (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 17-29. PIEPER, Frederico. Ciência (s) da (s) Religião (ões). In: JUNQUEIRA, Sérgio; BRANDENBURG, Laude; KLEIN, Remí. (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 131-138. PONDÉ, Luiz. Em busca de uma cultura epistemológica. In: TEIXEIRA, Faustino (org.). A (s) Ciência (s) da Religião no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2001. p. 57-73. POSSEBON, Elisa P. G.; POSSEBON, Fabricio. As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 57, p. 1252-1278, 2020. ROCHA, Rose M. Morin e Flusser: a teoria da imagem como aventura antropológica e matemática imaginária. Revista Galáxia, São Paulo, n. 25, p. 74-84, 2013. RODRIGUES, Edile F.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: InterSaberes, 2012. RODRIGUES, Elisa. O Ensino Religioso e área de conhecimento. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi. (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 117-130. RODRIGUES, Elisa. Diretrizes do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: aportes teóricos e ideias para a prática docente no Ensino Fundamental. In: SILVEIRA, Emerson S. S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020a. p. 97-112. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, 2020b. ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e a arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009. SÁ, Arnaldo V. F. Fundamentos do Ensino Religioso. Sobral: Egus, 2015. SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANTOS, Boaventura S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. Porto: Afrontamento, 1995. SENRA, Flávio; ALMEIDA, Tatiane. Disciplinaridade e interdisciplinaridade em Ciências da Religião. Revista Interações, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 8-10, 2021. SOARES, Afonso M. L. Religião & Educação: da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. TIELE, Cornelis P. Concepção, objetivo e método da Ciência da Religião. Revista Rever, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 217-228, 2018. TORRES, João C. O. O positivismo no Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, 2018. TWORUSCHKA, Udo. Ciência Prática da Religião: considerações teóricas e metodológicas. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciências da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 577-587. VIESSER, Lizete C. Um paradigma didático para o Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 1994. WULF, Christoph. Homo pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titlePROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO USO DE IMAGENS PARA O ENSINO RELIGIOSO NA EMEF RENASCER EM CARIACICA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Deoclebes Araujo Martins.pdfTCC - Deoclebes Araujo Martins15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.