Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/669| Tipo: | Dissertação |
| Título: | PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO USO DE IMAGENS PARA O ENSINO RELIGIOSO NA EMEF RENASCER EM CARIACICA-ES |
| Autor(es): | Martins, Deoclebes Araujo |
| Primeiro Orientador: | McGeoch, Graham Gerald |
| Primeiro membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
| Segundo membro da banca: | Cardoso, Silas Klein |
| Terceiro membro da banca: | Vilhena, Valeria Cristina |
| Resumo: | A pesquisa propõe relações interdisciplinares entre o Ensino Religioso e um elemento do campo Arte, as imagens, para serem aplicadas nas aulas desse componente curricular no contexto de uma escola pública de Município de Cariacica-ES. Busca-se romper com o modelo fragmentário e descontextualizado da educação nacional que ainda pode ser sentido no cenário educacional pesquisado. Os conceitos de interdisciplinaridade, imagem e imaginário religioso são centrais nessa proposta, de modo que a interdisciplinaridade é entendida como uma ação e parceria entre componentes curriculares capaz de ressignificar as aulas do Ensino Religioso a partir do uso de imagens com os/as estudantes do Ensino Fundamental. Na estrutura de seus capítulos, a pesquisa reflete sobre os principais desafios para a prática docente do Ensino Religioso nas escolas brasileiras, assumindo as Ciências das Religiões como área de referência para sua prática pedagógica e formação docente. O conceito de interdisciplinaridade é demarcado a partir de sua relação com as Ciências das Religiões, pensando na sua aplicação no Ensino Religioso, uma estratégia que parece favorecer a contextualização dos conhecimentos desse componente curricular à luz das experiências de vida dos/as estudantes do Ensino Fundamental. Apresenta-se uma proposta interdisciplinar, na forma de um plano de ensino-aprendizagem genérico, que deve ser ajustado para cada uma das etapas do Ensino Fundamental, seguindo as devidas formalidades. No Brasil, urge a necessidade de estabelecer metodologias e estratégias pedagógicas para inovar as aulas de Ensino Religioso, como um movimento de superação do modelo de educação fragmentado e descontextualizado. A experiência de vida dos/as estudantes deve estar no cerne dessas propostas pedagógicas, e a pesquisa demonstra que uma possibilidade se dá por meio do uso de imagens nas aulas de Ensino Religioso na escola pesquisada. |
| Resumo Alternativo: | The research proposes interdisciplinary relations between Religious Education and an element of the Art field, images, to be applied in the classes of this curricular component in the context of a public school in the Municipality of Cariacica-ES. It seeks to break with the fragmentary and decontextualized model of national education that can still be felt in the researched educational scenario. The concepts of interdisciplinarity, image and religious imaginary are central to this proposal, so that interdisciplinarity is understood as an action and partnership between curricular components capable of resignifying Religious Education classes from the use of images with Elementary School students. In the structure of its chapters, the research reflects on the main challenges for the teaching practice of Religious Education in Brazilian schools, assuming the Sciences of Religions as a reference area for its pedagogical practice and teacher training. The concept of interdisciplinarity is demarcated from its relationship with the Sciences of Religions, thinking about its application in Religious Education, a strategy that seems to favor the contextualization of the knowledge of this curricular component in the light of the life experiences of Elementary School students. An interdisciplinary proposal is presented, in the form of a generic teaching-learning plan, which must be adjusted for each of the stages of Elementary School, following the appropriate formalities. In Brazil, there is an urgent need to establish methodologies and pedagogical strategies to innovate Religious Education classes, as a movement to overcome the fragmented and descontextualized education model. The students' life experience should be at the heart of these pedagogical proposals, and the research demonstrates that one possibility is through the use of images in Religious Education classes in the researched school. |
| Palavras-chave: | Ensino Religioso Interdisciplinaridade Imagens |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/669 |
| Data do documento: | 9-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Deoclebes Araujo Martins.pdf | TCC - Deoclebes Araujo Martins | 15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.