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dc.contributor.advisor1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorCastro, Carmeliza Pereira Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287138832537917pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T20:06:29Z-
dc.date.available2025-06-01-
dc.date.available2025-10-22T20:06:29Z-
dc.date.issued2025-06-01-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/668-
dc.description.abstractThis study deals with the curriculum of the Initial Grades in the municipality of Vila Velha – ES and of the teaching-learning process of the Religious Education subject. Given this scenario, the following question was defined as the research problem: how does the Religious Education subject in the School Curriculum for the Initial Grades from 1st to 5th Grade contribute to the improvement of the teaching-learning process in the Municipality of Vila Velha? Its general objective is to analyze the way in which the teaching-learning process of the Religious Education subject is worked on in the School Curriculum for the Initial Grades from 1st to 5th Grade, in the Municipality of Vila Velha. Among the specific objectives are: to characterize the contents to be worked on by the Religious Education subject in the curriculum for Initial Grades at UMEF Rubem Braga located in the municipality of Vila Velha; to identify the conception that the Initial Grades teachers have regarding the Religious Education School Curriculum; to verify how Religious Education teachers perceive the teaching-learning process of the subject in the Initial Grades and to detect, through field research, the perception of Religious Education teachers in relation to the Curriculum in the Initial Grades in the city of Vila Velha. The study shows that the object of Religious Education depends on several factors, such as the situations that students have to deal with and that concepts from other areas will be necessary for the understanding of various teachings. Regarding bibliographic research, it covers bibliography already made public in relation to the study theme. Regarding the field research, it will involve a survey with teachers of the Religious Education subject and teachers of the Initial Series, assigned to UMFE Rubem Braga in Vila Velha - ES, totaling approximately 25 teachers.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata do currículo dos Anos Iniciais no município de Vila Velha e do processo ensino-aprendizagem do componente curricular Ensino Religioso. Diante deste cenário, delimitou-se como problema de investigação a seguinte questão: de que maneira o componente curricular Ensino Religioso no Currículo Escolar para os Anos iniciais do 1º ao 5º Ano contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Município de Vila Velha? O seu objetivo geral é analisar a forma que é trabalhado o processo ensino-aprendizagem deste componente curricular no Currículo Escolar para os Anos iniciais do 1º ao 5º Ano, no Município de Vila Velha. Entre os objetivos específicos, tem-se: caracterizar os conteúdos a serem trabalhados pelo componente curricular Ensino Religioso no currículo para os Anos iniciais na UMEF Rubem Braga localizada no município de Vila Velha; identificar a concepção que os professores dos Anos Iniciais têm a respeito do Currículo Escolar do Ensino Religioso; verificar como os professores de Ensino Religioso percebem o processo ensino-aprendizagem do componente curricular nos Anos Iniciais e detectar através da pesquisa de campo a percepção dos docentes de Ensino Religioso em relação ao Currículo nos Anos Iniciais no município de Vila Velha. A justificativa do estudo está no fato de mostrar que o objeto do Ensino Religioso depende de vários fatores como as situações que os alunos terão que lidar e que conceitos de outras áreas serão necessários para o entendimento de diversos ensinamentos. Em relação à pesquisa, envolve pesquisa bibliográfica já tornada pública em relação ao tema de estudo. No que diz respeito à pesquisa de campo, envolverá uma pesquisa junto aos professores do componente curricular Ensino Religioso e os professores dos Anos Iniciais, lotados na UMFE Rubem Braga em Vila Velha - ES, num total de aproximadamente 25 professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T20:06:29Z No. of bitstreams: 1 TCC - Carmeliza Pereira Ferreira Castro.pdf: 16993153 bytes, checksum: 4cda1414cf37c3e8599acdf7806b6894 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T20:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Carmeliza Pereira Ferreira Castro.pdf: 16993153 bytes, checksum: 4cda1414cf37c3e8599acdf7806b6894 (MD5) Previous issue date: 2025-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectVila Velhapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titlePROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO DOS ANOS INCIAIS NO MUNICÍPIO DE VILA VELHApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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