Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/668
Tipo: Dissertação
Título: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO DOS ANOS INCIAIS NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA
Autor(es): Castro, Carmeliza Pereira Ferreira
Primeiro Orientador: Filho, Jose Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mario
Terceiro membro da banca: Vargas, Cristina Lens Bastos de
Resumo: O presente estudo trata do currículo dos Anos Iniciais no município de Vila Velha e do processo ensino-aprendizagem do componente curricular Ensino Religioso. Diante deste cenário, delimitou-se como problema de investigação a seguinte questão: de que maneira o componente curricular Ensino Religioso no Currículo Escolar para os Anos iniciais do 1º ao 5º Ano contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Município de Vila Velha? O seu objetivo geral é analisar a forma que é trabalhado o processo ensino-aprendizagem deste componente curricular no Currículo Escolar para os Anos iniciais do 1º ao 5º Ano, no Município de Vila Velha. Entre os objetivos específicos, tem-se: caracterizar os conteúdos a serem trabalhados pelo componente curricular Ensino Religioso no currículo para os Anos iniciais na UMEF Rubem Braga localizada no município de Vila Velha; identificar a concepção que os professores dos Anos Iniciais têm a respeito do Currículo Escolar do Ensino Religioso; verificar como os professores de Ensino Religioso percebem o processo ensino-aprendizagem do componente curricular nos Anos Iniciais e detectar através da pesquisa de campo a percepção dos docentes de Ensino Religioso em relação ao Currículo nos Anos Iniciais no município de Vila Velha. A justificativa do estudo está no fato de mostrar que o objeto do Ensino Religioso depende de vários fatores como as situações que os alunos terão que lidar e que conceitos de outras áreas serão necessários para o entendimento de diversos ensinamentos. Em relação à pesquisa, envolve pesquisa bibliográfica já tornada pública em relação ao tema de estudo. No que diz respeito à pesquisa de campo, envolverá uma pesquisa junto aos professores do componente curricular Ensino Religioso e os professores dos Anos Iniciais, lotados na UMFE Rubem Braga em Vila Velha - ES, num total de aproximadamente 25 professores.
Resumo Alternativo: This study deals with the curriculum of the Initial Grades in the municipality of Vila Velha – ES and of the teaching-learning process of the Religious Education subject. Given this scenario, the following question was defined as the research problem: how does the Religious Education subject in the School Curriculum for the Initial Grades from 1st to 5th Grade contribute to the improvement of the teaching-learning process in the Municipality of Vila Velha? Its general objective is to analyze the way in which the teaching-learning process of the Religious Education subject is worked on in the School Curriculum for the Initial Grades from 1st to 5th Grade, in the Municipality of Vila Velha. Among the specific objectives are: to characterize the contents to be worked on by the Religious Education subject in the curriculum for Initial Grades at UMEF Rubem Braga located in the municipality of Vila Velha; to identify the conception that the Initial Grades teachers have regarding the Religious Education School Curriculum; to verify how Religious Education teachers perceive the teaching-learning process of the subject in the Initial Grades and to detect, through field research, the perception of Religious Education teachers in relation to the Curriculum in the Initial Grades in the city of Vila Velha. The study shows that the object of Religious Education depends on several factors, such as the situations that students have to deal with and that concepts from other areas will be necessary for the understanding of various teachings. Regarding bibliographic research, it covers bibliography already made public in relation to the study theme. Regarding the field research, it will involve a survey with teachers of the Religious Education subject and teachers of the Initial Series, assigned to UMFE Rubem Braga in Vila Velha - ES, totaling approximately 25 teachers.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino Religioso
Currículo
Anos Iniciais
Vila Velha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/668
Data do documento: 1-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carmeliza Pereira Ferreira Castro.pdfTCC - Carmeliza Pereira Ferreira Castro16,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.