Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Rosseto, Selma Correia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4290150093940048pt_BR
dc.creatorMedrado, Jader Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3926918941157649pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T19:30:46Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2025-10-22T19:30:46Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/666-
dc.description.abstractGiven the multiple cultures and diverse religions that permeate Brazil, schools play an important role in implementing a multicultural education that values the diverse peoples that make up Brazilian society. Cultural, religious, and ethnic-racial differences in educational institutions are often marginalized, demeaned, and seen as a classificatory element. It is necessary to think of schools as hybrid and heterogeneous environments where cultures intertwine. In this sense, this dissertation aimed to analyze how content focused on Afro-Brazilian religions is being included in the Religious Education discipline. To this end, the city of Vila Velha/ES was taken as the object of study. The data for analysis came from the application of semi-structured questionnaires to Religious Education teachers working in public education in that city. Based on the analysis of the data, together with the study of educational legislation on the subject, it was found that the city of Vila Velha provides developed conditions for pedagogical practices outside the teaching of Afro-Brazilian religions. In the same way, teachers are useful when addressing such content in the Religious Education discipline.pt_BR
dc.description.resumoDiante das múltiplas culturas e diversas crenças religiosas que permeiam o Brasil, a escola assume um relevante papel na concretização de um ensino multicultural de valorização dos diversos povos que compõem a sociedade brasileira. A diferença cultural, religiosa, étnico-racial, nas instituições de ensino, muitas vezes é marginalizada, inferiorizada e vista como um elemento classificatório. É necessário pensar a escola como um ambiente híbrido e heterogêneo, onde culturas se entrelaçam. Neste sentido, essa dissertação teve como objetivo analisar como estão sendo abordados os conteúdos voltados às religiões afro-brasileiras na disciplina Ensino Religioso. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo o Município de Vila Velha/ES. Os dados de análise foram oriundos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados com docentes de Ensino Religioso atuantes na educação pública do referido município. A partir da análise dos dados, juntamente com o estudo das legislações educacionais acerca da temática, constatou-se que o município de Vila Velha proporciona condições favoráveis às práticas pedagógicas voltadas ao ensino das religiões afro-brasileiras. Da mesma maneira que os docentes se mostram confortáveis em abordar tais conteúdos na disciplina de Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T19:30:46Z No. of bitstreams: 1 TCC - Jader Souza Medrado.pdf: 36948952 bytes, checksum: 02573a69642af33949b7aa573fd0735d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T19:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Jader Souza Medrado.pdf: 36948952 bytes, checksum: 02573a69642af33949b7aa573fd0735d (MD5) Previous issue date: 2024-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Ivani et al. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha - ES. Último andar: PUC-SP, v. 23, 2020, p. 44-60. AQUINO JUNIOR, Fracisco de. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2019-2023. Perspectiva teológica, v. 51, p. 539-554, 2019 ARAGÃO, Gilbraz.; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao ensino religioso. Estudos Teológicos, v. 58, n. 1, 2018, p. 51. BARBOSA NETO, Manoel. A importância do Ensino Religioso para a efetivação da Lei 10.639/03 e para o combate à intolerância religiosa contra as religiões afro-brasileiras. Diversidade Religiosa, v. 7, p. 141-162, 2017 BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: (rito nagô). São Paulo: Ed. Nacional, 1960. BITTENCOURT, Marcelo. História, memória e luta: possibilidades e dificuldades. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. Da África ao Brasil: itinerários da cultura negra. Vitória: Flor e cultura, 2007, p. 227-254. BOTELHO, Denise. Relações raciais na escola: currículo, livro didático e alternativas de ensino. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. A escola e suas cores: cidadania, educação e relações étnicorraciais. Vitória: GM, 2011, p. 27-42 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base, 2019. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. Constituição (1824). Lex: Constituição Política do Império do Brazil, de 25 de março de 1824. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Lei nº. 9.475/97, de 22 de julho de 1997. Nova redação atribuída ao Artigo 33 da Lei nº. 9.394/96, que estabelece Diretrizes de Base da Educação Nacional. In Diário Oficial União, Brasília, Congresso Nacional, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. Brasília: Ministério da Educação e Cultura / Secretaria de Educação Fundamental, 2004. BRASIL. Resolução CNE/CP 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004. BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 5. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. 2018. CAMPOS, Adriana. A África e seus impérios medievais. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. Da África ao Brasil: itinerários da cultura negra. Vitória: Flor e cultura, 2007, p.43-66 CAMPOS, Adriana. Negreiros: o luxo que vem do Oriente. In: CAMPOS, Adriana Pereira et al. (Org.). Impérios e suas matrizes políticas e culturais. Vitória/ES: Flor& Cultura, 2008, p. 144-154 CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016. CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 161, p. 802-820, 2016. CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012 CARDOSO, Marcos. Breve trajetória do ensino religioso no Brasil. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 223-239, 2017 CARVALHO, Enaile. Política e economia mercantil nas terras do Espírito Santo (1790 a 1821). 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais. CARVALHO. Ricardo. Ensino Religioso no currículo escolar: entre a legislação e a perspectiva de professores de escola pública. Dissertação. (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais) Universidade de Taubaté, 2020. CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir. Entre fechamentos e aberturas: o Ensino Religioso no currículoescolar. In:POZZER, Adecir et al (orgs.).Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. CECHETTI, Elcio. A laicização do ensino no brasil (1889-1934). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2016, p.173. CECHETTI, Elcio; SANTOS, Ademir. O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 38, n. 2, 2016, p. 131-141. CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael; RIBEIRO, Elisa. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência (Araxá), v.7, 2011, p. 251-266. CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez, 2013. CONCEIÇÃO, Maria. Africanidades e escolarização do conhecimento histórico: um olhar sobre os materiais didáticos de História. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. A escola e suas cores: cidadania, educação e relações étnicorraciais. Vitória: GM, 2011, p. 43-60. CONDE, Bruno. Tempo de mudanças: os jesuítas e a economia colonial do Espírito Santo (1750-1800). Vitória, ES: Edifes, 2023. COSTA E SILVA, Alberto. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. COSTA E SILVA, Alberto. A Manilha e o Libambo: A África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2002. COSTA, Matheus. Diretrizes curriculares nacionais do ensino religioso: uma proposta fundamentada na ciência da religião. In: Ciências Sociales y Religón. Ciências Sociais e Religião, Porto Alegra, ano 17, n. 23, 2015, p. 51-59. CURY, Carlos. Ensino religioso: retrato histórico de uma polêmica. In: CARVALHO, C. H.; GONÇALVES NETO, W. (Orgs.). Estado, Igreja e Educação: o mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX. Campinas: Alínea, 2010. p. 11-50. DEL PRIORE, Mary. Esquecidos por Deus: monstros no mundo europeu e ibero-americano (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000. DINIZ, D.; CARRIÃO, V. Ensino religioso nas escolas públicas. In: DINIZ, D.; LIONÇO, T.; CARRIÃO, V. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília, DF: Unesco/Letras Livres, 2010. p. 37-61. DUTRA, Robson. A África contemporânea: impasses e reflexões. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. A escravidão atlântica: do domínio sobre a África aos movimentos abolicionistas. Vitória: GM, 2011, p. 91-106. ERN, Edel.; AIRES, Joanez. Contribuições da história das disciplinas escolares para a história do ensino de ciências. Educação e Realidade, n. 32, 2007, p. 91-108. ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado de Cultura. Conselho Estadual de Cultura. Arquitetura. Patrimônio cultural do Espírito Santo. Vitória: SECULT, 2009. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. FERREIRA JR., Amarílio. História da educação brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos: EDUFScar, 2010. FERREIRA JR., Amarilio.; BITTAR, Marisa. Pluralidade linguística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, 2004, p. 174. FERREIRA, Gilson. M.; JESUS, Hélder; VIONET, Roseliene. Legislação do Ensino Religioso na escola: currículo em Vila Velha. Unitas: Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, v. 5, p. 316-332-332, 2017. FERRETTI, Sérgio. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp; Arché Editora, 2013. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso em chave de reflexão antropológica. Revista Diálogo. São Paulo, v 1, 1995. FIM, Minieli. Atividade portuária e processos territoriais: uma abordagem urbanística. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo, UFES. Vitória, 2015. FLORENTINO, Manolo. Aspecto sociodemográficos da presença dos escravizados moçambicanos no Rio de Janeiro, c.1790-c.1850. In: FRAGOSO, J.; FLORENTINO, M; JUCÁ, A; CAMPOS, A. (Org.). Nas rotas do Império: Eixos mercantis, tráfico e relações sociais no mundo português. Vitória: Edufes, 2006, p. 193-244 FLORENTINO, Manolo. Um comércio negreiro singular: tráfico e traficante de africanos no Rio de Janeiro, 1790-1830. In: Liberato, Carlos; Candico, Mariana; Lovejoy, Paul; La France, Renee Souleymane. (Org.). Laços atlânticos: África e africanos durante a era do comércio atlântico de escravizados. 1ed.Luanda: Museu Nacional da Escravatura, 2016, v. 1, p. 105-132. FONAPER. Parâmetros curriculares nacionais do Ensino Religioso. São Paulo, Mundo Mirim, 2009. FRAGOSO, João; GOUVÊA, Mária de Fátima. Nas rotas da governação portuguesa: Rio de Janeiro e Costa da Mina, séculos XVII e XVIII. In: FRAGOSO, J.; FLORENTINO, M; JUCÁ, A; CAMPOS, A. (Org.). Nas rotas do Império: Eixos mercantis, tráfico e relações sociais no mundo português. Vitória: Edufes, 2006, p. 25-72 GEERTZ, Cliford. Observando do Islã. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. GIL, Antônio. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. GIUMBELLI, Emerson. O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar, 2002. GOMES. André Curty. Análise histórico-constitucional da laicidade no Brasil. Revista Direitos Culturais, Santo Ângelo, v. 16, n. 38, p. 175- 196, 2021, p. 175-196. GONZALEZ, Keila; CARVALHO, Leonardo. A trajetória histórica do ensino religioso na escola pública brasileira: discussões sobre as atuais configurações do ensino religioso no país. Anais Sciencult – Simpósio Científico-Cultural, v. 6, n. 11, Paranaíba, p. 1-14, 2015, p. 05. GRALHA, Julio. Egito, Kush e Axum: reinos africanos esquecidos e lembrados. In: Gilvan. Os reinos africanos na antiguidade e Idade Média: uma história para ser (re)contada. Vitória: GM, 2011, p. 23-40. Grinberg, Keila. Escravidão e cidadania no Brasil. In: Carolina Vianna Dantas; Hebe Mattos; Martha Abreu. (Org.). O negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de história. Ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, v. 1, p. 63-72 HALL, Stuart. Identidades culturais no pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1997, p. 8 IBGE. Censo de 2022. INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES. Projeto Especial Cidades de Porte Médio - Subprojeto AUV componente B.31: Elaboração de estudos da bacia do rio Aribiri. Volume VI: Uso do Solo - Estudos Preliminares. Abril/1983. JENSEN, Tina Gudrun. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras: da desafricanização para a reafricanização. Revista de Estudos da Religião nº 1, 2001.p. 2. JESUS, Aloiza. De porta adentro a porta afora: trabalho escravo nas freguesias do Espírito Santo (1850-1871). Dissertação de mestrado. PPGHIS-UFES, 2009. JUNQUEIRA, Sérgio. Laicidade aplicada para o Ensino Religioso no contexto brasileiro. In: Fabio Lanza; Ilídio Fernando; Lucas Luís Jesus da Sukva; Luis Gutavo Patrocinio; Vinicius dos Santos Moreno Bustos; Marcos Vinicius de Freitas Reis. (Org.). Educação, laicidade e a disciplina de Ensino Religioso. Rio Branco: Nepan, 2023, v. 9, p. 72-86. JUNQUEIRA, Sérgio. A construção histórica entre o Ensino Religioso e as Ciências da Religião no cenário brasileiro. In: Pedro A. Ribeiro de Oliveira; Geraldo de Mori. (Org.). Religião e Educação para a cidadania. São Paulo: Paulinas, 2011, v. 1, p. 169-188 JUNQUEIRA, Sérgio. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. LAGO, Rafaela. Crioulos e africanos na Província do Espírito Santo: uma região de contrastes. In: Adriana Pereira Campos; Gilvan Ventura da Silva; Kátia Sausen da Motta. (Org.). O espelho negro de uma nação: a África e sua importância na formação do Brasil. Vitória: EDUFES, 2019, v. 1, p. 159-190. LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001. LITTIG. Eliane. Bem-me-quer, Malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Pistis & Práxis: teologia e pastoral, v. 13, 2021, p. 465. LOVEJOY, Paul. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. MACAGNO, Lorenzo. Outros muçulmanos: Islão e narrativas coloniais. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2006 MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991, p. 154. MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25. MARIANO, Ricardo. Efeitos da secularização do Estado, do pluralismo e do mercado religioso sobre as igrejas pentecostais. Civitas: Revista de Ciências Sociais (Impresso), Porto Alegre, v. 3, n.1, 2003, p. 116. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo, Edições Loyola, 2014, p. 14-15. MARZANO, Andrea. A presença mulçumana na África. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. Os reinos africanos na antiguidade e Idade Média: uma história para ser (re)contada. Vitória: GM, 2011, p. 89-114. MENDONÇA, Marcos. A modernização do atraso: os fundamentos da urbanização de Vitória-1889-1930. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFES. Vitória, 2014, p.84. MERLO, Patrícia. África contemporânea: algumas reflexões sobre os discursos. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. Da África ao Brasil: itinerários da cultura negra. Vitória: Flor e Cultura, 2007, p.207-226. MORBECK, Rafael. A Partilha da África de acordo com a Historiografia Africana. In: XVII Encontro Regional de História (Anpuh-PR). O Futuro do Futuro do Ensino de História? II Encontro do ProfHistória. UEM e XXIV Semana de História, DHI/UEM, 2020, Maringá. Anais Eletrônicos, 2020. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. MOURA, Glória. O direito à diferença. in: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 69. OLIVA, Anderson. A África como berço da humanidade: o debate sobre a anterioridade africana e seus reflexos nos livros didáticos brasileiros. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilva. Os reinos africanos na antiguidade e Idade Média: uma história para ser (re)contada. Vitória: GM, 2011, p. 7-22 OLIVEIRA, Aurenéa; SILVA, Graziella. Discurso docente e comunidade escolar: lei 10.639/2003 e religiões afro-brasileiras. Interações: Cultura e Comunidade (Online), v. 17, p. 54-73, 2022. OLIVEIRA, Gabriel. Padroado régio e Regalismo nos primórdios do Estado Nacional brasileiro (1820-1824). Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, v. 9, 2017, p. 79. PANTOJA, Selma. Angola até as vésperas da independência do Brasil. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilvan. Da África ao Brasil: itinerários da cultura negra. Vitória: Flor e Cultura, 2007, p. 67-100. PASSOS, João. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo, SP: Paulinas, 2007. PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras e seus seguidores. Civitas – Revista de Ciências Sociais v. 3, nº 1, jun. 2003, p. 16. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.938 de 29 de novembro de 2017. Disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de vila velha e dá outras providências. RIBEIRO, Alexandre. Conexões mercantis do rei de Onim em meados do século XIX. In: Alexandre Vieira Ribeiro; Alexsander Gebara. (Org.). Estudos africanos: múltiplas abordagens. 1ed.Niterói: Eduff, 2013, v., p. 413-433. RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. História do ensino religioso no Brasil. In: KLEIN, Remi; BRANDENBURG, Laude Erandi; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (org.). Compêndio do ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2017. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55,2020, p.77-105. ROSSETO, Selma Correia. Ensino Religioso e as tradições religiosas afro-brasileiras na formação continuada de professores no município de Vila Velha (ES): análise e perspectivas dialógicas. 2023. 340f. Tese (Doutorado em Ciências das Religiões). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, 2023, p.113-114. SALETTO, Nara. Donatários, colonos, índios e jesuítas: o início da colonização do Espírito Santo. [Vitória, ES]: Arquivo Público Estadual, 1998, p. 88. SANTOS, Jair. Vila Velha. Onde começou o Estado do Espírito Santo. Fragmentos de uma história. Vila Velha: GM editora, 1999. SANTOS, Rodrigo. Movimento institucional das pessoas favoráveis e contrárias ao ensino religioso. In: KLEIN, Remi; BRANDENBURG, Laude Erandi; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (org.). Compêndio do ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2017, p. 53. SARTÓRIO, Fernando. Uma geopolítica do urbano: Grande Terra Vermelha, Região Metropolitana da Grande Vitória-ES. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Geografia, UFES. Vitória, 2012 SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013. SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete. O ensino jesuítico no período colonial brasileiros: algumas discussões. Educar em Revista, v. 1, 2000, p. 174. SILVA, Eliete; FONSECA, Aparecida. O papel dos gestores no desenvolvimento e implementação da lei 10.639/03 no interior dos espaços escolares. RODRIGUES FILHO, Guimes; MARTINS, Vânia; NASCIMENTO, João. Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Editora Gráfica Lops, 2012, p. 41-58. SILVA, Gilvan; SILVA, Guilherme. A África do Norte na antiguidade: cartagineses, berberes e romanos. In: CAMPOS, Adriana; SILVA, Gilva. Os reinos africanos na antiguidade e Idade Média: uma história para ser (re)contada. Vitória: GM, 2011, p. 41-62. SIQUEIRA, Maria da Penha Smarzaro. A cidade e o porto como fator de desenvolvimento. In: VILLASCHI, Arlindo (Org.). Elementos da economia capixaba e trajetórias de seu desenvolvimento. Vitória, ES: Flor & Cultura, 2011, p. 253-272. SOARES, Mariza. A escravidão atlântica. In: CAMPOS, Adriana Pereira e SILVA, Gilvan Ventura. O sistema escravista luso-brasileiro e o cotidiano da escravidão. Vitória: GM Editora, 2011. SOARES, Mariza. Devotos da cor. Identidade étnica, religiosidade e escravidão. século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. TAGARRO, Helena. A formação histórica e geográfica do bairro Dom João Batista, Vila Velha/ES (1980-2016). 2018. 66fls. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia). Departamento de Geografia. Centro de Ciências Humanas e Naturais. Universidade Federal do Espírito Santo. TAVARES; Alexandre; SILVA, Rubens. Ensino religioso no município de Vila Velha – ES. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.7, 2022, p. 50040-50047. THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. TORRES, Rusiane da Silva; CARVALHO, Guilherme Paiva de. Ensino Religioso e as religiões afro-brasileiras: visões de um professor. EDUCA -Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 16, p. 173-189, out./dez., 2019 TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VALENTE, Gabriela Abuhab. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Proposições. V. 29, N. 1 (86) | jan./abr. 2018, p.115. VILLASCHI, Arlindo. Elementos da economia capixaba e trajetórias de seu desenvolvimento. Vitória, ES: Flor & Cultura, 2011. XAVIER, MARIA; RIBEIRO, MARIA; NORONHA, MARIA. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994. ZANOTELLI, Cláudio, A migração para o litoral: o caso dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Geografares, Vitória, v. 1, nº 1, jun. 2000. ZORZAL, Marta Zorzal. Espirito Santo: Estado, interesses e poder. Vitória, ES: Fundação Ceciliano Abel de Almeida; UFES, Secretaria de Produção e Difusão Cultural, 1995.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectReligiosidade afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NA SALA DE AULA PELA PERSPECTIVA INTERCULTURAL DO ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jader Souza Medrado.pdfTCC - Jader Souza Medrado36,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.