Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.contributor.referee3Damaceno, Geovane dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0796715519361336pt_BR
dc.creatorScarpe, Giselli Thomaz Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494888563906177pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T18:58:09Z-
dc.date.available2025-03-11-
dc.date.available2025-10-22T18:58:09Z-
dc.date.issued2025-03-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/665-
dc.description.abstractThis study investigates the Caxambu de Andorinha, a cultural expression created in 2009 in the city of Jerônimo Monteiro, Espírito Santo, with the purpose of preserving Afro-descendant traditions. The Caxambu, a circular dance that originated on sugarcane and coffee plantations in the Brazilian Southeast in the 19th century, is recognized as Jongo do Sudeste. The research approach was conducted from an anthropological perspective, with an emphasis on Anthropology of Religion, a discipline that is part of the Sciences of Religion, highlighting the ritualistic and symbolic character of this cultural expression. The research investigates the problem of recognizing the Caxambu de Andorinha dance as Brazilian cultural heritage, which is still little valued by the majority of the population. In this way, we sought to recover the history of dance, analyze its process of patrimonialization as Brazilian intangible culture, examine its relationship with the Umbanda religion and discuss the ethno-religious prejudice associated with it. In addition, we highlight the importance of dance in the construction of the community's identity. During the study, we emphasized the researcher's experience with the dance group and the production of a book with high school students, aiming to disseminate knowledge about Caxambu de Andorinha. This experience seeks to contribute to the fight against prejudice and discrimination in society. This study is justified by its contribution to the appreciation of this cultural expression, strengthening its role in preserving memory, combating the silencing imposed on marginalized cultures and promoting diversity in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o Caxambu de Andorinha, manifestação cultural criada em 2009 na cidade de Jerônimo Monteiro, Espírito Santo, com o propósito de preservação das tradições afrodescendentes. O Caxambu, uma dança circular originada nas fazendas de cana e café do Sudeste brasileiro no século XIX, é reconhecido como Jongo do Sudeste. A abordagem da pesquisa foi conduzida sob uma perspectiva antropológica, com ênfase na Antropologia da Religião, disciplina integrante das Ciências da Religião, evidenciando o caráter ritualístico e simbólico dessa expressão cultural. A pesquisa investiga o problema do reconhecimento da dança do Caxambu de Andorinha como patrimônio cultural brasileiro, ainda pouco valorizado pela maioria da população. Dessa forma, buscou-se resgatar o histórico da dança, analisar seu processo de patrimonialização como cultura imaterial brasileira, examinar sua relação com a religião de Umbanda e discutir o preconceito etno-religioso a ela associado. Além disso, destaca-se a importância da dança na construção identitária da comunidade. Durante o estudo foi enfatizado a vivência da pesquisadora com o grupo de dança e a produção de um livro com estudantes do ensino médio, visando à disseminação de conhecimentos sobre o Caxambu de Andorinha. Essa experiência busca contribuir para o enfrentamento do preconceito e da discriminação na sociedade. Justifica-se este estudo por sua contribuição à valorização dessa expressão cultural, fortalecendo seu papel na preservação da memória, no combate aos silenciamentos impostos às culturas marginalizadas e na promoção da diversidade no Brasil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T18:58:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Giselli Thomaz Reis Scarpe.pdf: 40381762 bytes, checksum: 49ce26ea51fd3d0c51721d1c9db0dfce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T18:58:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Giselli Thomaz Reis Scarpe.pdf: 40381762 bytes, checksum: 49ce26ea51fd3d0c51721d1c9db0dfce (MD5) Previous issue date: 2025-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAMORIM, Sara Passabon. A performance bantu do caxambu: entre a ancestralidade e a contemporaneidade. Cousa, 2017. BIRMAN, Patrícia. O que é umbanda. (No Title), 1985. BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Tradução: Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 1974. BRAGA, Rubem. In: SILVA, Adailton da. Relatos sobre o Jongo: Reflexões e episódios de um pesquisador negro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, 2006. CARNEIRO, Edison. Adailton da. Relatos sobre o Jongo: Reflexões e episódios de um pesquisador negro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, 2006, p.16. CARVALHO, José Antônio. Ritmos e resistência: A tradição afro-brasileira no caxambu e no jongo. São Paulo: Editora Brasiliana, 2007. CARVALHO, José Jorge. Um panorama da música afro-brasileira. Parte 1. Dos gêneros tradicionais aos primórdios do samba. Série antropologia, no 275, Dpto de Antropologia da UnB. Brasília: UnB, 2000. COSTA, Renata Oliveira. Caxambu e identidade: Tradição e patrimônio cultural no Espírito Santo. Rio de Janeiro: Editora Memória, 2021. CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. Tradução de Carlos Maria Vasquez Gutiérrez. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2010. DA COSTA VITORINO, Diego. Jongo–a estética da resistência Jongo-la estética de la resistencia Jongo-the aesthetics of resistance. Corpos insurgentes e dissidentes nos processos de educação, 2022. FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Cultura Popular e Patrimônio Imaterial: O contexto do Tambor de Crioula no Maranhão. Revista de Políticas Públicas, São Luís - MA, número especial, ago. 2010. FERRETI, Sérgio. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp; Arché Editora, 2013. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GIRARD, René. O bode expiatório. Tradução: Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2004. GUERRIERO, Silas. Antropologia da religião apud PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. Compêndio de Ciência da Religião . São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo demográfico 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html>. Acesso em: 19 de julho de 2024, s/p. IPHAN. Jongo no Sudeste. Brasília, DF: Iphan, 92 p.: il. color. ; 25 cm. + CD ROM. – (Dossiê Iphan; 5), 2007. GUIMARÃES, Aissa A.; OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Jongos e Caxambus: cultura afro-brasileira no Espírito Santo. Vitória,ES: UFES, Proex, 2018. MONTEIRO, Elaine; SACRAMENTO, Mônica Pereira do. Pontão de Cultura de bem registrado e salvaguarda de Patrimônio Imaterial: a experiência do Jongo no Sudeste. Políticas Culturais: teoria e praxis. <http://www.pontaojongo.uff.br/sites/default/files/upload/pontao_de_cultura_de_bem_registrado_e_salvaguarda_de_patrimonio.pdf/>. Acesso em: 15 de março de 2024. MORAIS, Mariana Ramos de. De macumba a umbanda: o processo de legitimação da religião dita genuinamente brasileira. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, 2019. MORGADO, Ana Cristina. As múltiplas concepções da cultura. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 4, n.1, mar. 2014. MOROUN, Kalyla. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-RIO, 2013. MOURA, Roberto. O samba: Resistência cultural e identidade nacional. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1983. MOURA JUNIOR, Clair da Cunha. O terreiro, a roda e o ritual do caxambu no Espírito Santo. Programa de Pós-graduação em Artes. Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. OLIVEIRA, João Carlos. Cultura e resistência: manifestações afro-brasileiras no século XXI. São Paulo: Editora Cultural, 2018. PEIRANO, Mariza G. S. A análise antropológica de rituais. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 2000. PEIRANO Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2023. PEREIRA, João Carlos. Quilombos e cultura afro-brasileira no Espírito Santo. Vitória: Editora Capixaba, 2012. ROCHA, Eliane Santos. Patrimônio e identidade: O papel das comunidades afrodescendentes no Brasil. São Paulo: Editora Raízes, 2020. ROZENDAHL, Zeny. Hierópolis: o sagrado e o urbano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. SANTOS, Ana Maria. Ritmos da resistência: Tradições afrodescendentes no Espírito Santo. São Paulo: Editora Cultural, 2018. SANTOS, Lucas Henrique dos. & ALMEIDA, Mariana Costa. Patrimônios imateriais: histórias e preservação. Rio de Janeiro: Nova Editora, 2020. SEGALEN, M. Ritos e Rituais Contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. SILVA, Maria do Carmo. Cultura e resistência: A luta pelo reconhecimento das tradições afro-brasileiras. Salvador: Editora Axé, 2015. SILVA, Regina Maria da. Danças rituais afro-brasileiras: raízes e identidades. Salvador: Editora Afrodita, 2015. SLENES, Robert; LARA, Silvia Hunold; PACHECO, Gustavo. Memória do jongo: as gravações históricas de Stanley Stein, 1949. TURNER, Victor W. O processo ritual: Estrutura e Antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974. TURNER, Victor W. Floresta de Símbolos. Niterói: EdUFF, 2005. VERAS, Hermes de Souza. Resenha: Repensando o sincretismo. 2. ed. São Paulo: Edusp; Arché Editora, 2013. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 38 (2): 327-331, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaxambu de Andorinhapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectAntropologia da Religiãopt_BR
dc.subjectPreconceito etno-religiosopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAO SOM DE VERSOS E TAMBORES: o Caxambu de Andorinha e sua religiosidade abrindo espaços, discurso e afirmação de uma identidade local no município de Jerônimo Monteiro-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giselli Thomaz Reis Scarpe.pdfTCC - Giselli Thomaz Reis Scarpe39,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.