Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Edeson dos Anjos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8369505246135326pt_BR
dc.creatorBarros, Edward Wagner Belone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642294590722820pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T18:38:25Z-
dc.date.available2024-09-23-
dc.date.available2025-10-22T18:38:25Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/664-
dc.description.abstractThis dissertation, titled "Religious Education and Human Formation: Contributions of Wolfgang Gruen," investigates religious education within the context of Brazil's National Com- mon Curricular Base (BNCC), focusing on the contributions of the thinker Wolfgang Gruen to the integral formation of the human being. The research starts with an analysis of the misun- derstandings and challenges that pervade the national debate on religious education, exploring fundamental epistemological and methodological aspects. The dissertation examines how Gru- en's thought, influenced by Paul Tillich, has significantly promoted a shift in the approach to religious education in Brazil. Gruen proposes an approach that transcends traditional catechesis, integrating religiosity more deeply and reflectively into the school curriculum. The research explores the impact of Gruen's ideas before and after his contributions, discussing how religious education can evolve to address not only the transmission of factual knowledge about religions but also the promotion of a deeper understanding of religious experience and civic formation. Utilizing a qualitative and exploratory methodology, the research is based on an extensive analysis of relevant literature, including books, articles, journals, and electronic documents, as well as interviews with Wolfgang Gruen. The dissertation aligns with the "Religion and Edu- cation" project of the Faculdade Unida de Vitória, aiming to understand human formation from the perspective of religiosity and its contributions to contemporary society. The main objectives of the dissertation are to investigate Gruen's publications, examine religiosity within religious education, and verify the paradigmatic shifts in the author's thinking. The research proposes that religious education, mediated by cultural, racial, and sexual factors, as suggested by Gruen, can educate students to be agents of social transformation. The dissertation concludes that reli- gious education, when approached inclusively and respectfully, can play a crucial role in the integral formation of students, promoting diversity, mutual respect, and Mutual Acceptance.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada "Ensino Religioso e a Formação do Ser Humano: Contribuições de Wolfgang Gruen", investiga o ensino religioso no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, com foco nas contribuições do pensador Wolfgang Gruen para a formação integral do ser humano. A pesquisa parte de uma análise das incompreensões e desafios que permeiam o debate nacional sobre o ensino religioso, explorando aspectos epistemológicos e metodológicos fundamentais. A dissertação analisa como o pensamento de Gruen, influenciado por Paul Tillich, tem promovido uma mudança significativa no enfoque do ensino religioso no Brasil. Gruen propõe uma abordagem que transcende a catequese tradicional, integrando a religiosidade de forma mais profunda e reflexiva no currículo escolar. A pesquisa examina o impacto das ideias de Gruen antes e depois de suas contribuições, discutindo como o ensino religioso pode evoluir para abordar não apenas a transmissão de conhecimentos factuais sobre religiões, mas também a promoção de uma compreensão mais profunda da experiência religiosa e da formação cidadã. Utilizando uma metodologia qualitativa e exploratória, a pesquisa se baseia em uma análise extensiva da bibliografia relevante, incluindo livros, artigos, revistas e documentos eletrônicos, além de entrevistas com Wolfgang Gruen. A dissertação se alinha ao projeto "Religião e Educação" da Faculdade Unida de Vitória, visando entender a formação humana sob a perspectiva da religiosidade e suas contribuições para a sociedade contemporânea. Os principais objetivos da dissertação são: investigar as publicações de Gruen, examinar a religiosidade dentro do ensino religioso, e verificar as mudanças paradigmáticas no pensamento do autor. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o Ensino Religioso e sua contribuição para a formação integral do ser humano, focando nas contribuições de Wolfgang Gruen e diferenciando os conceitos de ensino religioso e religiosidade, e o impacto desse debate nos estudos relacionados à disciplina. Objetivos específicos: 1. Investigar as publicações de Wolfgang Gruen sobre o Ensino Religioso. 2. Examinar como a religiosidade é abordada no Ensino Religioso. 3. Verificar as mudanças paradigmáticas no pensamento de Gruen sobre a disciplina. A pesquisa propõe que um ensino religioso mediado por fatores culturais, étnicos- raciais e multiculturais, conforme sugerido por Gruen, pode educar alunos para serem agentes de transformação social. A dissertação conclui que o ensino religioso, quando abordado de forma inclusiva e respeitosa, pode desempenhar um papel crucial na formação integral dos alunos, promovendo a diversidade, o respeito mútuo e a Aceitação Mútua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T18:38:25Z No. of bitstreams: 1 TCC - Edward Wagner Belone Barros.pdf: 15332762 bytes, checksum: 0926cc2ce302ce68627d495c8ec0d264 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T18:38:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Edward Wagner Belone Barros.pdf: 15332762 bytes, checksum: 0926cc2ce302ce68627d495c8ec0d264 (MD5) Previous issue date: 2024-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poetica, 1994. BRASIL. Lei n. 5543, de 5 de outubro de 2009. Dispõe sobre a regulamentação do funk cons- ciente como ferramenta pedagógica no ensino religioso. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 2009. Disponível em: <URL>. Acesso em: 04 05 2024 ARAGÃO, Gilbraz. Transdisciplinaridade e diálogo inter-religioso no Recife. In: ARAGÃO, Gilbraz; VICENTE, Mariano. (Orgs.). Espiritualidades, Transdisciplinaridade e Diálogo. Re- cife: UNICAP, 2018. p. 26-46. BAPTISTA Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. O ensino religioso na PUC Minas: breve história e contexto atual. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 21, n. 31, 2023. BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. O Ensino Religioso e a Formação Cidadã. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2015. BRYANT, J. Alison; SMALLWOOD, Amber; SANDERS-JACKSON, Ashley. Mensagens instantâneas, mensagens de texto e redes sociais para adolescentes. Janeiro de 2006. Jornal de Comunicação Mediada por Computador 11(2):577-592. 2006. CARROLL, Jackson. Religious Education and Democratic Citizenship. New York: Oxford University Press, 2017. DEWEY, John. Experience and Education. The Kapa Delta Pi Lectures Series. London: Collier Publishers, 1938. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ELIADE, Mircea. Sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001. GALLO, S. Ensino Religioso e Laicidade. São Paulo: Cortez, 2013. GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991. GIDDENS, Anthony; LASH, Scott; BECK, Ulrich. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 2012. GRUEN, Wolfgang. O "ensino religioso" na escola oficial. 23 - Atualização, Belo Horizonte: O Lutador, v.6, n.64/65, p. 127-143, abr/mai. 1975. GRUEN, Wolfgang. A natureza do Ensino Religioso, à luz de uma aula. 20 - Revista de Cate- quese, São Paulo: UNISAL, v.11, n.44, p. 5-16, out./dez. 1988. GRUEN, Wolfgang. Educação da religiosidade e formação do cidadão hoje. 92 - Teologia em questão, Taubaté: Faculdade Dehoniana, v.3, n.5, p. 87-95, 2004. GRUEN, Wolfgang. O Ensino Religioso na Escola. 20 - Revista de Catequese, São Paulo: UNI- SAL, v.1, n.4, p. 49-58, 1978. Instituto Santo Tomás de Aquino GRUEN, Wolfgang. Ciências da religião numa sociedade multicultural. 120 - Horizonte, Belo Horizonte: PUC Minas, v.3, n.6, p. 15-26, jan. /Jul. 2005. Instituto Santo Tomás de Aquino GRUEN, Wolfgang. Educação religiosa - premissas. 04 - Convergência, Rio de Janeiro: CRB, v.31, n.291, p. 182-192, abr. 1996. GRUEN, Wolfgang. Educação religiosa - premissas. 04 - Convergência, Rio de Janeiro: CRB, v.31, n.291, p. 182-192, abr. 1996. GRUEN, Wolfgang. O "ensino religioso" na escola oficial. Atualização. O Lutador, Belo Horizonte, v. 6, n. 64/65, p. 127-143, abr./maio 1975. GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola pública. Belo Horizonte: Universidade Ca- tólica de Minas Gerais, 1978. GROSS, Eduardo. O conceito de Fé em Paul Tillich. Correlatio. V. 12, n.23, jun. 2013, p. 7-26. HAMARI, Juho; SHERNOFF, David; ROWE, Elizabeth; COLLER, Brianno; ASBELL- CLARK, Jodi; EDWARDS, Teo. Challenging games help students learn: An empirical study on engagement, flow and immersion in game-based learning. Computers in Human Behvior. Volume 54, p. 170-179. Jan, 2016, HICK, J. (1989). An Interpretation of Religion: Human Responses to the Transcendent. Yale University Press. HUANG, Wen-Hao David; HOOD, Denice Ward; YOO, Sun Joo. Gender Divide and Accep- tance of Collaborative Web 2.0 Applications for Learning in Higher Education. Internet and Higher Education, v16 p57-65 Jan 2013. In: https://eric.ed.gov/?id=EJ1006620. Acessado em 05/01/2024. JUNQUEIRA, S (Org.). Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ciência da Religião aplicada ao ensino religioso. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 610 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1997. LIBÂNEO, José Carlos. Educação: pedagogia e didática. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Di- dática e formação de professores. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1997, p.77-129. LIBÂNIO, João Batista. Introdução à vida intelectual. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. LOPES DA ROCHA, M. Formação Docente em Ensino Religioso. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. LOUCKS-HORSLEY, S. et al. Designing Professional Development for Teachers of Science and Mathematics. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2003. LUCKIN, Rosemary, et al. Do Web 2.0 tools really open the door to learning? Practices, per- ceptions and profiles of 11–16-year-old students. Learning, Media and Technology Vol. 34, No. 2, June 2009, 87–104. In: https://www.researchgate.net/publica- tion/249032946_Do_Web_20_tools_really_open_the_door_to_learning_Practices_percep- tions_and_profiles_of_11-16-year-old_students. Acessado em 05/01/2024. MOORE, D. (2007). Overcoming Religious Illiteracy: A Cultural Studies Approach to the Study of Religion in Secondary Education. Palgrave Macmillan. NOGUEIRA-GODSEY, Elaine. Religious Education for Global Citizenship. Oxford: Oxford University Press, 2020. PARGAMENT, K.I. (1999). The Psychology of Religion and Spirituality? Yes and No. The International Journal for the Psychology of Religion, 9(1), 3-16. PAUCK, Wilhelm; PAUCK, Marion. Paul Tillich. His life & Thought. Vol.I: Life. New York: Harper & Row, Publishers, 1976. PIAGET, J. (1964). Part I: Cognitive development in children: Piaget development and learn- ing. Journal of research in science teaching. SIQUEIRA, Giseli do Prado. Tensões entre duas propostas de Ensino Religioso: estudo do fe- nômeno religioso e/ou educação da religiosidade. Dissertação (mestrado em Ciências da Reli- gião) São Paulo: PUC-SP, 2003. SIQUEIRA, Giseli do Prado; BAPTISTA, Paulo Agostinho N. e SILVA, Wellington Teodoro da. A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição so-bre a Educação e a Juventude. Horizonte. Belo Horizonte: PUC-Minas, v. 16, n. 50, maio/ago. de 2018. pp. 648-676. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/arti- cle/view/P.2175-5841.2018v16n50p64813557. Acesso em 29/06/2024 SELWYN, Nei, O que queremos dizer com “educação” e “tecnologia”? Em: SELWYN, N. Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011. Trad. FERREIRA Giselle Martins dos Santos, Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyques- tions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acessado em 05/01/2024. SILVEIRA, V. Entre a teoria e a prática: limites da aplicação da ciência da religião na produ- ção dos livros didáticos de Ensino Religioso no Fundamental 01. São Paulo: PUCSP, 2016. Secretaria de Estado da Educação. Resolução SEE-MG nº4.660/2021. Estabelece, para a rede Pública Estadual de Educação Básica, os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas do Calendário Escolar do ano 2023. 2024. P.174 -175 Belo Horizonte, MG TEIXEIRA, Faustino. Ciencias da Religião e “Ensino do Religioso”. In: SENA, L. (org). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 67-82 TILLICH, Paul. La Dimension perdida: indigência y esperanza de nuestro tiempo. Bilbao: Des- clée, 1970. TILLICH, Paul. A Coragem de Ser. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. TORRES, C. A. Educação e Justiça Social. Porto Alegre: Artmed, 2016. Usarski, F. (2007). Ciência da Religião: uma disciplina referencial. Em: Sena, L. (Org.). Ensino Religioso e Formação Docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em Diálogo. 2ª Ed. São Paulo: Paulinas, pp. 47-62. VYGOTSKY, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological pro- cesses. Harvard University Press. WARSCHAUER, M., & MATUCHNIAK, T. (2010). New Technology and Digital Worlds: Analyzing Evidence of Equity in Access, Use, and Outcomes. Review of Research in Educa- tion, 34(1), 179–225. WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (Orgs.). Introdução. Ensino médio público no Dis- trito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: UNB, 2018. WILGES, I. Cultura religiosa: as religiões no mundo. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1982.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectWolfgang Gruenpt_BR
dc.subjectDiversidade Religiosapt_BR
dc.subjectAceitação Mútuapt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO DO SER HUMANO: Contribuições de Wolfgang Gruenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edward Wagner Belone Barros.pdfTCC - Edward Wagner Belone Barros14,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.