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Tipo: Dissertação
Título: IMPLEMENTAÇÃO EMPÍRICA DE ALGUMAS AÇÕES PREVENTIVAS NA SAÚDE MENTAL LABORAL DOCENTE: PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS SÉRIES INICIAIS EM VILA VELHA – ES
Autor(es): Soares, Maria Angela Sabina
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Beltrão, Monique Ferreira Monteiro
Resumo: O presente estudo tem o objetivo geral de sensibilizar as instituições públicas no Município de Vila Velha, para implementação de projetos reais, legitimados com ações benéficas no combate ao mal docente, propondo um trabalho de atendimento diferenciado aos professores de ER com multiprofissionais (psicólogos). Como objetivos específicos, foram traçados os seguintes: estudar os desafios enfrentados pelo(a) professor(a) de ER e sua trajetória histórica desde o período colonial até os dias atuais; criar espaços nas formações docentes de ER na perspectiva da proposta de práticas dialógicas, possibilitando dinâmicas de amparo e acolhimento; investigar e analisar no município de Vila Velha sintomas psicossomáticos na classe docente de ER que podem afetar saúde mental; propor ações preventivas e significativas como forma de amenizar os impactos sofridos por fatores externos tais como: dupla ou tripla jornada de trabalho, estresse, depressão, intolerância religiosa, desvalorização salarial, preconceito com o componente curricular de ER e os(as) professores(as) envolvidos com ela, ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, pretende-se elucidar a seguinte problemática: “Como as demandas específicas do ER nas séries iniciais do Ensino Fundamental I impactam a saúde mental dos professores, especialmente considerando os desafios relacionados à diversidade religiosa no Brasil e as pressões adicionais impostas pela pandemia do COVID-19?”. A metodologia de pesquisa escolhida foi à fenomenológica, que tem na psicologia uma das suas áreas de atuação, uma vez que esta proporciona relacionar a minha vivência pessoal-existencial com a profissionalidade, como meu existir enquanto pessoa diante de conflitos internos e uma complexidade e oscilações de sentimentos. “ir ao próprio fenômeno para desvendá-lo, tal como se mostra em si mesmo, independente de teorias a seu respeito”. Por fim, conclui-se que o ER é uma disciplina ainda desvalorizada, que por muitas vezes, tende a não valorizar e reconhecer a importância dos profissionais que atuam na área.
Resumo Alternativo: The present study has the general objective of sensitizing public institutions in the Municipality of Vila Velha, to implement real projects, legitimized with beneficial actions in the fight against teaching evil, proposing a differentiated service work for RE teachers with multi-professionals (psychologists). As specific objectives, the following were outlined: studying the challenges faced by RE teachers and their historical trajectory from the colonial period to the present day; create spaces in RE teaching training from the perspective of proposing dialogical practices, enabling dynamics of support and reception; investigate and analyze psychosomatic symptoms in the RE teaching class in the municipality of Vila Velha that may affect mental health; propose preventive and significant actions as a way of mitigating the impacts suffered by external factors such as: double or triple working hours, stress, depression, religious intolerance, salary devaluation, prejudice against the RE curricular component and teachers ) involved with her, throughout her professional career. In this way, we intend to elucidate the following problem: “How the specific demands of ER in the initial grades of Elementary School I impact the mental health of teachers, especially considering the challenges related to religious diversity in Brazil and the additional pressures imposed by the coronavirus pandemic COVID-19?". The research methodology chosen was phenomenological, which has psychology as one of its areas of activity, as it allows me to relate my personal-existential experience with professionalism, such as my existence as a person in the face of internal conflicts and complexity and oscillations. of feelings. “go to the phenomenon itself to unveil it, as it appears in itself, independent of theories about it”. Finally, it is concluded that RE is a discipline that is still undervalued, which often tends not to value and recognize the importance of professionals who work in the area.
Palavras-chave: Ensino religioso
Professores
Saúde mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/657
Data do documento: 20-Set-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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