Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/656
Tipo: | Dissertação |
Título: | FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE FORMAÇÕES INICIAIS DIVERSAS NUMA ESCOLA DE CARIACICA-ES |
Autor(es): | Schwab, Arthur Rocha |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, José Mario |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, José Mario |
Segundo membro da banca: | Marlow, Rosani Muniz |
Resumo: | A presente pesquisa investigou de forma exploratória a formação continuada de professores de Ensino Religioso do Ensino Fundamental de uma escola do município de Cariacica-ES. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral contribuir para a reflexão e discussão acerca de uma nova visão da formação continuada do professor de Educação Religiosa que atua no Ensino Fundamental do sistema educacional brasileiro. Para tal alcance, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, na EMEF “Jacqueline Sodré” localizada no município de Cariacica, na qual foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes da instituição. O procedimento supracitado visou responder ao seguinte questionamento: Como foi desenvolvida a formação continuada dos professores de Educação Religiosa do Ensino Fundamental da EMEF Jacqueline Sodré? Como resultado, foi possível verificar, a partir das respostas dos docentes entrevistados, evidências de uma reformulação na sua graduação e na sua formação continuada. Quando exploramos a tecnicidade do professor de Ensino Religioso do Ensino Fundamental no estado do Espírito Santo, deparamo-nos com formações iniciais rasas e insuficientes para o domínio do exercício da docência; formações continuadas distantes da realidade escolar, professores admitindo que não foram devidamente instruídos em sua área de atuação, negligenciados em suas práticas pedagógicas em sala de aula. |
Resumo Alternativo: | When we explore the technicality of the Elementary School Religious Education teacher in the state of Espírito Santo, we come across initial training that is shallow and insufficient for mastering teaching; continued training far from the school reality, teachers admitting that they were not properly instructed in their area of expertise, neglected in their pedagogical practices in the classroom. This research investigated in an exploratory manner the continued initial training of Religious Education teachers in Elementary School at a school in the city of Cariacica-ES. In this way, this study had the general objective of contributing to reflection and discussion about a new vision of the continued training of Religious Education teachers who work in Elementary Education in the Brazilian educational system. To achieve this, qualitative field research was carried out at EMEF “Jacqueline Sodré” located in the municipality of Cariacica, in which semi-structured interviews were carried out with seven teachers from the institution. The aforementioned procedure aimed to answer the following question: How was the initial and continuing training of Religious Education teachers in Elementary School at EMEF Jacqueline Sodré developed? As a result, it was possible to verify, based on the responses of the interviewed teachers, evidence of a reformulation in their graduation and in their continuing education. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Formação Inicial Formação Continuada Prática Pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/656 |
Data do documento: | 7-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Arthur Rocha Schwab.pdf | TCC - Arthur Rocha Schwab | 18,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.