Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Schubert, Arlete Maria Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010708242466735pt_BR
dc.contributor.referee3Neres, Manoel Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0378425001061863pt_BR
dc.creatorSantos, Márcia de Abreu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278932129955554pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-09T15:02:56Z-
dc.date.available2024-08-26-
dc.date.available2025-10-09T15:02:56Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/653-
dc.description.abstractThis work presents the theme: Religious Education and Socio-emotional Kills for the Elementary School student at the Severiano Pereira Braga Municipal School in the Municipality of Cidade Ocidental-GO and has its problem question: How socio-emotional skills can contribute to Religious Education based on the students comprehensive training? The following hypothesis can he raised: the relationship between peers at school. In this way, three authors were defined to compose the theoretical framework: Edgar Morin, where He addresses the field of study of human understanding and its multidimensionality, pointing out the emotional issue of the individual, the thought of Carl Gustav Jung portraying the archetypes of the child’s colletive unconscious, addressing the field of psychology and religion and the vision of Lawrence Kohlberg, where his theoretical student’s life stages. This research aims to identify elements in socio-emotional skills that contribute to Religious Education based on the Sciences of Religious and proposing contributions in relation to the practice of the component at the Severiano Pereira Municipal School. The specific objectives are represented as follows: to address the role of Religious Sciences and schools, Religious Education inserted in the BNCC, the proposal of Religious Sciences for Religious Education and by end bringing the effects that the pandemic caused on the educational scenario from the Religious Education aspects. The methodology used in this study is bibliographic, documentary and data collection through a questionnaire. The educational product will be a proposal for continued training for teachers at Escola Municipal Severiano Pereira Braga to fill provide gaps in teaching knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o tema: O Ensino Religioso e as competências socioemocionais para o/a estudante do Ensino Fundamental na Escola Municipal Severiano Pereira Braga no Município de Cidade Ocidental-GO. Sua pergunta problema é a seguinte: como as competências socioemocionais podem contribuir ao ER com base na formação integral dos/as discentes? Levanta-se a seguinte hipótese: a relação dos dois elementos, ER e competências socioemocionais, se constrói a partir das relações entre os pares na escola. Dessa forma, três autores foram elencados para compor o quadro teórico da pesquisa: Edgar Morin, que aborda o campo de estudo da compreensão humana e sua multidimensionalidade, apontando para a questão emocional do indivíduo; Carl Gustav Jung, que retrata os arquétipos do inconsciente coletivo da criança, abordando o campo da Psicologia e da religião; e Lawrence Kohlberg, que analisa o nível pleno e a maturidade moral do indivíduo na evolução dos estágios de vida do/a estudante. A pesquisa visa identificar, nas competências socioemocionais, elementos contribuintes ao ER alicerçado nas Ciências das Religiões, bem como propor contribuições em relação à prática desse componente curricular na Escola Municipal Severiano Pereira Braga. Os objetivos específicos estão assim representados: abordar o papel das Ciências das Religiões e do ER escolar; demonstrar como o ER está presente nas escolas públicas; apresentar o ER na BNCC e a proposta das Ciências das Religiões para esse componente curricular; e, por fim, refletir sobre os efeitos que a pandemia da Covid-19 causou no cenário educacional sob os aspectos do ER. A metodologia utilizada neste estudo é de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso com coleta de dados, por meio de questionários. O produto educacional será uma proposta de formação continuada para os/as professores/as da Escola Municipal Severiano Pereira Braga para suprir lacunas no conhecimento docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-09T15:02:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Marcia de Abreu Santos.pdf: 24500562 bytes, checksum: 789fa428c0c99bdadbb9e714b61872c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-09T15:02:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Marcia de Abreu Santos.pdf: 24500562 bytes, checksum: 789fa428c0c99bdadbb9e714b61872c9 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo da Ciência da Religião e sua aplicação aos ER. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARROYO, Miguel G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília: MEC, 2008. BARBOSA, Roseane S. G. A prática de ER não confessional nas abordagens da Revista Diálogo. Revista Relegens Thréskeia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 71–85, 2013. BATAGLIA, Patrícia U. R.; MORAIS, Alessandra.; LEPRE, Rita M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Revista Estudos de Psicologia, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 25-32, 2010. BIAGGIO, Ângela M. Kohlberg e a comunidade justa: promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia Reflexiva Crítica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 47–69, 1997. BISHOP, P. Jung’s answer to job: a commentary. London: Brunner-Routledge, 2002. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. BRASILEIRO, Marislei S. E. ER na escola: o papel das Ciências das Religiões. Tese (Doutorado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. BYNGTON, Carlos A. B. A construção amorosa do saber: o fundamento e a finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana. São Paulo: Religare, 2004. CAMURÇA, Marcelo A. Entre as ciências humanas e a teologia. São Paulo: Paulinas, 2003. CAMPOS, Fabiano V. Max Müller e a ciência. Revista Senso, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020. CARBETT, L. Psyche and the sacred. New Orleans: Spring Journal, 2007. CIDADE OCIDENTAL (Cidade). Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Documento curricular: Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano. Cidade Ocidental: Prefeitura Municipal, 2022. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. DELORS, Jacques. A educação ou a utopia necessária. Brasília: UNESCO, 2010. ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA (EMSPB). Projeto Político Pedagógico. Cidade Ocidental: Secretaria de Educação, 2024. GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. FAÇANHA, Marta B.; STEPHANINI, Valdir. Aspecto do ER na Base Nacional Comum Curricular: os fundamentos para educação de qualidade. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 477–496, 2021. FIGUEIREDO, Anísia P. Educação da dimensão religiosa no ambiente escolar. São Paulo: FTD, 1993. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ER (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais para o ER. São Paulo: Ave Maria, 1997. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ER (FONAPER). Estatuto do Fórum Nacional Permanente do ER (FONAPER). Florianópolis: FONAPER, 2000. HALL, Calvin. S.; LINDZEY, Gardner. CAMPBEL, John. B. Teorias da personalidade. São Paulo: EPU, 1973. HAMMER, O. Jungism. Leiden: Brill, 2006. HAMMOND, Linda D. A importância da formação docente. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 2230-2247, 2014. HARADA, Hermógenes. O fenômeno religioso: crenças, religiões, igrejas e seitas: quem são? Santo André: [s.n.], 2000. IDEA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.idea.unicamp.br/. Acesso em: 28 dez. 2023. JUNG, Carl G. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1971. JUNG, Carl G. Fundamentos da Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 1978. JUNG, Carl G. On the nature of the psyche. Princeton: Princeton University Press, 1981. JUNG, Carl G. The structure and dynamics of the Psyche. Princeton University, 1990. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do ER no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ciência da Religião Aplicada ao ER. In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank. Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 609-618. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Diversidade cultural religiosa na escola. Revista Senso, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-5, 2021. KÜNG, Hans; KUSCHELL, Karl-Josef. Per un’etica mondiale. nLa dichiarazione per un’etica mondiale. Milano: Rizoli, 1995. LEMANN [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://observattório.movimentopelabase Acesso em: 31 mai. 2024. MAILLARD, Christine. Jung, Carl Gustav. Leiden: Brill, 2006. KOHLBERG, Lawrence; POWER, F. C; HIGGINGS, A. La education moral segun Lawrence Kohlberg. Barcelona: Gedisa, 1997. MARIN, Angela H.; SILVA, Cecília T.; ANDRADE, Erica I. D.; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora C. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, São Leopoldo, v. 3, n. 2, p. 92-103, 2017. MARUYAMA, Magoroh. Mindiscapes, individuais and cultures in management. Journal of Management Inquiry, [s.l.], v. 2, n. 2, p. 138-154, 1993. MINAYO, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014. MIRANDA, Punita. C. G. Jung e a religião. Revista do Instituto Junguiano de São Paulo, São Paulo, v. 4, p. 1-31, 2019. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000. OLIVEIRA, Pedro A. R. Teologia e Ciências da Religião: uma área acadêmica. São Paulo: Soter; Loyola, 1995. OLIVEIRA, Roberto C. O trabalho do antropólogo. 2 ed. São Paulo: UNESP; Brasília: Paralelo 15, 1998. OLIVEIRA, Lilian B. Formação de docentes para o ER: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Matinho Lutero. Tese (Doutorado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2003. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. In: UNESCO [Site institucional]. 10 dez. 1948. Disponível em: https://www.unicef. org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 20 dez. 2023. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Declaração de princípios sobre a tolerância. Paris: UNESCO, 1995. PASSOS, João D. ER: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PYE, Michael. Refletindo sobre a pluralidade das religiões. Revista Numen, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, p. 9-23, 2004. REGO, Sérgio. Teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget e Lawrence Kolhberg. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. RIBEIRO, Antônia E. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência, Araxá, n. 4, p. 129–148, 2008. ROCHA, Marcos P. F. O ER na escola pública brasileira: relação entre o conhecimento religioso e a escola. Revista Valore, Volta Redonda, v. 1, n. 1, p. 82-94, 2016. RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do ER: uma proposta a partir da Ciência da Religião. Revista Interações - Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230–241, 2013. RUEDELL, Pedro. Educação religiosa: fundamentação antropológica-cultural da religião segundo Paul Tillich. São Paulo: Paulinas, 2007. SACRISTÁN, José G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Revista HistedBR, Campinas, v. 1, n. 1, p. 1-38, 2005. SETTE, Catarina P.; ALVES Gisele. Competências socioemocionais: a importância do desenvolvimento e monitoramento para a educação integral. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2021. SHAMDASANI, S. Jung and the making modern psychology: the dream of a science. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. SILVA, Isaac P. ER em sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. Revista Unitas, Vitória, v. 2, p. 166-174, 2014. SOARES, Afonso M. L. A religião & educação: da ciência da religião ao ER. São Paulo: Paulinas, 2010. SHAMBASANI, Sonu. Jung and the making of modern psychotherapy: the dream of a Science. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. STEIN, Murray. On the importance of numinous experience in the alchemy of individuation. 2018. Disponível em: http://murraystein.com/articles.shtml. Acesso em: 20 dez. 2023. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ação Direta de Inconstitucionalidade: ADI 4439 DF. [ER nas escolas públicas]. Brasília: STF, 2017. Disponível em: https://www. jusbrasil.com.br/jurisprudencia/stf/770051486. Acesso em: 20 jun. 2024. TWORUSKA, Udo. Ciência Prática da Religião: considerações teóricas e metodológicas. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. UNESCO [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.unesco.org/en. Acesso em: 30 out. 2023. WASSERSTROM, Steven M. Religion after religion: Gershom Scholem, Mircea Eliade and Henry Corbin at Eranos. Princeton: Princeton University Press, 1999. VAZ, Henrique C. L. Religião e modernidade filosófica. São Paulo: Loyola, 1992.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectCompetências Socioemocionaispt_BR
dc.subjectERpt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA O/A ESTUDANTE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA NO MUNICÍPIO DE CIDADE OCIDENTAL-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcia de Abreu Santos.pdfTCC - Marcia de Abreu Santos23,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.