Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/653
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ENSINO RELIGIOSO E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA O/A ESTUDANTE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA NO MUNICÍPIO DE CIDADE OCIDENTAL-GO |
Autor(es): | Santos, Márcia de Abreu |
Primeiro Orientador: | Stephanini, Valdir |
Primeiro membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Segundo membro da banca: | Schubert, Arlete Maria Pinheiro |
Terceiro membro da banca: | Neres, Manoel Barbosa |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o tema: O Ensino Religioso e as competências socioemocionais para o/a estudante do Ensino Fundamental na Escola Municipal Severiano Pereira Braga no Município de Cidade Ocidental-GO. Sua pergunta problema é a seguinte: como as competências socioemocionais podem contribuir ao ER com base na formação integral dos/as discentes? Levanta-se a seguinte hipótese: a relação dos dois elementos, ER e competências socioemocionais, se constrói a partir das relações entre os pares na escola. Dessa forma, três autores foram elencados para compor o quadro teórico da pesquisa: Edgar Morin, que aborda o campo de estudo da compreensão humana e sua multidimensionalidade, apontando para a questão emocional do indivíduo; Carl Gustav Jung, que retrata os arquétipos do inconsciente coletivo da criança, abordando o campo da Psicologia e da religião; e Lawrence Kohlberg, que analisa o nível pleno e a maturidade moral do indivíduo na evolução dos estágios de vida do/a estudante. A pesquisa visa identificar, nas competências socioemocionais, elementos contribuintes ao ER alicerçado nas Ciências das Religiões, bem como propor contribuições em relação à prática desse componente curricular na Escola Municipal Severiano Pereira Braga. Os objetivos específicos estão assim representados: abordar o papel das Ciências das Religiões e do ER escolar; demonstrar como o ER está presente nas escolas públicas; apresentar o ER na BNCC e a proposta das Ciências das Religiões para esse componente curricular; e, por fim, refletir sobre os efeitos que a pandemia da Covid-19 causou no cenário educacional sob os aspectos do ER. A metodologia utilizada neste estudo é de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso com coleta de dados, por meio de questionários. O produto educacional será uma proposta de formação continuada para os/as professores/as da Escola Municipal Severiano Pereira Braga para suprir lacunas no conhecimento docente. |
Resumo Alternativo: | This work presents the theme: Religious Education and Socio-emotional Kills for the Elementary School student at the Severiano Pereira Braga Municipal School in the Municipality of Cidade Ocidental-GO and has its problem question: How socio-emotional skills can contribute to Religious Education based on the students comprehensive training? The following hypothesis can he raised: the relationship between peers at school. In this way, three authors were defined to compose the theoretical framework: Edgar Morin, where He addresses the field of study of human understanding and its multidimensionality, pointing out the emotional issue of the individual, the thought of Carl Gustav Jung portraying the archetypes of the child’s colletive unconscious, addressing the field of psychology and religion and the vision of Lawrence Kohlberg, where his theoretical student’s life stages. This research aims to identify elements in socio-emotional skills that contribute to Religious Education based on the Sciences of Religious and proposing contributions in relation to the practice of the component at the Severiano Pereira Municipal School. The specific objectives are represented as follows: to address the role of Religious Sciences and schools, Religious Education inserted in the BNCC, the proposal of Religious Sciences for Religious Education and by end bringing the effects that the pandemic caused on the educational scenario from the Religious Education aspects. The methodology used in this study is bibliographic, documentary and data collection through a questionnaire. The educational product will be a proposal for continued training for teachers at Escola Municipal Severiano Pereira Braga to fill provide gaps in teaching knowledge. |
Palavras-chave: | Ciências das Religiões Competências Socioemocionais ER Escola Pública |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/653 |
Data do documento: | 26-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marcia de Abreu Santos.pdf | TCC - Marcia de Abreu Santos | 23,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.