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dc.contributor.advisor1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorNass, Luzinete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941437211504205pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-09T14:47:22Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2025-10-09T14:47:22Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/652-
dc.description.abstractThe present research aims to understand the new format of Religious Education, emphasizing the teaching of the subject at the EMEF school "Professora Izaura de Almeida Silva". Specifically, the objective was to verify what the main challenges of the ER teacher are in the current context of teaching this discipline; analyze the new ER format for contemporary public basic schools; relate the objectives of this new version of ER with the objectives of the State under the teaching of religion at the EMEF school "Professora Izaura de Almeida Silva". To this end, practical classes were developed to address ER through the use of constructivist technological tools, with the intention of encouraging the use of this teaching format by readers of this research and other teachers at EMEF "Professora Izaura de Almeida Silva". The research problem was determined to be the question of how the EMEF professor "Professora Izaura de Almeida Silva" should teach content related to RE, from a new teaching perspective, making this curricular component significant for the constructivist training of students? The methodology selected for the work was bibliographical, qualitative and explanatory research, and the instruments used were the development of pedagogical materials for the interactive virtual platform, a practical class, with 9th grade students, through some virtual activities, application of questionnaire for students. At the end of this research, a product was developed, which is an intervention project, which can be used by ER teachers in Elementary School II in the basic education network.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender o novo formato de Ensino Religioso, dando ênfase para o ensino da disciplina na escola EMEF "Professora Izaura de Almeida Silva". Especificamente objetivou-se verificar quais são os principais desafios do professor de ER sob o contexto atual do ensino dessa disciplina; analisar o novo formato do ER para a escola contemporânea básica pública; relacionar quais são os objetivos desta nova versão do ER com os objetivos do Estado sob o ensino de religião na escola EMEF "Professora Izaura de Almeida Silva". Para isso, desenvolveram-se as aulas práticas, para abordar o ER através do uso de ferramentas tecnológicas construtivistas, na intenção de incentivar a utilização deste formato de ensino, pelos leitores desta pesquisa e demais professores da EMEF “Professora Izaura de Almeida Silva”. Determinou-se como problema de pesquisa o questionamento sobre como o professor da EMEF "Professora Izaura de Almeida Silva", deverá ministrar os conteúdos relacionados ao ER, sob a nova perspectiva de ensino, tornando esse componente curricular significativo para a formação construtivista dos alunos? A metodologia selecionada para o trabalho foi à pesquisa bibliográfica, qualitativa e explicativa, e os instrumentos utilizados foram elaboração de materiais pedagógicos para a plataforma virtual interativa, uma aula prática, com os alunos do 9° ano, através de algumas atividades virtuais, aplicação de questionário para os estudantes. Ao final dessa pesquisa, desenvolveu-se um produto, sendo ele um projeto de intervenção, que poderá ser utilizado por professores de ER no ensino fundamental II da rede básica de educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-09T14:47:22Z No. of bitstreams: 1 TCC - Luzinete Nass.pdf: 16815854 bytes, checksum: 90018d0a6d17a4e8b6a80603a4c8ab5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-09T14:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Luzinete Nass.pdf: 16815854 bytes, checksum: 90018d0a6d17a4e8b6a80603a4c8ab5c (MD5) Previous issue date: 2024-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA NOVA PERSPECTIVA DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR E A FORMAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS NA ESCOLA EMEF “PROFESSORA IZAURA DE ALMEIDA SILVA” SOB A ÓTICA DAS TEORIAS DE VYGOSTSKY E PIAGETpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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