Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/650
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO RELIGIOSO E LAICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA |
Autor(es): | Costa, Helenita Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, José Mario |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, José Mario |
Segundo membro da banca: | Filho, Jose Adriano |
Terceiro membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Resumo: | A religião tem se apresentado como um paradoxo, devido ajudar as pessoas a viverem melhor e ao mesmo tempo divide grupos em processos de exclusão. Já o Ensino Religioso ocorre em um campo de disputa de poder entre as religiões que atuam no Brasil. Este estudo buscou responder à pergunta problema: como é trabalhado a laicidade no Ensino Religioso na matriz curricular dos anos iniciais da Rede Municipal de Vila Velha-ES? Tendo como hipótese: a laicidade não é trabalhada no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha. Contou com o objetivo geral: propor Portaria sobre a inclusão da laicidade do Estado brasileiro no Ensino Religioso, de forma ética no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha-ES. E, objetivos específicos: descrever sobre a laicidade no Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil; descrever sobre ética na educação voltada para a laicidade; e propor de um Plano para Inserção (PI) do ER laico nos anos iniciais Rede de Ensino pesquisada. O quadro teórico contou com os estudiosos Júlio Adam, Michael Apple, Marion Brepohl, Patrícia Corsino, Carlos Jamil Cury, Luigi Ferrajoli, Sérgio Junqueira, Tomaz Tadeu da Silva, dentre outros. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, de forma qualitativa. Resultados: Apesar de que o Brasil tenha a garantia legal de ser um Estado laico, o secularismo ainda enfrenta desafios, principalmente no âmbito educacional, onde as questões religiosas, às vezes, se misturam às questões políticas; que a educação, quando é conduzida com respeito à diversidade e aos princípios democráticos, pode ser uma importante ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por isso a sugestão de se inserir o ER laico na etapa da Educação Básica estudada. |
Resumo Alternativo: | Religion has presented itself as a paradox, because it helps people to live better lives and at the same time divides groups into processes of exclusion. Religious Education, on the other hand, takes place in a field of power struggles between the religions that operate in Brazil. This study sought to answer the problem question: how is secularism worked into Religious Education in the curriculum matrix of the early years of the Vila Velha-ES Municipal Network? The hypothesis was that secularism is not addressed in the curriculum of the early years of primary school in the Vila Velha Municipal Education Network. The general objective was to propose an Ordinance on the inclusion of the secularity of the Brazilian State in Religious Education, in an ethical manner in the curriculum of the initial years of Primary Education, in the Municipal Education Network of Vila Velha-ES. And, specific objectives: to describe secularism in Religious Education in the Early Years of Primary Education in Brazil; to describe ethics in education geared towards secularism; and to propose a Plan for the Insertion (PI) of secular RE in the early years of the researched Education Network. The theoretical framework included scholars such as Júlio Adam, Michael Apple, Marion Brepohl, Patrícia Corsino, Carlos Jamil Cury, Luigi Ferrajoli, Sérgio Junqueira, Tomaz Tadeu da Silva, among others. The study was carried out by means of bibliographical and documentary research, in a qualitative manner. Results: Although Brazil has the legal guarantee of being a secular state, secularism still faces challenges, especially in the educational sphere, where religious issues sometimes mix with political issues; that education, when it is conducted with respect for diversity and democratic principles, can be an important tool for building a fairer and more egalitarian society, hence the suggestion to insert secular RE at the stage of Basic Education studied. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Anos Iniciais Laicidade Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/650 |
Data do documento: | 12-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Helenita Ribeiro Costa.pdf | TCC - Helenita Ribeiro Costa | 13,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.