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dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Caldeira, Cleusa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1352608348575791pt_BR
dc.creatorALVES, ALYSSON GAMBARTI-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573530457780318pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-07T17:13:12Z-
dc.date.available2024-04-04-
dc.date.available2025-10-07T17:13:12Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/648-
dc.description.abstractThe following research explores theosis (deification) in Eastern Orthodox Theology, with an emphasis on its relevance for religious studies and its role in understanding Christian religious experience. The central question investigates how Religious Studies can incorporate religious experience into their analyses without compromising academic rigor when addressing metaphysical aspects. The hypothesis proposes that such experience can serve as an essential hermeneutical key to understanding faith (in its individual aspect) and its impact on practices and worldviews (as collective manifestations). This study primarily seeks to understand how theosis directly influences the relationship between the sacred and the individual/social life of believers. Theoretically, the work is based on Mircea Eliade’s phenomenology of religion, examining the historical, phenomenological, and hermeneutical dimensions of the religious phenomenon. The methodology includes a historical review of theosis, along with a critical analysis of theological texts, considering the manifestation of the sacred in the practical life of Orthodox Christians. The main findings show that theosis plays a central role in the Orthodox tradition, offering a unique perspective on the relationship between God and humanity, marked by a mystical and transformative union, distinct from Western conceptions. The research also highlights the importance of recognizing religious experience as a legitimate and valuable tool in academic studies, broadening the scope of Religious Studies and offering a more inclusive and integrative approach to the study of religions.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa a seguir explora a theosis (deificação) na Teologia Ortodoxa Oriental, com ênfase em sua relevância para os estudos de religião e a compreensão de seu papel na experiência religiosa cristã. A questão central investiga de que maneira as Ciências das Religiões podem incorporar a vivência religiosa em suas análises, sem comprometer o rigor acadêmico ao abordar aspectos metafísicos. A hipótese propõe que essa experiência pode servir como uma chave hermenêutica essencial para entender a fé (em seu aspecto individual) e seu impacto nas práticas e visões de mundo (enquanto manifestação coletiva). Este estudo busca, sobretudo, compreender como a theosis influencia diretamente a relação entre o sagrado e a vida individual/social dos fiéis. Teoricamente, o trabalho apoia-se na fenomenologia da religião de Mircea Eliade, examinando as dimensões histórica, fenomenológica e hermenêutica do fenômeno religioso. A metodologia inclui uma revisão histórica da theosis, além de uma análise crítica de textos teológicos, considerando a manifestação do sagrado na vida prática dos cristãos ortodoxos. Os principais achados mostram que a theosis desempenha um papel central na tradição ortodoxa, proporcionando uma visão única da relação entre Deus e o ser humano, marcada por uma união mística e transformadora, distinta das concepções ocidentais. A pesquisa também revela a importância de reconhecer a experiência religiosa como uma ferramenta legítima e valiosa nos estudos acadêmicos, ampliando as perspectivas das Ciências das Religiões e oferecendo uma abordagem mais inclusiva e integradora para os estudos de religiões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-07T17:13:12Z No. of bitstreams: 1 TCC - Alysson Gambarti Alves.pdf: 18004800 bytes, checksum: 17a85ba1af8d4d1383b61ee6bec189d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-07T17:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Alysson Gambarti Alves.pdf: 18004800 bytes, checksum: 17a85ba1af8d4d1383b61ee6bec189d1 (MD5) Previous issue date: 2024-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeificaçãopt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectEstudos de religiãopt_BR
dc.subjectTeologia Ortodoxapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleTHEOSIS: O LUGAR DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NOS ESTUDOS DE RELIGIÃO A PARTIR DA TEOLOGIA ORTODOXApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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