Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/646
Tipo: Tese
Título: O ENSINO RELIGIOSO E OS ASPECTOS DOCENTES EM RELAÇÃO AO TRABALHO DA MATEMÁTICA DE FORMA INTERCOMPONENTE COM A ETNOMATEMÁTICA EM TURMA DE 6º ANO NA EEEFM “CÓRREGO DE SANTA MARIA” DE SÃO MATEUS – ES
Autor(es): Bastianelli, Ricardo
Primeiro Orientador: Filho, Jose Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Quarto membro da banca: Vargas, Cristina Lens Bastos de
Quinto membro da banca: Andreatta, Cidimar
Resumo: O presente trabalho traz uma proposta intercomponente entre a Matemática e o Ensino Religioso, a qual deverá contribuir com a superação das concepções unilaterais sobre os componentes curriculares, identificando-as com as demais áreas de conhecimento, ressignificando, assim, esses componentes curriculares que ainda são vistos com olhares estereotipados. Desse modo, este estudo pretende buscar caminhos para que, de maneira intercomponente, o Ensino Religioso seja trabalhado com a Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano), de uma forma que ambos os componentes curriculares, ao serem ministrados, obtenham os resultados esperados pelos docentes. Assim, determinou-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: De que maneira o processo de ensino etnomatemático pode proporcionar um estudo intercomponente entre a Matemática e o Ensino Religioso, visando atingir resultados satisfatórios? Para isso, objetiva-se analisar a viabilidade de desenvolver práticas de ensino-aprendizagem, utilizando os componentes curriculares de Matemática e Ensino Religioso de maneira intercomponente, como instrumentalização pedagógica para a aprendizagem. Como objetivos específicos, espera-se: compreender a relação existente entre Matemática e Ensino Religioso no processo pedagógico; analisar de que maneiras os componentes curriculares podem ser trabalhadas em conjunto; realizar pesquisas de campo para compreender a viabilidade de desenvolver práticas de ensino-aprendizagem, utilizando os componentes curriculares de Matemática e Ensino Religioso, de modo intercomponente, para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na EEEFM “CÓRREGO DE SANTA MARIA”, de São Mateus – ES; discutir e refletir sobre os dados obtidos com a pesquisa de campo. Sendo assim, organizou-se este trabalho em quatro capítulos, os quais abordam temas relacionados à Etnomatemática: análise sobre o conceito e a aplicação; o ensino religioso enquanto prática em sala de aula; métodos para o desenvolvimento do produto; e percurso metodológico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base em artigos e livros que enfocam a Matemática e o Ensino Religioso como recurso para um ensino-aprendizagem focado na prática docente intercomponente, contextualizada e baseada na vivência dos estudantes. Desenvolveu-se também uma pesquisa de campo, buscando investigar estudantes e professores do 6º ano, da EEEFM “CÓRREGO DE SANTA MARIA”, localizada no município de São Mateus-ES, com base na realidade prática do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e do Ensino Religioso no Ensino Fundamental. Sendo assim, conclui-se que, ao incorporar elementos da cultura e da religião no ensino da Matemática, os estudantes podem se sentir mais motivados e engajados na aprendizagem, pois reconhecem sua identidade e vivências refletidas no conteúdo abordado. Além disso, essa abordagem intercomponente permite explorar conexões entre conceitos matemáticos e simbologias religiosas, ampliando o entendimento dos estudantes sobre ambos os temas, a partir do posicionamento de teóricos como Andrade, Bizzo, Costa, Damaceno, D’Ambrosio, Espíndola, Freire, Libâneo, Polidoro, entre outros autores renomados sobre o ER e a Etnomatemática.
Resumo Alternativo: This work brings an intercomponent proposal between Mathematics and Religious Education, which should contribute to overcoming unilateral conceptions about curricular components, identifying them with other areas of knowledge, thus giving new meaning to those curricular components that are still seen with stereotypical looks. Thus, this study intends to seek ways so that, in an intercomponent manner, Religious Education is worked with Mathematics in the final years of Elementary School (6th year), in a way that both curricular components, when taught, obtain the results expected by teachers. Thus, the following question was determined as a research problem: How can the ethnomathematical teaching process provide an intercomponent study between Mathematics and Religious Education, aiming to achieve satisfactory results? To this end, the objective is to analyze the feasibility of developing teaching-learning practices, using the curricular components of Mathematics and Religious Education in an intercomponent manner, as pedagogical instrumentation for learning. As specific objectives, it is expected to: understand the relationship between Mathematics and Religious Education in the pedagogical process; analyze how curricular components can be worked together; carry out field research to understand the feasibility of developing teaching-learning practices, using the curricular components of Mathematics and Religious Education, in an intercomponent way, for students from the 6th year of Elementary School at EEEFM "CÓRREGO DE SANTA MARIA”, de São Mateus – ES; discuss and reflect on the data obtained from field research. Therefore, this work was organized into four chapters, which address topics related to Ethnomathematics: analysis of the concept and application; as classroom practice; methods for product development. The methodology used was bibliographical research, based on articles and books that focus on Mathematics and Religious Education as a resource for teaching-learning focused on intercomponent teaching practice, contextualized and based on the students' experiences. A field research was also developed, seeking to investigate students and teachers from the 6th year, from the EEEFM "CÓRREGO DE SANTA MARIA”, located in the municipality of São Mateus-ES, based on the practical reality of the teaching-learning process of Mathematics and Religious Education in Elementary School. Therefore, it is concluded that, by incorporating elements of culture and religion in the teaching of Mathematics, students can feel more motivated and engaged in learning, as they recognize their identity and experiences reflected in the content covered. Furthermore, this intercomponent approach allows you to explore connections between mathematical concepts and religious symbolism, expanding students' understanding of both themes, based on the positioning of theorists such as Andrade, Bizzo, Costa, Damaceno, D'Ambrosio, Espíndola, Freire, Libâneo, Polidoro, among other renowned authors on ER and Ethnomathematics.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Etnomatemática
Intercomponente
Ensino Fundamental
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/646
Data do documento: 9-Out-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Ricardo Bastianelli.pdfTese - Ricardo Bastianelli40,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.