Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/645
Tipo: | Tese |
Título: | DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAL RELIGIOSA NA OBRA LITERÁRIA TENDA DOS MILAGRES DE JORGE AMADO: CONTRIBUIÇÃO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO, ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Silva, Joana D’Arc Araújo |
Primeiro Orientador: | Ulrich, Claudete Beise |
Primeiro membro da banca: | Ulrich, Claudete Beise |
Segundo membro da banca: | Filho, Jose Adriano |
Terceiro membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Quarto membro da banca: | Drago, Rogério |
Quinto membro da banca: | Paz, Nivia Ivette Núñez de La |
Resumo: | A tese Diversidade e pluralidade cultural religiosa na obra literária Tenda dos Milagres de Jorge Amado: contribuição para as práticas pedagógicas do componente curricular Ensino Religioso, Ensino Fundamental apresenta como objetivo geral: conhecer e compreender a obra literária Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, identificando a pluralidade e a diversidade cultural religiosa na formação do povo baiano/brasileiro, como recurso pedagógico para o componente curricular Ensino Religioso, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, e, como objetivos específicos: apresentar o autor Jorge Amado e suas relações entre literatura e religião; identificar como a obra literária Tenda dos Milagres apresenta a diversidade e a pluralidade cultural religiosa; analisar a relação da literatura com a diversidade cultural religiosa; refletir sobre as relações pedagógicas possíveis entre o componente curricular Ensino Religioso e a obra literária Tenda dos Milagres; desenvolver recursos pedagógicos para o Ensino Religioso plural, a partir da obra literária Tenda dos Milagres. Busca-se responder à questão problema: como a diversidade e a pluralidade cultural religiosa na obra Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, pode contribuir com as propostas pedagógicas inclusivas no componente curricular Ensino Religioso do Ensino Fundamental? Toma-se como hipótese que a obra Tenda dos Milagres contribui para o reconhecimento e valorização da diversidade e pluralidade cultural religiosa para as aulas do componente curricular Ensino Religioso. Para que os objetivos sejam alcançados, trabalha-se com a pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e com o estudo da obra literária Tenda dos Milagres, do autor Jorge Amado. Os conceitos teóricos refletidos foram diversidade e pluralidade cultural religiosa, sincretismo religioso, mestiçagem cultural, intolerância religiosa, diálogo e componente curricular Ensino Religioso plural, refletidos a partir de teóricos/as como Jorge Amado, Paula Sperb, Lilia Moritz Schwarcz, Ilana Seltzer Goldstein, Reginaldo Prandi, Antonio Manzatto e Paulo Freire. O produto educacional, resultado da construção da tese, foi o projeto Círculo de Diálogo Literário, que possibilita a intersecção da leitura da obra Tenda dos Milagres no componente curricular Ensino Religioso plural, não confessional com a literatura, alinhados à Base Nacional Comum Curricular. |
Resumo Alternativo: | The thesis “Diversity and religious cultural plurality in the literary work Tenda dos Milagres by Jorge Amado: contribution to the pedagogical practices of the curricular component Religious Education, Elementary Education” had as its general objective: to know and understand the literary work Tenda dos Milagres by Jorge Amado, identifying the religious cultural plurality and diversity in the formation of the Bahian/Brazilian people, as a pedagogical resource for the curricular component Religious Education, from the perspective of the National Common Curricular Base and as specific objectives: to present the author Jorge Amado and his relations between Literature and religion; to identify how the literary work Tenda dos Milagres presents religious cultural diversity and plurality; to analyze the relation of literature with religious cultural diversity; to reflect on the possible pedagogical relations between the curricular component Religious Education and the literary work Tenda dos Milagres; to develop pedagogical resources for plural Religious Education, based on the literary work Tenda dos Milagres. The aim was to answer the following question: how can religious cultural diversity and plurality in Jorge Amado's work Tenda dos Milagres contribute to inclusive pedagogical proposals in the Religious Education Curricular Component of Elementary School? Based on the hypothesis that the work Tenda dos Milagres contributes to the recognition and appreciation of religious cultural diversity and plurality for classes in the Religious Education curricular component. In order to achieve the objectives, qualitative, bibliographical, and documentary research were used, as well as the study of the literary work Tenda dos Milagres, by Jorge Amado. The theoretical concepts reflected were religious cultural diversity and plurality, religious syncretism, cultural miscegenation, religious intolerance, and dialogue in the Religious Education curricular component, reflected on the basis of theorists such as Jorge Amado, Paula Sperb, Lilia Moritz Schwarcz, Ilana Seltzer Goldstein, Reginaldo Prandi, Antonio Manzatto, and Paulo Freire. The educational product, resulting from the construction of the thesis, was the Literary Dialogue Circle project, enabling the intersection of the reading of the work Tenda dos Milagres with the curricular component of plural, non-confessional Religious Education with Literature, aligned with the National Common Curricular Base. |
Palavras-chave: | Tenda dos Milagres Literatura Ensino Religioso Diversidade e Pluralidade Círculo de Diálogo Literário Cultural Religiosa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/645 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Joana D'arc Araújo Silva.pdf | Tese - Joana D'arc Araújo Silva | 28,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.