Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Stephanini, Valdir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5136346521376309 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Stephanini, Valdir | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5136346521376309 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Francisco de Assis Souza dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240820674289937 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brotto, Julio Cezar de Paula | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1572132876854513 | pt_BR |
dc.creator | Monteiro, Hérika de Castilho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0565408552210069 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T16:05:32Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27 | - |
dc.date.available | 2025-09-26T16:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/644 | - |
dc.description.abstract | The objective of this research is to carry out an analysis of the legislation and the school curriculum of Religious Education in the context of public schools in the Municipality of Vila Velha-ES. We seek to answer the following question-problem: how can the curriculum, in a transdisciplinary perspective, contribute to the teaching practice of Religious Education in Special Education, especially in the context of the education network of the Municipality of Vila Velha-ES? To this end, the concepts of curriculum and transdisciplinarity are explored as a theoretical framework, respectively, according to the thought of Miguel Arroyo, Edgar Morin and Basarab Nicolescu, having also in the beginning of the dialogue a possibility of combining the reading of diversity with the possibilities of apprehension and elaboration of knowledge continuously and critically. This will be done through bibliographic, documentary and field research methodology. In three chapters, education, Religious Education and social inclusion are addressed, considering the historical aspects and the influence of religion in the Brazilian territory. Then, it focuses on the contributions of the curriculum to Religious Education and inclusion, ascertaining the reality of this curricular component and Special Education in relation to teaching practice. Finally, the results of the field research are presented, emphasizing the strengths and weaknesses related to the influence of religion in the teaching-learning process. The professional aspect of the research consists in the presentation of a transdisciplinary curricular proposal, which involves Religious Education and Special Education, based on the assumptions of the BNCC, for the municipal school system of Vila Velha-ES. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo da presente pesquisa consiste em realizar uma análise da legislação e do currículo escolar de Ensino Religioso no contexto das escolas públicas do Município de Vila Velha-ES. Procura-se responder a seguinte questão-problema: como o currículo, em perspectiva transdisciplinar, pode contribuir para a prática docente do Ensino Religioso na Educação Especial, mormente no contexto da rede de ensino do Município de Vila Velha-ES? Para tanto, explora-se como referencial teórico os conceitos de currículo e de transdisciplinaridade, respectivamente, segundo o pensamento de Miguel Arroyo, Edgar Morin e Basarab Nicolescu, tendo ainda no princípio do diálogo uma possibilidade de combinar a leitura da diversidade com as possibilidades de apreensão e elaboração do conhecimento continua e criticamente. Isso será feito através da metodologia bibliográfica, documental e da pesquisa de campo. Em três capítulos, aborda-se a educação, o Ensino Religioso e a inclusão social, considerando os aspectos históricos e a e a influência da religião no território brasileiro. Depois, concentra-se nas contribuições do currículo para o Ensino Religioso e para a inclusão, averiguando a realidade desse componente curricular e da Educação Especial em relação à prática docente. Por último, apresenta-se os resultados da pesquisa de campo, enfatizando os pontos fortes e fracos relacionados à influência da religião no processo de ensino-aprendizagem. O aspecto profissional da pesquisa consiste na apresentação de uma proposta curricular transdisciplinar, que envolve o Ensino Religioso e a Educação Especial, tendo como base os pressupostos da BNCC, para a rede municipal de ensino de Vila Velha-ES. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-26T16:05:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Hérika de Castilho Monteiro.pdf: 32013033 bytes, checksum: 6b36d004cf54a880882d213412121123 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-26T16:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Hérika de Castilho Monteiro.pdf: 32013033 bytes, checksum: 6b36d004cf54a880882d213412121123 (MD5) Previous issue date: 2024-02-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | AINSCOW, M; FERREIRA, W. Compreendendo a educação inclusiva: algumas reflexões sobre experiências internacionais. In: RODRIGUES, David. (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto: Porto, 2003. p. 83-98. ALVARENGA, Augusta T. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de ideias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 9-29, 2005. ALVES, Rubem. O que é religião. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. ARAGÃO, G.; SOUZA, M. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao ensino religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARAGAO, H. Reeducar escola. Rio de Janeiro: Segmento, 2002. ARROYO, Miguel. Currículo: território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. BASTOS, Ana C. A. C. A formação do professor de Ensino Religioso: um olhar sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. BECKER Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. BOWLBY, John. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo: Martins Fontes, 1988. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. [Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 20 jul. 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20 jul. 2023. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN: Educação Física. Brasília: MEC; SEF, 1997a. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997b. [Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. BRASIL. A Educação Especial no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: CDI, 1999. BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Prevenção de deficiências: proposta metodológica. Brasília: CORDE, 1994. BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Acessibilidade. Brasília: SEDH, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2017. BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. CAILLOIS, Roger. O homem e o sagrado. Lisboa: 70, 2008. CARMO, A. A. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, recupera e descrimina. Brasília: Secretaria do Desporto, 1991. CARVALHO, Rosita E. A nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997. CARNEIRO, Sandra M. S. Liberdade religiosa, proselitismo ou ecumenismo: controvérsias nas escolas públicas do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 28, 2004, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2004. p. 2-28. [pdf]. CARNEIRO, Maria F. Metodologia da transdisciplinaridade e teoria do conhecimento. Curitiba: Juruá, 2015. CASSEB, Samir A. Cultura de paz e não-violência no Ensino Religioso: possibilidades através da vida e obra de Mahatma Gandhi. Monografia (Licenciatura em Ciências da Religião) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2009. CORREIA, L. Educação inclusiva ou educação apropriada? In: RODRIGUES, David. (org.). Educação e Diferença: valores e práticas para uma Educação Inclusiva. Porto: Porto, 2001. p. 52-71. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-213, 2004. D’AMBRÓSIO, Ubiratam. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999. DEL PRIORE, Mary; VENANCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2002. FERREIRA JÚNIOR, A.; BITTAR, M. Educação e capitalismo periférico globalizado. Revista Ser Social, Brasília, v. 1, p. 153-194, 1999. FIGUEIREDO, Anísia P. O Ensino Religioso – perspectivas: tendências e desafios. Petrópolis: Vozes, 1996. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. 8. ed. São Paulo: Ave Maria, 2006. GANDA, Danielle R.; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 46, p. 71-80, 2018. GAVÉRIO, Marco A. Aberrações tropicais: representações da monstruosidade no teatro Latino-Americano. Revista Áskesis, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 188-192, 2020. GUIMARÃES, Francisco; ROLDÃO, Maria C. A educação para a cidadania e o programa de educação moral religiosa católica-edição de 2014 (P-2004): sob o olhar de Pedro D’Orey da Cunha. Revista Investigar em Educação, Portugal, v. 11, n. 10, p. 59-72, 2019. IBGE [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 ago. 2023. JANNUZZI, Gilberta S. M. Educação do deficiente no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. JULIANO, Maria C. C.; YUNES, Maria A. M. Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Revista Ambiente e Sociedade, São Paulo, a. XVII, n. 3, p. 135-154, 2014. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. LARROSA, Jorge; LARA, Nuria P. Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998. LUCENA, Ana Maria S.; SARAIVA, Emerson S. S.; ALMEIDA, Luís S. C. A dialógica como princípio metodológico transdisciplinar na pesquisa em Educação. Revista Milenium, São Paulo, n. 50, p. 179-196, 2016. MACLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma crítica nos fundamentos da educação. Porto alegre: Artes Médicas, 1997. MAKIYAMA, M. T. O Ensino Religioso. Revista Videtur, [s.l.], n. 4, p. 1-8, 2003. MELLO, Daniel. Ensino Religioso em escolas públicas pode gerar discriminação, avalia professor. In: AGÊNCIA BRASIL [Site institucional]. 23 ago. 2009. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2009-08-23/ensino-religioso-em-escolas-pu blicas-pode-gerar-discriminacao-avalia-professor. Acesso em: 20 dez. 2023. MOREIRA, Antonio F. B. Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. MOREIRA, Antonio F. B.; CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. In: MOREIRA, Antonio F.; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: MEC; SEB, 2007. p. 83-111. MORIN, Edgar. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: NASCIMENTO, Elimar P.; PENA-VEJA, Alfredo. (orgs.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. p. 27-42. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999. NÓVOA, António. Em busca da lucidez e da coerência: para um prefácio. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; CHICON, J. F. (orgs.) A Educação Inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2010. p. 1-16. NUNES, Débora R. P.; AZEVEDO, Mariana Q. O.; SCHMIDT, Carlo. Inclusão e educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013. OLIVEIRA, Lilian B. Ensino Religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: UNESCO, 1996. ORO, Ari P.; STEIL, Carlos A. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. PACE, Enzo. Religião e globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. PADILHA, Paulo R. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez, 2004. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo L. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 172-212, 2004. PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. PIERUCCI, Antônio F.; PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996. POLETTO, Michele; KOLLER, Silvia H. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 3, p. 405-416, 2008. ROCHA, Dom Geraldo L. Para CNBB, Ensino Religioso faz parte da educação integral. In: AGÊNCIA BRASIL [Site institucional]. 23 ago. 2009. Disponível em: https://educacao. uol.com.br/noticias/2009/08/23/para-cnbb-ensino-religioso-faz-parte-da-educacao-integral.ht m#:~:text=Para%20ele%2C%20a%20religi%C3%A3o%20%C3%A9%20parte%20importante%20no,que%20sejam%20ministradas%20aulas%20religiosas%20nas%20escolas%20p%C3%BAblicas.. Acesso em: 08 dez. 2023. RIBEIRO, Sonia M.; ARAÚJO, Paulo F. A formação acadêmica refletindo na expansão do desporto adaptado: uma abordagem brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 57-69, 2004. RODRIGUES, Graciele M. Demarcações sociais e as relações didáticas na escola: considerações acerca da inclusão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 43-56, 2004. RUEDELL, Pedro. Fundamentação antropológica-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2005. SACRISTÁN, José G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SALKAS, Kristen; MAGAÑA, Sandy; MARQUES, Isabela; MIRZA, Mansha. Spirituality in latino families of children with autismo spectrum disorder. Journal of Family Social Work, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 38-55, 2016. SANCHES, Isabel; TEODORO, Antonio. Procurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 20, n. 2, p. 105-114, 2007. SANTOS, Taciana B. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Revista Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. 18, 2021. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 1996. SCHUNK, D. H. Self efficacity and academic motivation. Journal Educational Psychologist, [s.l.], v. 26, n. 4, p. 207-231, 1991. SILVA, Eliane M. Religião, diversidade e valores culturais: conceitos teóricos e a educação para a cidadania. Revista Rever, São Paulo, n. 2, p. 1-14, 2004. SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SIMÃO, Ana Margarida V.; FRISON, Lourdes M. B. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 2-20, 2013. VENANCIO, Joana Darc. BNCC e o Ensino Religioso: Somente Cultura? O que é da fé? In: A12 [Site institucional]. 21 jun. 2018. Disponível em https://www.a12.com/redacaoa12/ brasil/a-bncc-e-o-ensino-religioso-somente-cultura-o-que-e-da-fe. Acesso em: 15 out. 2023. VIEIRA, Sofia L.; FREITAS, Isabel M. S. Política educacional no Brasil: uma introdução histórica. Brasília: Plano, 2003. PREFEITURA DE VILA VELHA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2023. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Proposta curricular do Ensino Fundamental da rede municipal de Vila Velha. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2008a. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha: 1º ao 9º ano. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2008b. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Lei nº 5.938, de 29 de novembro de 2017. (Disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de Vila Velha e dá outras providências. Vila Velha: Prefeitura Municipal. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L593820 17.html. Acesso em: 02 ago. 2023. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Base Municipal Curricular de Vila Velha: 1ª versão. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2018. VON, Cristina. Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. São Paulo: Petrópolis, 2003. WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de) colonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Abya-Yala, 2005. WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 2002. YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 15, p. 190-202, 2014. YUNES, Maria A. M. Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família. Revista Psicologia em Estudo, São Paulo, v. 8, p. 75-84, 2003. ZIMMERMAN, B. J. Da modelagem cognitiva à autorregulação: uma carreira social cognitiva. Revista Psicólogo Educacional, São Paulo, n. 48, p. 135-147, 2013. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Currículo Transdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | PRÁTICA DOCENTE E ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSTA CURRICULAR PARA PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hérika de Castilho Monteiro.pdf | TCC - Hérika de Castilho Monteiro | 31,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.