Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/644
Tipo: | Dissertação |
Título: | PRÁTICA DOCENTE E ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSTA CURRICULAR PARA PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES |
Autor(es): | Monteiro, Hérika de Castilho |
Primeiro Orientador: | Stephanini, Valdir |
Primeiro membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Segundo membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Brotto, Julio Cezar de Paula |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa consiste em realizar uma análise da legislação e do currículo escolar de Ensino Religioso no contexto das escolas públicas do Município de Vila Velha-ES. Procura-se responder a seguinte questão-problema: como o currículo, em perspectiva transdisciplinar, pode contribuir para a prática docente do Ensino Religioso na Educação Especial, mormente no contexto da rede de ensino do Município de Vila Velha-ES? Para tanto, explora-se como referencial teórico os conceitos de currículo e de transdisciplinaridade, respectivamente, segundo o pensamento de Miguel Arroyo, Edgar Morin e Basarab Nicolescu, tendo ainda no princípio do diálogo uma possibilidade de combinar a leitura da diversidade com as possibilidades de apreensão e elaboração do conhecimento continua e criticamente. Isso será feito através da metodologia bibliográfica, documental e da pesquisa de campo. Em três capítulos, aborda-se a educação, o Ensino Religioso e a inclusão social, considerando os aspectos históricos e a e a influência da religião no território brasileiro. Depois, concentra-se nas contribuições do currículo para o Ensino Religioso e para a inclusão, averiguando a realidade desse componente curricular e da Educação Especial em relação à prática docente. Por último, apresenta-se os resultados da pesquisa de campo, enfatizando os pontos fortes e fracos relacionados à influência da religião no processo de ensino-aprendizagem. O aspecto profissional da pesquisa consiste na apresentação de uma proposta curricular transdisciplinar, que envolve o Ensino Religioso e a Educação Especial, tendo como base os pressupostos da BNCC, para a rede municipal de ensino de Vila Velha-ES. |
Resumo Alternativo: | The objective of this research is to carry out an analysis of the legislation and the school curriculum of Religious Education in the context of public schools in the Municipality of Vila Velha-ES. We seek to answer the following question-problem: how can the curriculum, in a transdisciplinary perspective, contribute to the teaching practice of Religious Education in Special Education, especially in the context of the education network of the Municipality of Vila Velha-ES? To this end, the concepts of curriculum and transdisciplinarity are explored as a theoretical framework, respectively, according to the thought of Miguel Arroyo, Edgar Morin and Basarab Nicolescu, having also in the beginning of the dialogue a possibility of combining the reading of diversity with the possibilities of apprehension and elaboration of knowledge continuously and critically. This will be done through bibliographic, documentary and field research methodology. In three chapters, education, Religious Education and social inclusion are addressed, considering the historical aspects and the influence of religion in the Brazilian territory. Then, it focuses on the contributions of the curriculum to Religious Education and inclusion, ascertaining the reality of this curricular component and Special Education in relation to teaching practice. Finally, the results of the field research are presented, emphasizing the strengths and weaknesses related to the influence of religion in the teaching-learning process. The professional aspect of the research consists in the presentation of a transdisciplinary curricular proposal, which involves Religious Education and Special Education, based on the assumptions of the BNCC, for the municipal school system of Vila Velha-ES. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Educação Especial Currículo Transdisciplinar Inclusão Social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/644 |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hérika de Castilho Monteiro.pdf | TCC - Hérika de Castilho Monteiro | 31,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.