Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/643
Tipo: | Dissertação |
Título: | O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA E A CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO RELIGIOSO |
Autor(es): | Frota, Maria Delourdes Marques |
Primeiro Orientador: | Ulrich, Claudete Beise |
Primeiro membro da banca: | Ulrich, Claudete Beise |
Segundo membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Paz, Nivia Ivette Núñez de la |
Resumo: | As Metodologias Ativas se destacam como abordagens educacionais promissoras, pois colocam o/a estudante no centro do aprendizado, incentivando sua participação e engajamento. Frente as possibilidades de o/a professor/a utilizar as Metodologias Ativas no componente de Ensino Religioso no Ensino Fundamental I, a pesquisa se propõe a investigar: De que maneira é possível auxiliar os/as professores/as que lecionam Ensino Religioso da Rede Pública de Ensino Municipal de Fortaleza-CE por meio da aplicação de Metodologias Ativas? Nesse contexto, o presente trabalho possui o objetivo geral de investigar Metodologias Ativas voltadas para o Ensino Religioso contribuindo com os/as professores/as da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza/CE. Portanto, a pesquisa possui natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, através de revisão baseada em livros, artigos científicos, dissertações e teses que se relacionam com o tema investigado. Também possui abordagem de estudo de campo, com aplicação de questionário online, respondido por 49 professores/as do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I pertencentes ao segundo Distrito de Educação da Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE, visando compreender se esses docentes aplicam as Metodologias Ativas para lecionar o Ensino Religioso. A dissertação analisa as Metodologias Ativas e o Ensino Religioso, embasando-se em diversos autores e nos documentos da BNCC, DCRC e DCRFor, que estabelecem as competências a serem desenvolvidas nesse componente para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Organizada em três capítulos, o primeiro discute o Ensino Religioso na Educação Brasileira, abordando aspectos legais, históricos e a formação contínua dos/das professores/as. O segundo capítulo explora metodologias ativas como ferramentas inovadoras, incluindo situações-problema e a incorporação de tecnologias, que favorecem o desenvolvimento de competências importantes no Ensino Religioso. O terceiro capítulo apresenta os resultados de um questionário aplicado a professores, discutindo suas opiniões sobre o Ensino Religioso e introduzindo uma cartilha a ser disponibilizada virtualmente. |
Resumo Alternativo: | The Active Methodologies stand out as promising educational approaches, as they place the student at the center of learning, encouraging their participation and engagement. In view of the possibilities of the teacher using Active Methodologies in the discipline of Religious Education in Elementary School I, the research proposes to investigate: How is it possible to help teachers who teach Religious Education in the Municipal Public Education Network of Fortaleza-CE through the application of Active Methodologies? In this context, the present work has the general objective of investigating Active Methodologies aimed at Religious Education contributing to the teachers of the Municipal Public Education Network of Fortaleza/CE. Therefore, the research has a qualitative nature, of bibliographic character, through a review based on books, scientific articles, dissertations and theses that are related to the investigated theme. It also has a field study approach, with the application of an online questionnaire, answered by 49 teachers of the 4th and 5th Grade of Elementary School I belonging to the second Education District of the Municipal Public Network of Fortaleza/CE, aiming to understand if these teachers apply the Active Methodologies to teach Religious Education. The dissertation analyzes Active Methodologies and Religious Education, based on several authors and on the documents of the BNCC, DCRC and DCRFor, which establish the competencies to be developed in this component for the 4th and 5th years of Elementary School. Organized in three chapters, the first discusses Religious Education in Brazilian Education, addressing legal and historical aspects and the continuous training of teachers. The second chapter explores active methodologies as innovative tools, including problem situations and the incorporation of technologies, which favor the development of important skills in Religious Education. The third chapter presents the results of a questionnaire applied to teachers, discussing their opinions about Religious Education and introducing a booklet to be made available virtually. |
Palavras-chave: | Ciências da Religião Aplicadas Metodologias Ativas Formação de professores/as Ensino Religioso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/643 |
Data do documento: | 17-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Delourdes Marques Frota.pdf | TCC - Maria Delourdes Marques Frota | 29,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.