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dc.contributor.advisor1Martins, Nathália Ferreira de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555320397034824pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Nathália Ferreira de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555320397034824pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.creatorVieiras , Eliana Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1854174084530682pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T15:29:05Z-
dc.date.available2024-06-25-
dc.date.available2025-09-25T15:29:05Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/642-
dc.description.abstractReligious Education, as a curricular component of Basic Education, has been a subject of interesting and provocative discussions and debates. This research investigates the effects of the absence of Religious Education in the Early Years of Basic Education in the Municipality of Colatina-ES. It addresses and discusses the importance of its presence, highlighting that the knowledge provided by this curricular component contributes to enhancing the comprehensiveness of civic education, which should begin with literacy. The research focuses on the Early Years of Elementary Education. The theoretical framework is based on Lev Vygotsky's studies on socio-interactionism, aiming to relate it to the comprehensiveness of the child's educational process. Understanding that this formation occurs through interaction, Religious Education, from the perspective of the Sciences of Religions, should foster respect for differences and religious plurality. The methodology adopted is qualitative, including semi-structured interviews with students and teachers as research techniques. The analysis of the narratives presented by the teachers indicates that the absence of Religious Education in the investigated Municipality results in a delay in access to religious knowledge, as it is not offered in the Early Years of Elementary Education. This delay influences the conception and subjective production of students regarding the religious plurality practiced by others.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Religioso, enquanto um componente curricular da Educação Básica, tem sido elemento de discussão e debates constantes. A pesquisa apresenta como problemática investigativa os efeitos da ausência do Ensino Religioso nos Anos Iniciais da Educação Básica do Município de Colatina-ES. Aborda e discute a importância de sua presença, destacando que os conhecimentos fornecidos por esse componente curricular contribuem para potencializar a integralidade de uma formação cidadã que deve iniciar desde a alfabetização. No caso da pesquisa, o foco recai sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico da pesquisa se fundamenta em Lev Vygotsky, em seus estudos sobre o sociointeracionismo, no intuito de relacionar com a integralidade do processo de formação da criança. Ao compreender que essa formação se produz na interação, o Ensino Religioso, na perspectiva das Ciências das Religiões, deve fomentar o respeito às diferenças e à pluralidade religiosa. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, incluindo como técnicas de pesquisa a entrevista semiestruturada com discentes e docentes. Como resultado da análise realizada a partir das narrativas apresentadas pelos/as docentes, observa-se que a ausência do Ensino Religioso no Município investigado produz um atraso em relação ao acesso ao conhecimento religioso, ao deixar de ser ofertado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Depreende-se que esse atraso influencia a concepção e a produção subjetiva do sujeito discente em relação à pluralidade religiosa praticada pelo outro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-25T15:29:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - Eliana Furtado Vieiras.pdf: 35369073 bytes, checksum: 27c0d957ec471735c89b2316a6271d0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Eliana Furtado Vieiras.pdf: 35369073 bytes, checksum: 27c0d957ec471735c89b2316a6271d0c (MD5) Previous issue date: 2024-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLev Vygotskypt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subjectFormação Integral dos/as Estudantespt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEFEITOS DELETÉRIOS DA AUSÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA MITIGAÇÃO DO PROBLEMA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE COLATINA/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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