Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorMoreschi, Patricia Bertoli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121412461180479pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T15:18:51Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2025-09-25T15:18:51Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/641-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the intersection between religious education and the learning of autistic students in elementary school, highlighting the importance of inclusive and adaptive pedagogical strategies. Intelligence, which involves thinking, learning and adapting, presents specific challenges for children with mental disabilities, including autism, characterized by difficulties in social interaction, communication and behavior. Education, which promotes intellectual, emotional and social changes, must consider the needs of these children, especially in the context of religious education, which deals with cultural beliefs, values and practices. The research is based on professional experiences and the growing inclusion of students with disabilities in schools, where inclusive education faces the challenge of promoting equal opportunities. The qualitative methodology adopted involves bibliographic review, document analysis and case study, seeking to develop effective pedagogical practices. The results indicate that curricular adaptations, use of appropriate teaching materials and integration of assistive technology are essential to facilitate the learning of autistic students. Collaboration between educators and health professionals is essential to create an educational environment that fully meets the needs of these students, promoting meaningful and inclusive learning, which contributes to the formation of spiritual identity and the global development of autistic students.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a interseção entre o ensino religioso e a aprendizagem de alunos autistas no ensino fundamental anos finais, destacando a importância de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptativas. A inteligência, que envolve pensar, aprender e adaptar-se, apresenta desafios específicos para crianças com deficiência mental, incluindo o autismo, caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamento. A educação, que promove mudanças intelectuais, emocionais e sociais, deve considerar as necessidades dessas crianças, especialmente no contexto do ensino religioso, que lida com crenças, valores e práticas culturais. A pesquisa se baseia em experiências profissionais e na crescente inclusão de alunos com deficiência nas escolas, onde a educação inclusiva enfrenta o desafio de promover igualdade de oportunidades. A metodologia qualitativa adotada envolve revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso, buscando desenvolver práticas pedagógicas eficazes. Os resultados indicam que adaptações curriculares, uso de materiais didáticos apropriados e integração de tecnologia assistiva são fundamentais para facilitar a aprendizagem de alunos autistas. A colaboração entre educadores e profissionais de saúde é essencial para criar um ambiente educacional que atenda plenamente às necessidades desses alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e inclusiva, que contribui para a formação da identidade espiritual e o desenvolvimento global dos alunos autistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-25T15:18:51Z No. of bitstreams: 1 TCC - Patrícia Bertoli Moreschi.pdf: 15192317 bytes, checksum: fffb4bdd9bc1ee0cbfc337ca22e5f5c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:18:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Patrícia Bertoli Moreschi.pdf: 15192317 bytes, checksum: fffb4bdd9bc1ee0cbfc337ca22e5f5c6 (MD5) Previous issue date: 2024-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARAGÃO, Antônio Carlos Luiz. Além da sala de aula: parcerias entre professor, família e escola na Educação Inclusiva. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 218-232, 2023. ASHBURNER, Jill; ZIVIANI, Jenny; RODGER, Sylvia. Sensory processing and classroom emotional, behavioral, and educational outcomes in children with autism spectrum disorder. The American Journal of Occupational Therapy, v. 62, n. 5, p. 564-573, 2008. ATTWOOD, A. The complete guide to Asperger's syndrome. London and Philadelphia, Jessica Kingsley Publishers, 2006. ATTWOOD, Tony. Frameworks for behavioral interventions. Child and adolescent psychiatric clinics, v. 12, n. 1, p. 65-86, 2003. ATTWOOD, Tony. Strategies for improving the social integration of children with Asperger syndrome. Autism, v. 4, n. 1, p. 85-100, 2000. AUTISMIND: AutisMIND. AutisMIND: Cognitive and Social Development App for Autism. Disponível em: https://www.autismind.com/. Acesso em: 19 ago. 2024. AVAZ: Avaz. Avaz App - AAC App for Autism & Communication. Disponível em: https://www.avazapp.com/. Acesso em: 19 ago. 2024. BANKS, J. A. Diversity, group identity, and citizenship education in a global age. Educational Researcher, v. 37, n. 3, p. 129-139, 2008. BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of Educational Objectives. New York: McKay, 1956. BORIN, L. C. História do ensino religioso no Brasil. Santa Maria: Ed. UFSM, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. BRASIL. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 8/2010, aprovado em 5 de maio de 2010. Brasília, DF, 2010. BYRAM, M. Teaching and assessing intercultural communicative competence: Revisited. Bristol: Multilingual Matters, 2020. DA SILVA OLIVEIRA, Ádelly Kalyne; DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Multimodalidade nas práticas sociais de crianças autistas no processo de aquisição da linguagem. Entrepalavras, v. 12, n. 3, p. 374-397, 2023 DANTAS, D. C. O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. DE OLIVEIRA, A. C. Ensino Religioso na educação básica: desafios e perspectivas. Revista da Graduação, v. 5, n. 1, 2012. DE SALAMANCA, Declaração. linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Corde, 1994. UNESCO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. (1948). Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Recuperado de: https://www.un.org/pt/universal-declaration-human-rights/. DEWEY, John. Education and democracy. New York: Macmillan. 1916. DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Unesco, Representação no Brasil, 2010. DOMINGOS, M. D. F. N. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. REVER: Revista de Estudos da Religião, v. 9, 2009. DOS ANJOS, A. M. B. A importância da formação continuada dos professores de ensino religioso do município de Colatina. In: TOTUM - Periódico de Cadernos de Resumos e Anais da Faculdade Unida de Vitória, v. 1, n. 1, 2014 DURKHEIM, É. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes, 1893. DURKHEIM, Emile. Education and sociology. Simon and Schuster, 1956. ELIADE, Mircea. The sacred and the profane: The nature of religion. Houghton Mifflin Harcourt, 1959. ERANDI, L. Vulnerabilidade social em escola pública - possibilidades de abordagem no Ensino Religioso. Anais dos Simpósios da ABHR, v. 13, 2012. FERREIRA, Renan da Costa et al. Constituir-se docente no ensino religioso: memórias, trajetórias, desafios e possibilidades no processo autoformativo de docentes da Rede Marista de Educação. 2020. FOMBONNE, Eric. Epidemiology of pervasive developmental disorders. Pediatric research, v. 65, n. 6, p. 591-598, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, Janaína Santos Reus et al. O ensino religioso como facilitador do diálogo inter-religioso. 2019. FRITH, Uta. Autism: Explaining the enigma. Cambridge, Mass.: Blackwell publishing, 2003. GARDNER, Howard. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. São Paulo: Objetiva, 1999. GRANDIN, Temple. The way I see it: A personal look at autism & Asperger's. Future Horizons, 2011. GRANDIN, Temple. Thinking in pictures, expanded edition: My life with autism. Vintage, 2008. GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. The autistic brain: Thinking across the spectrum. Houghton Mifflin Harcourt, 2013 GRAY, Carol. The new social story book. Future Horizons, 2010. GUERRA, Hudson Holanda et al. A psicologia da religião: a relação entre psicologia da educação e formação escolar. 2020. HABERMAS, Jürgen. Between naturalism and religion: Philosophical essays. Polity Press, 2008. HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of educational research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. HEWARD, William L. Exceptional children: An introduction to special education. Upper Saddle River, NJ: Merrill, 2000. HIGASHIDA, Naoki. The reason I jump: The inner voice of a thirteen-year-old boy with autism. Knopf Canada, 2013. HULL, John. The Future of Religious Education. Londres: Routledge, 2006. JACKSON, Robert. A retrospective introduction to religious education: An interpretive approach. Discourse and Communication for Sustainable Education, v. 7, n. 1, p. 149-160, 2016. JACKSON, Robert. Rethinking Religious Education and Plurality: issues in diversity and pedagogy. Londres: Routledge, 2004. JOCHEM, Bruna et al. Formação continuada de professores no estado de Santa Catarina sobre o transtorno do espectro autista. Monografia. UFSC, Florianópolis, 2019. JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Promoção da Autonomia do Aluno. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, p. e00092-e00092, 2023. LEGARY JR, Robert A. College Students with Autism Spectrum Disorder: Perceptions of Social Supports That Buffer College-Related Stress and Facilitate Academic Success. Journal of Postsecondary Education and Disability, v. 30, n. 3, p. 251-268, 2017. LERNER, Matthew D. et al. Autism spectrum disorder. In J. N. BUTCHER P. C. KENDALL (Eds.), APA handbook of psychopathology: Child and adolescent psychopathology (pp. 447–471). American Psychological Association. 2018. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2010. LIMA e SILVA, J. F., & SOUSA CARVALHO MONTE, M. B. Ensino Religioso Escolar dialogando com a Educação e as Ciências das Religiões. Revista Brasileira De História Das Religiões, v.15, n. 44, p. 51-69, 2022. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v15i44.63823 LIMA, Aline Pereira. O uso da religião como estratégia de educação moral em escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. 2008. LIPOVETSKY, G.; DO VAZIO, A. Era. ensaio sobre o Individualismo Contemporâneo. Col. Antropos. Lisboa: Relógio D’Água, 1988. LOVAAS, O. Ivar. Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children. Journal of consulting and clinical psychology, v. 55, n. 1, p. 3, 1987. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. Summus Editorial, 2015. MARQUES, Liana Vale dos Santos. O meu mundo é o teu mundo: estratégias de inclusão de alunos com autismo em escolas regulares. 2016. Dissertação de Mestrado. MENEZES, Adriana Rodrigues Saldanha de et al. Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende?. 2012. MESIBOV, Gary B.; SHEA, Victoria. The TEACCH program in the era of evidence-based practice. Journal of autism and developmental disorders, v. 40, p. 570-579, 2010. MILLS, Bruce. Autism and the Imagination. In: Autism and representation. Routledge, 2010. p. 125-140. MUNDY, Peter; NEWELL, Lisa. Attention, joint attention, and social cognition. Current directions in psychological science, v. 16, n. 5, p. 269-274, 2007. MYLES, Brenda Smith. Autism spectrum disorders: a handbook for parents and professionals, 2007. OLIVEIRA, Juliana et al. Autismo e tecnologia: uma revisão crítica da literatura sobre inclusão digital. Trabalho de Conclusão de curso, Instituto Federal Goiano, 2023. PASSOS, Marcos Paulo de. Informação e Educação: um estudo sobre as relações entre atitudes, saberes e dispositivos culturais. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2018 PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 172-182, Set /Out /Nov /Dez 2004. PIMENTEL, Andréia Ferreira et al. Autismo e ensino religioso: desafios e expectativas. 2020. PRIZANT, B. M.; WETHERBY, A. M.; RYDELL, P. J. Communication interventionn issues for children with autism spectrum disorders. In A. M. WETHERBY; B. M. PRIZANT (Eds.), Autism spectrum disorders: A transactional developmental perspective (pp. 193–224). Baltimore: Brookes, 2000. PROLOQUO2GO: AssistiveWare. Proloquo2Go. Disponível em: https://www.assistiveware.com/products/proloquo2go. Acesso em: 19 ago. 2024. RAMOS, Marielle Alves Silva. Autismo e inclusão escolar: O cotidiano nas escolas regulares e a inclusão dos alunos com (TEA). 2022. ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Penso Editora, 2018. ROCHA, Daniela. Professores extraordinários: como cuidar da saúde mental e emocional dos docentes? Literare Books, 2021. ROCHA, S. N. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. Trabalho Final de Mestrado Profissional. Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do ensino religioso: uma proposta a partir da ciência da religião. Interações, v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013. ROMERO, Andrea Veronica Morales. Metodologias de interação e comunicação para crianças com TEA. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC 2023. RYTIVAARA, Anna; VEHKAKOSKI, Tanja. What is individual in individualised instruction? Five storylines of meeting individual needs at school. International Journal of Educational Research, v. 73, p. 12-22, 2015. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, p. 71-94, 2007. SANTOS, Carmen Terezinha Mauricio dos. Crises do mundo contemporâneo, mediação de conflitos e Ensino Religioso: um estudo com alunos e professores do ensino fundamental de instituições públicas de educação. São João do Polêsine – RS, 2020. SANTOS, E.S. Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras. Monografia apresentada ao Curso de Especialização fundamentos da Educação. João Pessoa, 2014. SHORE, Stephen M. Beyond the wall: Personal experiences with autism and Asperger syndrome. Kansas: AAPC Publishing, 2003. SKRESLET, Stanley H. The Future of Faith. International Bulletin of Mission Research, v. 34, n. 1, p. 52, 2010. SMITH MYLES, B.; SIMPSON, R. L.; KNOBLOCK, J. Asperger syndrome: A guide for educators and parents. Austin, TX: Pro-Ed, 1998. SMITH, Aoife; PRENDEVILLE, Paula; KINSELLA, William. Using preferred interests to model social skills in a peer-mentored environment for students with special educational needs. International Journal of Inclusive Education, v. 22, n. 8, p. 921-935, 2018. SOUZA, Daniele Resende. Religião, laicidade e democracia na educação brasileira. Brasília, 2017. SOUZA, Rodrigo Augusto de. O ensino religioso no Brasil: Uma abordagem histórica a partir dos parâmetros curriculares nacionais. In: EDUCERE - Congresso de Educação da PUCPR - Curitiba. 2006. STRECK, Gisela Waechter. O Ensino religioso e a diversidade religiosa no Brasil: desafios para a educação. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, v. 4, n. 1, p. 261-276, 2012. SULLIVAN, Susan; GLANZ, Jeffrey. Alternative approaches to supervision: Cases from the field. Journal of curriculum and supervision, v. 15, n. 3, p. 212-35, 2000. TEODORO, Graziele Cristina; GODINHO, Maíra Cássia Santos; HACHIMINE, Aparecida Helena Ferreira. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 1, n. 2, p. 127-143, 2016. THOMAS, Keith. Religion and the Decline of Magic: studies in popular beliefs in sixteenth and seventeenth-century England. Londres: Penguin, 2005. TILLICH, Paul. Dynamics of faith. Zondervan, 2001 TOMLINSON, Carol Ann et al. Differentiating instruction in response to student readiness, interest, and learning profile in academically diverse classrooms: A review of literature. Journal for the Education of the Gifted, v. 27, n. 2-3, p. 119-145, 2003. WESTERHOFF, J H. Will our children have faith? New York: Seabury Press, 1976 WILLE, Lino Lange. Revisitando a perspectiva dos professores do ensino religioso em sala de aula. Cacequi, RS, 2020. WILLIAMS, Donna. Nobody Nowhere: The Extraordinary Autobiography of an Autistic (New York: Avon, 1992); Dawn Prince-Hughes. Songs of the Gorilla Nation. ZORTÉA, Valéria Gon As competências socioemocionais e o ensino religioso: aplicabilidade no contexto escolar com o aporte das tecnologias digitais educacionais. Dissertação de Mestrado. Faculdade Unida de Vitória, 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO E O OS AUTISTAS: APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAISpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Patrícia Bertoli Moreschi.pdfTCC - Patrícia Bertoli Moreschi14,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.