Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/641
Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO E O OS AUTISTAS: APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Autor(es): Moreschi, Patricia Bertoli
Primeiro Orientador: Filho, Jose Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Segundo membro da banca: Sant'Anna, Elcio
Terceiro membro da banca: Vargas, Cristina Lens Bastos de
Resumo: Esta dissertação investiga a interseção entre o ensino religioso e a aprendizagem de alunos autistas no ensino fundamental anos finais, destacando a importância de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptativas. A inteligência, que envolve pensar, aprender e adaptar-se, apresenta desafios específicos para crianças com deficiência mental, incluindo o autismo, caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamento. A educação, que promove mudanças intelectuais, emocionais e sociais, deve considerar as necessidades dessas crianças, especialmente no contexto do ensino religioso, que lida com crenças, valores e práticas culturais. A pesquisa se baseia em experiências profissionais e na crescente inclusão de alunos com deficiência nas escolas, onde a educação inclusiva enfrenta o desafio de promover igualdade de oportunidades. A metodologia qualitativa adotada envolve revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso, buscando desenvolver práticas pedagógicas eficazes. Os resultados indicam que adaptações curriculares, uso de materiais didáticos apropriados e integração de tecnologia assistiva são fundamentais para facilitar a aprendizagem de alunos autistas. A colaboração entre educadores e profissionais de saúde é essencial para criar um ambiente educacional que atenda plenamente às necessidades desses alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e inclusiva, que contribui para a formação da identidade espiritual e o desenvolvimento global dos alunos autistas.
Resumo Alternativo: This dissertation investigates the intersection between religious education and the learning of autistic students in elementary school, highlighting the importance of inclusive and adaptive pedagogical strategies. Intelligence, which involves thinking, learning and adapting, presents specific challenges for children with mental disabilities, including autism, characterized by difficulties in social interaction, communication and behavior. Education, which promotes intellectual, emotional and social changes, must consider the needs of these children, especially in the context of religious education, which deals with cultural beliefs, values and practices. The research is based on professional experiences and the growing inclusion of students with disabilities in schools, where inclusive education faces the challenge of promoting equal opportunities. The qualitative methodology adopted involves bibliographic review, document analysis and case study, seeking to develop effective pedagogical practices. The results indicate that curricular adaptations, use of appropriate teaching materials and integration of assistive technology are essential to facilitate the learning of autistic students. Collaboration between educators and health professionals is essential to create an educational environment that fully meets the needs of these students, promoting meaningful and inclusive learning, which contributes to the formation of spiritual identity and the global development of autistic students.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Autismo
Educação Inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/641
Data do documento: 13-Ago-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Patrícia Bertoli Moreschi.pdfTCC - Patrícia Bertoli Moreschi14,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.