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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/640
Tipo: | Dissertação |
Título: | OS DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARA VIABILIZAR O PLURALISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR |
Autor(es): | Saar , Gilda Aparecida Marcelino |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, José Mario |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, José Mario |
Segundo membro da banca: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
Terceiro membro da banca: | Bortoleto, Edivaldo José |
Resumo: | O objetivo da presente dissertação é analisar e propor estratégias para o oferecimento do Componente Curricular Ensino Religioso de maneira inclusiva na Unidade Municipal de Educação Infantil e Fundamental (UMEIF), em Ecoporanga (ES), visando aumentar o engajamento e a participação de todos/as os/as estudantes, bem como contribuindo assim para a literatura acadêmica na área de educação inclusiva e para práticas pedagógicas mais eficazes e democráticas. A questão central deste estudo é: como o Componente Curricular Ensino Religioso, ministrado em escola municipal de Ecoporanga (ES), pode contribuir para a maior inclusão no Ensino Fundamental? Como hipótese levanta-se a premissa de que atualmente, no Brasil, a escola pública tem, entre algumas de suas principais funcionalidades, a importante tarefa de promover a cidadania, cabendo ao Ensino Religioso ser o Componente Curricular responsável por fazer com que, sob todos os seus aspectos, a comunidade escolar entenda, respeite e aceite a inclusão. A justificativa do estudo destaca laços acadêmicos e profissionais desta pesquisadora para com a educação pública brasileira, bem como seu desejo de colocar seu conhecimento teórico à prova em ambiente prático, demonstrando compromisso em fazer diferença real na vida dos/as estudantes e na comunidade em geral. Quanto à metodologia, a combinação de abordagens conceituais e aplicadas, bem como o uso de pesquisa-ação para confrontar teoria com prática, revela abordagem minuciosa e ponderada deste estudo. Dessa forma, a dissertação busca lançar luz sobre aspecto importante da educação inclusiva, por meio de um Componente Curricular Ensino Religioso que seja inclusivo e que promova a diversidade cultural e religiosa. Entre suas principais conclusões, este estudo mostra que, por meio de práticas pedagógicas criativas e participativas, é possível estimular o protagonismo dos estudantes como agentes na construção de relações mais fraternas e inclusivas, tanto dentro quanto fora da escola. Isso os leva a demonstrar pequenos gestos de solidariedade e apoio mútuo em seu ambiente imediato. Dessa forma, o Ensino Religioso oferece contribuições essenciais para tornar o Ensino Fundamental um espaço verdadeiramente democrático, preocupado com a garantia da equidade e o pleno desenvolvimento dos indivíduos em sua singularidade. |
Resumo Alternativo: | The objective of this dissertation is to analyze and propose strategies for offering the Religious Education Curriculum Component in an inclusive manner at the Municipal Unit of Early Childhood and Elementary Education (UMEIF) in Ecoporanga (ES), aiming to increase engagement and participation of all students, as well as contributing to academic literature in the field of inclusive education and to more effective and democratic pedagogical practices. The central question of this study is: how can the Religious Education Curriculum Component, taught in a municipal school in Ecoporanga (ES), contribute to greater inclusion in Elementary Education? As a hypothesis, the premise is raised that currently, in Brazil, public schools have, among some of their main functions, the important task of promoting citizenship, with Religious Education being the Curriculum Component responsible for ensuring that, in all its aspects, the school community understands, respects, and accepts inclusion. The study's justification highlights this researcher's academic and professional ties to Brazilian public education, as well as her desire to put her theoretical knowledge to the test in a practical environment, demonstrating a commitment to making a real difference in the lives of students and the community in general. Regarding methodology, the combination of conceptual and applied approaches, as well as the use of field research to confront theory with practice, reveals a thorough and thoughtful approach to this study. Thus, the dissertation seeks to shed light on an important aspect of inclusive education, through a Religious Education Curriculum Component that is inclusive and promotes cultural and religious diversity. Among its main conclusions, this study shows that through creative and participatory pedagogical practices, it is possible to stimulate students' protagonism as agents in building more fraternal and inclusive relationships, both inside and outside the school. This leads them to demonstrate small gestures of solidarity and mutual support in their immediate environment. In this way, Religious Education offers essential contributions to making Elementary Education a truly democratic space, concerned with ensuring equity and the full development of individuals in their uniqueness. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Pluralismo religioso Diversidade religiosa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/640 |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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