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Tipo: Dissertação
Título: O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO/A ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PERCEPÇÕES DOCENTES
Autor(es): Neto, Horacio Cardoso de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Bortoleto, Edivaldo José
Resumo: Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa para investigar a importância do Ensino Religioso como mediador no processo de inclusão de estudantes com deficiência intelectual na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Nunes Nemer, em Marataízes-ES. A pesquisa foi delineada em três etapas principais: revisão bibliográfica, coleta de dados através de questionários e análise das percepções dos docentes. Na primeira etapa, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica para compreender o contexto teórico e prático da deficiência intelectual, educação inclusiva e Ensino Religioso. Autores renomados como Schalock (2007), Libâneo (1990), Junqueira (2008), Wehmeyer (2004) e Gomes (2021) foram consultados para fundamentar a pesquisa, oferecendo uma visão abrangente sobre as melhores práticas e metodologias educacionais inclusivas. A segunda etapa envolveu a coleta de dados empíricos por meio de questionários aplicados a cinco professores/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Nunes Nemer. Os questionários continham perguntas abertas e fechadas, permitindo uma exploração detalhada das percepções e experiências dos docentes em relação ao Ensino Religioso e sua contribuição para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Os/as professores/as selecionados possuíam experiência direta com esses estudantes, garantindo a relevância e profundidade das respostas. Na terceira etapa, os dados coletados foram analisados qualitativamente para identificar padrões, desafios e estratégias eficazes utilizadas pelos docentes. As respostas foram categorizadas e comparadas com a literatura existente, proporcionando insights valiosos sobre as práticas inclusivas no contexto do Ensino Religioso. A análise revelou a importância da formação docente especializada, a necessidade de adaptar materiais didáticos e a colaboração entre professores/as, familiares e profissionais de apoio. Com base nos resultados, foi proposta a realização de um workshop de formação para docentes, focado em capacitar professores/as para desenvolver e aplicar estratégias pedagógicas inclusivas no Ensino Religioso. Essa pesquisa destaca a relevância do Ensino Religioso na promoção de uma educação inclusiva e proporciona um modelo prático para a formação continuada de docentes, visando melhorar a experiência educacional de todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência intelectual.
Resumo Alternativo: This study utilized a qualitative approach to investigate the importance of Religious Education as a mediator in the inclusion process of students with intellectual disabilities at Maria da Glória Nunes Nemer Municipal Elementary School, in Marataízes-ES. The research was delineated in three main stages: literature review, data collection through questionnaires, and analysis of teachers' perceptions. In the first stage, an extensive literature review was conducted to understand the theoretical and practical context of intellectual disabilities, inclusive education, and Religious Education. Renowned authors such as Schalock (2007), Libâneo (1990), Junqueira (2008), Wehmeyer (2004), and Gomes (2021) were consulted to ground the research, offering a comprehensive view of best practices and inclusive educational methodologies. The second stage involved the collection of empirical data through questionnaires applied to five teachers at Maria da Glória Nunes Nemer Municipal Elementary School. The questionnaires contained open and closed questions, allowing a detailed exploration of teachers' perceptions and experiences regarding Religious Education and its contribution to the inclusion of students with intellectual disabilities. The selected teachers had direct experience with these students, ensuring the relevance and depth of the responses. In the third stage, the collected data were qualitatively analyzed to identify patterns, challenges, and effective strategies used by teachers. The responses were categorized and compared with existing literature, providing valuable insights into inclusive practices in the context of Religious Education. The analysis revealed the importance of specialized teacher training, the need to adapt teaching materials, and the collaboration between teachers, families, and support professionals. Based on the results, a training workshop for teachers was proposed, focused on equipping educators to develop and apply inclusive pedagogical strategies in Religious Education. This research highlights the relevance of Religious Education in promoting inclusive education and provides a practical model for the continued professional development of teachers, aiming to improve the educational experience of all students, especially those with intellectual disabilities.
Palavras-chave: Componente Curricular Ensino Religioso
BNCC
Deficiência Intelectual
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/638
Data do documento: 9-Jul-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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