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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Eber Borges da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9485887160624662pt_BR
dc.creatorBaptista , Cristiana Marques de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968501330991836pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T14:26:11Z-
dc.date.available2024-08-05-
dc.date.available2025-09-25T14:26:11Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/637-
dc.description.abstractThis paper presents a study on the religious phenomenon in the municipal schools of Vila Velha, Espírito Santo, Brazil, based on the justification that research shows that learning in this first stage of education contributes greatly to the development of children. Eight municipal schools of Vila Velha, Espírito Santo, Brazil, were surveyed. The research problem was: to understand how the manifestations of the religious phenomenon are treated in the common curriculum and in the Political Pedagogical Project (PPP) of the Municipal Units of Early Childhood Education (UMEIs) of Region I of Vila Velha, Espírito Santo? Regarding the methodology, a bibliographic and documentary study was adopted. The hypothesis formulated was that the curriculum and the PPP of the UMEIs address the theme of religiosity, given the presence of religiosity in this stage of education. In this sense, the objective was to analyze the manifestations of the Religious Phenomenon in Early Childhood Education identified in the curriculum and in the PPP of these UMEIs. Based on theoretical analyses and contributions, such as those by José Bittencourt Filho, who speaks of the recognition of cultural and religious diversity, and Rubem Alves, who addresses religion as a human experience, it was possible to develop an educational product that contains some suggestions for the Municipal Department of Education. The theoretical framework presents the categories of analysis as ethnic, racial, religious, linguistic and gender/sexual diversity present in Brazil. The course of this research highlights the need to implement new studies to broaden the scope of investigation, reaching other administrative regions and collaborating with the planning of public and pedagogical policies according to the local context, as well as the suggestion that the record regarding the issue of manifestations of the religious phenomenon be included in the schools' PPPs.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta um estudo acerca do fenômeno religioso nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de Vila Velha – ES, sob a justificativa de que as pesquisas demonstram que as aprendizagens nessa primeira etapa de ensino contribuem sobremaneira na formação da criança. Foram pesquisadas oito escolas de Educação Infantil da rede municipal de Vila Velha – ES. Quanto ao problema da pesquisa, foi: compreender como são tratadas as manifestações do fenômeno religioso no currículo comum e no Projeto Político Pedagógico (PPP) das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) da Região I de Vila Velha – ES? Em relação à metodologia, adotou-se estudo de cunho bibliográfico e documental. A hipótese formulada foi a de que o currículo e o PPP das UMEIs contemplam a temática da religiosidade, tendo em vista a presença da religiosidade nessa etapa do ensino. Nesse sentido, o objetivo foi analisar as manifestações do Fenômeno Religioso na Educação Infantil identificadas no currículo e no PPP dessas UMEIs. A partir das análises e contribuições teóricas, tais como a de José Bittencourt Filho, que fala do reconhecimento da diversidade cultural e religiosa, e de Rubem Alves que aborda a religião enquanto experiência própria do ser humano, foi possível elaborar um produto educacional que contém algumas sugestões a Secretaria Municipal de Educação. O quadro teórico apresenta como categorias de análise a diversidade étnica, racial, religiosa, linguística e de gênero/sexualidade presentes no Brasil. O percurso desta pesquisa evidencia a necessária implementação de novos estudos para ampliar o raio de investigação, alcançando as demais regiões administrativas e colaborando para o planejamento das políticas públicas e pedagógicas de acordo com o contexto local, bem como a sugestão de que seja inserido nos PPP das escolas o registro referente a questão das manifestações do fenômeno religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-25T14:26:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cristiana Marques de Sousa Baptista.pdf: 15551336 bytes, checksum: 47dcef5b5a8b95cfcb1089e3a63a9873 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectManifestação religiosapt_BR
dc.subjectSugestões pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA-ES NA REGIÃO Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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