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dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorJunior, Djalma Sartorio Marinato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8248716907659497pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T19:33:53Z-
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2025-09-22T19:33:53Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/633-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the presence of religious symbolism as a social phenomenon in the contents of secondary education, aiming to understand its use as a tool for comprehending symbolism as a fundamental element of human relations. The topic proves to be relevant in the educational realm, as religion represents a dimension present in the lives of many students, capable of playing a significant role in their formation and worldview. The research adopts a qualitative approach, employing bibliographic analysis as the method. The issues were identified through an analysis of the Curricular Guidelines of the State of Espírito Santo used in secondary education, with the goal of identifying how religious symbolism is addressed and integrated into educational contents. Moreover, theorists and scholars in the field were consulted to substantiate the discussion and comprehend the pedagogical and sociocultural implications of this relationship. In this context, the analyses find support primarily in the following authors: Edgar Morin, Ernest Cassirer, George H. Mead, Guy Debord, João Décio Passos, José Gimeno Sacristán, José Maria Mardones, José Severino Croatto, Michel Maffesoli, Norval Baitello Junior and Peter Berger. Based on these analyses, we observe the prevalence of a society consistently directed towards the production, dissemination, and consumption of images that manifest as devoid of profound symbolic meaning. Additionally, we conducted an analysis of the negative impact resulting from the abandonment of an education that dissociates itself from a symbolism-centered approach, particularly concerning religious symbolism. In this regard, we propose a reflection on the required adaptations in educational practice, aiming to promote the alignment of curriculum contents through an intrinsic engagement with symbolic character. This reflection seeks to emphasize the importance of humanizing the educational process by directing efforts towards an education that is inherently connected to the essence of human values.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em analisar a presença do simbolismo religioso enquanto fenômeno social nos conteúdos do Ensino Médio, com o intuito de compreender sua utilização como uma ferramenta para a compreensão do simbolismo como um elemento fundamental das relações humanas. A temática revela-se relevante no âmbito educacional, visto que a religião representa uma dimensão presente na vida de muitos estudantes, podendo desempenhar um papel significativo em sua formação e visão de mundo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando a análise bibliográfica como método. Os problemas foram identificados por meio da análise das Orientações Curriculares do Estado do Espírito Santo utilizadas no Ensino Médio, visando identificar como o simbolismo religioso é abordado e integrado nos conteúdos educacionais. Ademais, foram consultados os teóricos e estudiosos da área, com o intuito de fundamentar a discussão e compreender as implicações pedagógicas e socioculturais dessa relação. Nesse contexto, as análises encontram suporte especialmente nos seguintes autores: Edgar Morin, Ernest Cassirer, George H. Mead, Guy Debord, João Décio Passos, José Gimeno Sacristán, José Maria Mardones, José Severino Croatto, Michel Maffesoli, Norval Baitello Junior e Peter Berger. A partir dessas análises, constatamos a prevalência de uma sociedade em constante direcionamento à produção, disseminação e consumo de imagens que se manifestam como elementos desprovidos de significado simbólico profundo. Além disso, realizamos uma análise do impacto negativo decorrente do abandono de uma educação que se desvincula de uma abordagem centrada no simbolismo, especialmente no que diz respeito ao simbolismo religioso. Nesse sentido, propomos uma reflexão a respeito das adaptações requeridas na prática educacional, com o objetivo de promover a adequação dos conteúdos curriculares por meio da abordagem do caráter simbólico intrínseco a eles. Essa reflexão busca enfatizar a importância da humanização do processo educativo, ao direcionar os esforços para uma educação que esteja intrinsecamente ligada à essência dos valores humanos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T19:33:53Z No. of bitstreams: 1 TCC - DJALMA SARTÓRIO MARINATO JUNIOR.pdf: 34583795 bytes, checksum: 350e626662c5006318aba024046b9db7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectPrática escolarpt_BR
dc.subjectSimbolismo religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E FENÔMENO RELIGIOSO: ANÁLISE DO SIMBOLISMO RELIGIOSO COMO FATO SOCIAL NOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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