Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/632
Tipo: | Dissertação |
Título: | A QUESTÃO DA PALESTINA: ABORDANDO O TEMA DO “FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO” NO ENSINO MÉDIO |
Autor(es): | NEVES, ROWENA PORTO DAS |
Primeiro Orientador: | McGeoch, Graham Gerald |
Primeiro membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Segundo membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Terceiro membro da banca: | Matos, Soraya Misleh de |
Resumo: | Este estudo busca, a partir das narrativas de ocupação dos árabes e judeus ao longo da história na região hoje conhecida como Palestina e Israel, analisar de que forma o conflito entre essas duas nações resultou/foi resultado na formação de grupos terroristas fundamentalistas, religiosos ou não, principalmente a partir da implantação do Estado de Israel. Tal fato, ocorrido em 1948, foi o estopim para a fomentação de atitudes extremistas no embate bélico. Este estudo visa contribuir com a compreensão do conflito árabe-israelense indo além das questões políticas e geográficas, mas apontando de que forma os conflitos no Oriente Médio e seus desdobramentos podem trazer para a pauta mundial temas que se tornam recorrentes, como terrorismo, fundamentalismo, sionismo político e jihadismo, assuntos que surgem corriqueiramente em sala de aula e só podem ser compreendidos adequadamente através da contextualização histórica que abrange o estudo das narrativas religiosas. Tem como resultado a produção de uma proposta de sequência pedagógica para o ensino médio sobre o tema, com atividades e dinâmica pedagógica para se trabalhar o tema de forma interdisciplinar, objetivando que o profissional de ciências da religião possa dialogar com todas as disciplinas da área de ciências humanas ao tratar deste tema, que perpassa o aspecto religioso, político, social e geográfico a um nível global. |
Resumo Alternativo: | This paper aims, from the narratives of occupation of Arabs and Jews throughout history in the region now known as Palestine and Israel, to analyze how the conflict between these two nations resulted/was a result of the formation of fundamentalist terrorist groups, religious or not, mainly since the establishment of the State of Israel. This fact, which occurred in 1948, triggered extremist attitudes in the war. This study tries to contribute to the understanding of the Arab-Israeli conflict going beyond political and geographical issues, but pointing out how conflicts in the Middle East and their aftermath can bring to the world agenda recurring themes such as terrorism, fundamentalism, political Zionism and jihadism, topics that arise routinely in the classroom and can only be properly figured out through the examination of the religiosities that build up these trajectories and the historical contextualization that encompasses the study of religious narratives. It results in the production of a pedagogical proposal for high school, with activities and pedagogical dynamics to work in an interdisciplinary way, so that the professional of religious studies can dialogue with all the subjects of humanities when dealing with the theme, which permeates the religious, political, social and geographical aspects on a global level. |
Palavras-chave: | Religião e Política Palestina e Israel Sionismo Político Terrorismo Fundamentalismo. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/632 |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ROWENA PORTO DAS NEVES.pdf | TCC - ROWENA PORTO DAS NEVES | 15,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.