Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/631
Tipo: Dissertação
Título: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA - ES
Autor(es): FERMO, MARCELO
Primeiro Orientador: Filho, Jose Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: A presente pesquisa discute como objeto de estudo as contribuições das tecnologias educacionais na implementação da área de conhecimento do Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Vila Velha/ES. Tem como objetivo geral apontar algumas contribuições das Tecnologias Educacionais no ensino fundamental para a área do conhecimento do Ensino Religioso na referida rede de ensino. Como problema de pesquisa, discute-se: de que maneira as tecnologias educacionais podem contribuir para o Ensino Religioso, na rede municipal de ensino de Vila Velha/ES? Tem-se como hipótese que as tecnologias educacionais podem contribuir com o Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Como metodologia a pesquisa bibliográfica e referencial teórico recorreu-se aos autores Gadotti, Freire, Nogueira, Chaui, Tillich, Piva Junior e Fava, dentre outros. Discute-se como as tecnologias educacionais podem contribuir para o currículo da área do conhecimento do Ensino Religioso, apontando como proposição da pesquisa, como resultado do estudo, a elaboração de um site institucional dessa área para utilização de alunos/as e professores/as, por meio das metodologias ativas e do protagonismo dos/as atores/atrizes escolares.
Resumo Alternativo: The present research discusses as an object of study the contributions of educational technologies in the implementation of the area of knowledge of Religious Education in the municipal education network of Vila Velha/ES. Its general objective is to point out some contributions of Educational Technologies in elementary education to the area of knowledge of Religious Education in the education network. As a research problem, it is discussed: how can educational technologies contribute to Religious Education in the municipal education network of Vila Velha/ES? It is hypothesized that educational technologies can contribute to Religious Education in the municipal education network of Vila Velha, in the state of Espírito Santo. As a methodology, bibliographical research and theoretical references were used by the authors Gadotti, Freire, Nogueira, Chaui, Tillich, Piva Junior and Fava, among others. It is discussed how educational technologies can contribute to the curriculum in knowledge of Religious Education, pointing out as a research proposition, because of the study, the development of an institutional website in this area for use by students and teachers, through active methodologies and the protagonist of school actors/actresses.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional
Ensino Religioso
Metodologias Ativas
Site
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/631
Data do documento: 26-Out-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcelo Fermo.pdfTCC - Marcelo Fermo14,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.