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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, David Mesquiati de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5577933648133224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, David Mesquiati de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5577933648133224 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Francisco de Assis Souza dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240820674289937 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Correa, Marina Aparecida Oliveira dos Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5321433947150449 | pt_BR |
dc.creator | MASSINI, KELVIA FRANÇOISE SOUZA PAVÃO | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0085844773646345 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T19:09:24Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T19:09:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/630 | - |
dc.description.abstract | This study aims to propose and apply the comparative method, presented by F. Max Müller, a German thinker, who inaugurated a new way of understanding the religious phenomenon in modernity, from a scientific perspective, being pointed out as theoretical and practical support for implement School Religious Education established by BNCC. With the purpose of offering changes regarding the prejudiced reality in the public school environment, a comparative study is carried out, an adapted teaching resource, through analyzes of the distinctions, similarities and ruptures of religious traditions, aiming at welcoming, pluralism of beliefs, with aimed at interreligious dialogue. To this end, it was decided to work with field research and application of the deductive method, combining a qualitative approach, a bibliographical review of literature in Sciences of Religions and a documentary approach, of educational and constitutional legislation, adding participant observation to carry out the empirical analyzes and find solutions or possible answers to the following problem: what are the Sciences of Religions for School Religious Education? What is the role of the Science of Comparative Religion in this field of study? The aim is to scrutinize the religious phenomenon in a pluralistic way in a municipal public school in the city of Mimoso do Sul – ES for the final grades of Elementary School. After analyzing problematizing questions about the object of knowledge, religion, answered by critical interpretations through the selection of participants, the data were combined with the General and Specific Competencies of the BNCC, the comparative method of F. Max Müller and the considerations of Pierre Sanchis about of the Brazilian syncretic religious field. Given the questions proposed in the case studie, a certain degree of proselytism, fundamentalism and conservatism on the part of the young research participants draws attention. However, there are also progressive thoughts that set the tone for a youth that is more open to diversity, respect, recognition of others and minorities, awakening curiosity in learning about different beliefs through systematized theoretical and practical pedagogical support. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo propor e aplicar o método comparado, apresentado por F. Max Müller, pensador alemão, que inaugurou uma nova forma de se entender o fenômeno religioso na modernidade, a partir do prisma científico, sendo apontado como suporte teórico e prático para efetivar o Ensino Religioso Escolar estabelecido pela BNCC. Com o propósito de oferecer mudanças quanto à realidade preconceituosa na ambiência escolar pública, faz-se o estudo comparado, recurso didático adaptado, por meio das análises das distinções, semelhanças e rupturas das tradições religiosas, visando ao acolhimento, ao pluralismo de crenças, com vistas ao diálogo inter-religioso. Para tanto, optou-se por trabalhar com a pesquisa de campo e aplicação do método dedutivo, unindo abordagem qualitativa, à revisão bibliográfica das literaturas em Ciências das Religiões e abordagem documental, de legislações educacionais e constitucionais, somando a observação participante para se efetuar as análises empíricas e encontrar soluções ou possíveis respostas para a seguinte problemática: para que servem as Ciências das Religiões ao Ensino Religioso Escolar? Qual o papel da Ciência da Religião Comparada nesse campo de estudo? O intuito é escrutinar o fenômeno religioso de forma pluralista em uma escola pública municipal na cidade de Mimoso do Sul – ES para as séries finais do Ensino Fundamental. Após análises de questões problematizadoras sobre o objeto de conhecimento, religião, respondidas por interpretações críticas pela seleção de participantes, os dados foram combinados às Competências Gerais e às Específicas da BNCC, ao método comparado de F. Max Müller e às considerações de Pierre Sanchis acerca do campo religioso sincrético brasileiro. Diante das questões propostas no estudo de caso, chama a atenção um certo grau de proselitismo, fundamentalismo e conservadorismo por parte dos jovens participantes da pesquisa. No entanto, constatam-se também pensamentos progressistas que dão o tom de uma juventude mais aberta à diversidade, ao respeito, ao reconhecimento do outro e das minorias, despertando a curiosidade em conhecer as diferentes crenças através do subsídio pedagógico teórico e prático sistematizado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T19:09:24Z No. of bitstreams: 1 TCC - Kelvia Françoise Souza Pavão Massini.pdf: 22554682 bytes, checksum: 66e93cfc39fddcfaa14184f962564f97 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T19:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Kelvia Françoise Souza Pavão Massini.pdf: 22554682 bytes, checksum: 66e93cfc39fddcfaa14184f962564f97 (MD5) Previous issue date: 2023-08-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.subject | Método Comparado | pt_BR |
dc.subject | Campo Religioso Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso. BNCC | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | CIÊNCIA DA RELIGIÃO COMPARADA E ENSINO RELIGIOSO: APORTE TEÓRICO E PRÁTICO PARA A ETAPA FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MIMOSO DO SUL – ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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