Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/630
Tipo: Dissertação
Título: CIÊNCIA DA RELIGIÃO COMPARADA E ENSINO RELIGIOSO: APORTE TEÓRICO E PRÁTICO PARA A ETAPA FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MIMOSO DO SUL – ES
Autor(es): MASSINI, KELVIA FRANÇOISE SOUZA PAVÃO
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Correa, Marina Aparecida Oliveira dos Santos
Resumo: Este estudo tem por objetivo propor e aplicar o método comparado, apresentado por F. Max Müller, pensador alemão, que inaugurou uma nova forma de se entender o fenômeno religioso na modernidade, a partir do prisma científico, sendo apontado como suporte teórico e prático para efetivar o Ensino Religioso Escolar estabelecido pela BNCC. Com o propósito de oferecer mudanças quanto à realidade preconceituosa na ambiência escolar pública, faz-se o estudo comparado, recurso didático adaptado, por meio das análises das distinções, semelhanças e rupturas das tradições religiosas, visando ao acolhimento, ao pluralismo de crenças, com vistas ao diálogo inter-religioso. Para tanto, optou-se por trabalhar com a pesquisa de campo e aplicação do método dedutivo, unindo abordagem qualitativa, à revisão bibliográfica das literaturas em Ciências das Religiões e abordagem documental, de legislações educacionais e constitucionais, somando a observação participante para se efetuar as análises empíricas e encontrar soluções ou possíveis respostas para a seguinte problemática: para que servem as Ciências das Religiões ao Ensino Religioso Escolar? Qual o papel da Ciência da Religião Comparada nesse campo de estudo? O intuito é escrutinar o fenômeno religioso de forma pluralista em uma escola pública municipal na cidade de Mimoso do Sul – ES para as séries finais do Ensino Fundamental. Após análises de questões problematizadoras sobre o objeto de conhecimento, religião, respondidas por interpretações críticas pela seleção de participantes, os dados foram combinados às Competências Gerais e às Específicas da BNCC, ao método comparado de F. Max Müller e às considerações de Pierre Sanchis acerca do campo religioso sincrético brasileiro. Diante das questões propostas no estudo de caso, chama a atenção um certo grau de proselitismo, fundamentalismo e conservadorismo por parte dos jovens participantes da pesquisa. No entanto, constatam-se também pensamentos progressistas que dão o tom de uma juventude mais aberta à diversidade, ao respeito, ao reconhecimento do outro e das minorias, despertando a curiosidade em conhecer as diferentes crenças através do subsídio pedagógico teórico e prático sistematizado.
Resumo Alternativo: This study aims to propose and apply the comparative method, presented by F. Max Müller, a German thinker, who inaugurated a new way of understanding the religious phenomenon in modernity, from a scientific perspective, being pointed out as theoretical and practical support for implement School Religious Education established by BNCC. With the purpose of offering changes regarding the prejudiced reality in the public school environment, a comparative study is carried out, an adapted teaching resource, through analyzes of the distinctions, similarities and ruptures of religious traditions, aiming at welcoming, pluralism of beliefs, with aimed at interreligious dialogue. To this end, it was decided to work with field research and application of the deductive method, combining a qualitative approach, a bibliographical review of literature in Sciences of Religions and a documentary approach, of educational and constitutional legislation, adding participant observation to carry out the empirical analyzes and find solutions or possible answers to the following problem: what are the Sciences of Religions for School Religious Education? What is the role of the Science of Comparative Religion in this field of study? The aim is to scrutinize the religious phenomenon in a pluralistic way in a municipal public school in the city of Mimoso do Sul – ES for the final grades of Elementary School. After analyzing problematizing questions about the object of knowledge, religion, answered by critical interpretations through the selection of participants, the data were combined with the General and Specific Competencies of the BNCC, the comparative method of F. Max Müller and the considerations of Pierre Sanchis about of the Brazilian syncretic religious field. Given the questions proposed in the case studie, a certain degree of proselytism, fundamentalism and conservatism on the part of the young research participants draws attention. However, there are also progressive thoughts that set the tone for a youth that is more open to diversity, respect, recognition of others and minorities, awakening curiosity in learning about different beliefs through systematized theoretical and practical pedagogical support.
Palavras-chave: Ciências das Religiões
Método Comparado
Campo Religioso Brasileiro
Ensino Religioso. BNCC
Prática Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/630
Data do documento: 22-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kelvia Françoise Souza Pavão Massini.pdfTCC - Kelvia Françoise Souza Pavão Massini22,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.