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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Camargo, Fernanda Monteiro Barreto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626587521917442pt_BR
dc.creatorAQUINO, ALINE ALENCAR-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516206068140755pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T18:58:47Z-
dc.date.available2023-08-28-
dc.date.available2025-09-22T18:58:47Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/629-
dc.description.abstractSince the approval of the BNCC, Religious Education has become an area of knowledge with objectives, skills and competencies to be consolidated during the students' education process. Therefore, the objectives proposed by BNCC tend to an education based on peace, based on the appreciation of human rights, dialogue and diversity. Based on these assumptions, the problem of this research is based on the following question-problem: how can Religious Education, as an area of knowledge that is part of the BNCC, be considered a skillful strategy for the promotion of the culture of peace in schools, especially those located in the city of Fortaleza - CE? In order to seek evidence that satisfactorily answer the guiding question of this study, the methodological path of the research was based on a literature and document review, based on the BNCC, the LDB and specialized literature on the topic in question. Thus, the theoretical foundation of this study took into account the contributions of Sérgio Junqueira, Edgar Morin, Antônio Nunes, among others. The first theoretical findings of this study assume that, in the Brazilian educational context, despite the existence of complementary documents such as laws, resolutions, opinions and the BNCC, it was verified that there are unfinished discussions when it comes to integrating the subjects of RE to the curriculum structure of Brazilian public schools. From the proposals of pedagogical actions disseminated in this paper, to be developed in the context of the school community in Fortaleza, it is also assumed that, in this journey towards the construction of a culture of peace in the classes of the Final Years of Elementary School in public and private schools in Fortaleza - CE, it is necessary to promote essential transformations so that peace, in fact, is the governing principle of all human and social relationships, inside and outside the school context.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Religioso, a partir da homologação da BNCC, passou a ser uma área de conhecimento com objetivos, habilidades e competências a serem consolidadas durante o processo de formação dos/as estudantes. Para tanto, os objetivos propostos pela BNCC tendem a uma educação pautada na paz, fundamentando-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo e na diversidade. Com base nestes pressupostos, a problemática da presente pesquisa se dá a partir da seguinte pergunta-problema: como o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento integrante da BNCC, pode ser considerado uma estratégia hábil para a promoção da cultura de paz nas escolas, em especial, aquelas situadas na cidade de Fortaleza - CE? Com o intuito de buscar evidências que respondam de forma satisfatória ao questionamento orientador deste estudo, o caminho metodológico da pesquisa foi pautado numa revisão bibliográfica e documental, fundamentada na BNCC, na LDB e na literatura especializada acerca do tema em questão. Assim, a fundamentação teórica deste estudo levou em conta as contribuições de Sérgio Junqueira, Edgar Morin, Antônio Nunes, dentre outros. Os primeiros achados teóricos deste estudo pressupõem que, no contexto educacional brasileiro, apesar de haver documentos complementares como leis, resoluções, pareceres e a BNCC, foi verificado que existem discussões inacabadas quando se trata de integrar as disciplinas do ER à estrutura curricular das escolas públicas brasileiras. A partir das propostas de ações pedagógicas difundidas no presente trabalho, ao serem desenvolvidas no contexto da comunidade escolar fortalezense, pressupõe-se ainda que, nesse caminhar pela construção de uma cultura de paz nas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Fortaleza - CE, é necessário promover transformações imprescindíveis a fim de que a paz, de fato, seja o princípio governante de todas as relações humanas e sociais, dentro e fora do contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T18:58:47Z No. of bitstreams: 1 TCC - Aline Alencar Aquino.pdf: 15614169 bytes, checksum: 7ffb4ef00ccdcadb756f0945dec87864 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T18:58:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Aline Alencar Aquino.pdf: 15614169 bytes, checksum: 7ffb4ef00ccdcadb756f0945dec87864 (MD5) Previous issue date: 2023-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO À LUZ DA BNCC: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS DE FORTALEZA - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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