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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Filho, Jose Adriano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4072349375688174 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Filho, Jose Adriano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4072349375688174 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Francisco de Assis Souza dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240820674289937 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Fabiana de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4789122412732879 | pt_BR |
dc.creator | Guadra, Leonardo Fantoni | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5341810311675830 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T18:47:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T18:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/628 | - |
dc.description.abstract | This work has the general objective of studying how Physical Education can interact with Religious Education, from the perspective of transdisciplinarity, to assist in the formation of a culture of peace in schools and society, based on tolerance and respect. the differences. The specific objectives include: identifying the legal provisions of the curricular components of History and Religious Education; verify how History and Religious Education curricular components can help combat religious intolerance; explore the connections between Religious Education and Physical Education from the perspective of transdisciplinarity. As a methodology, the present study used bibliographic research, which involves the search, selection, analysis and interpretation of information and knowledge already available in bibliographic sources, such as books, academic articles, theses, dissertations, technical reports, among others. As a theoretical reference, the ideas of Ivan Corrêa, Francisco Caparroz, Valter Bracht, Paulo Carlan, Denize Sepulveda and José Antonio Sepulveda, Selson Garutti, Bruno Miragem and Patrício Araújo were used. It was concluded that the interdisciplinarity between Physical Education and Religious Education can play an important role in promoting respect for differences, both physical and religious. This integrated approach allows you to explore the relationship between the body, culture and religious beliefs, promoting a broader understanding of human diversity. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo geral do estudo de identificar de que forma a Educação Física pode interagir com o Ensino Religioso, sob a ótica da transdisciplinaridade, para auxiliar na formação de uma cultura de paz nas escolas e na sociedade, baseada na tolerância e no respeito às diferenças. Como objetivos específicos, tem-se: identificar a previsão legal dos componentes curriculares de Educação Física e de Ensino Religioso verificando como os componentes curriculares de Educação Física e de Ensino Religioso podem auxiliar no combate à intolerância religiosa; explorar as conexões entre o Ensino Religioso e a Educação Física sob a ótica da transdisciplinaridade. Como metodologia, o presente estudo utilizou da pesquisa bibliográfica, que envolve a busca, seleção, análise e interpretação de informações e conhecimentos já disponíveis em fontes bibliográficas, como livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações, relatórios técnicos, entre outros. Como referencial teórico, foram usadas as ideias de Ivan Corrêa, Francisco Caparroz, Valter Bracht, Paulo Carlan, Denize Sepulveda e José Antonio Sepulveda, Selson Garutti, Bruno Miragem e Patrício Araújo. Concluiu-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na promoção do respeito às diferenças, tanto físicas quanto religiosas. Essa abordagem integrada permite explorar a relação entre o corpo, a cultura e as crenças religiosas, promovendo uma compreensão mais ampla da diversidade humana. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T18:47:46Z No. of bitstreams: 1 TCC - Leonardo Fantoni Guadra.pdf: 14568225 bytes, checksum: 0189c4c87bf644e079584895b5073e75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T18:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Leonardo Fantoni Guadra.pdf: 14568225 bytes, checksum: 0189c4c87bf644e079584895b5073e75 (MD5) Previous issue date: 2023-08-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | AFFONSO, Luciane Marina Zimerman; CANFIELD, Ráisa Lammel; MÖBS, Adriane da Silva Machado; SANTOS, Valter Borges dos; SILVA, Itala Daniela da. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. AGUIAR; Olivette Rufino Borges Prado; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Educação Física em Questão: resgate histórico e evolução conceitual. Teresina: Universidade Federal do Piauí– UFPI. 2010. ALVES, Álvaro; MARCEL, Palomo. A história dos jogos e a constituição da cultura lúdica. Cascavel: UFPR, 2003. ARAUJO, Maria Dalva de Oliveira. Laicidade e Ensino Religioso: desafio aos docentes e à formação humana. In: MARANHÃO, F. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. ARAÚJO, Patrício Carneiro. Entre Ataques e Atabaques: Intolerância Religiosa e Racismo nas Escolas. São Paulo: Arché Editora, 2017. BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERFEIFER, Paulo Evaldo. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Tolerância religiosa | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA TOLERÂNCIA E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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