Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/628
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA TOLERÂNCIA E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS |
Autor(es): | Guadra, Leonardo Fantoni |
Primeiro Orientador: | Filho, Jose Adriano |
Primeiro membro da banca: | Filho, Jose Adriano |
Segundo membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Costa, Fabiana de Souza |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo geral do estudo de identificar de que forma a Educação Física pode interagir com o Ensino Religioso, sob a ótica da transdisciplinaridade, para auxiliar na formação de uma cultura de paz nas escolas e na sociedade, baseada na tolerância e no respeito às diferenças. Como objetivos específicos, tem-se: identificar a previsão legal dos componentes curriculares de Educação Física e de Ensino Religioso verificando como os componentes curriculares de Educação Física e de Ensino Religioso podem auxiliar no combate à intolerância religiosa; explorar as conexões entre o Ensino Religioso e a Educação Física sob a ótica da transdisciplinaridade. Como metodologia, o presente estudo utilizou da pesquisa bibliográfica, que envolve a busca, seleção, análise e interpretação de informações e conhecimentos já disponíveis em fontes bibliográficas, como livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações, relatórios técnicos, entre outros. Como referencial teórico, foram usadas as ideias de Ivan Corrêa, Francisco Caparroz, Valter Bracht, Paulo Carlan, Denize Sepulveda e José Antonio Sepulveda, Selson Garutti, Bruno Miragem e Patrício Araújo. Concluiu-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na promoção do respeito às diferenças, tanto físicas quanto religiosas. Essa abordagem integrada permite explorar a relação entre o corpo, a cultura e as crenças religiosas, promovendo uma compreensão mais ampla da diversidade humana. |
Resumo Alternativo: | This work has the general objective of studying how Physical Education can interact with Religious Education, from the perspective of transdisciplinarity, to assist in the formation of a culture of peace in schools and society, based on tolerance and respect. the differences. The specific objectives include: identifying the legal provisions of the curricular components of History and Religious Education; verify how History and Religious Education curricular components can help combat religious intolerance; explore the connections between Religious Education and Physical Education from the perspective of transdisciplinarity. As a methodology, the present study used bibliographic research, which involves the search, selection, analysis and interpretation of information and knowledge already available in bibliographic sources, such as books, academic articles, theses, dissertations, technical reports, among others. As a theoretical reference, the ideas of Ivan Corrêa, Francisco Caparroz, Valter Bracht, Paulo Carlan, Denize Sepulveda and José Antonio Sepulveda, Selson Garutti, Bruno Miragem and Patrício Araújo were used. It was concluded that the interdisciplinarity between Physical Education and Religious Education can play an important role in promoting respect for differences, both physical and religious. This integrated approach allows you to explore the relationship between the body, culture and religious beliefs, promoting a broader understanding of human diversity. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso História Base Nacional Comum Curricular Tolerância religiosa Transdisciplinaridade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/628 |
Data do documento: | 23-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Leonardo Fantoni Guadra.pdf | TCC - Leonardo Fantoni Guadra | 14,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.