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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, José Mario | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3208912348632816 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, José Mario | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3208912348632816 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Francisco de Assis Souza dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240820674289937 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3768969420465227 | pt_BR |
dc.creator | LOPES, VERÔNICA DA SILVA NOGUEIRA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8296082509603600 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T17:59:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T17:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/625 | - |
dc.description.abstract | The theme of this work is religious intolerance in Early Childhood Education. My experience in the classroom and the fact that I witnessed moments of religious intolerance were preponderant factors for this topic to be chosen. I believe in the importance of Religious Education for Brazilian early childhood education, as the school environment is the privileged space to promote knowledge and appreciation of the trajectory of different social groups, even if religious intolerance needs to be considered. The theme is delimited in research on religious teaching in two schools in the state of Espírito Santo. What is experienced by children in Early Childhood Education tends to leave marks on their ideas, feelings and on their actions and interactions. The methodology used is a field survey, which was carried out using questionnaires with 15 questions each, distributed to 10 teachers from CME Prof. Marissol, in the city of Marataízes (ES), and 13 teachers and 01 teacher from CMEI Jaqueline Sales, in the city from Itapemirim (ES). The results obtained in the research show the need for commemorative parties and knowledge of other cultures and beliefs, although the right of students to participate, even if necessary, is respected in accordance with the guidance of parents or guardians. Copies of the questionnaires used in the field research in the schools of Marataízes and Itapemirim are presented in the Annexes of this work. | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho é a intolerância religiosa na Educação Infantil. Minha experiência em sala de aula e o fato de ter presenciado momentos de intolerância religiosa foram fatores preponderantes para que esse tema fosse escolhido. Acredito na importância do Ensino Religioso para a educação infantil brasileira, pois o ambiente escolar é o espaço privilegiado para promover o conhecimento e a valorização da trajetória dos diferentes grupos sociais, ainda que precise ser considerada a intolerância religiosa. O tema é delimitado em pesquisa sobre ao Ensino Religioso em duas escolas do estado do Espírito Santo. O que é vivido pelas crianças na Educação Infantil tende a deixar marcas em suas ideias, sentimentos e em suas ações e interações. A metodologia empregada é uma pesquisa de campo que foi feita pelo uso de questionários com 15 perguntas cada um, distribuídos para 10 professoras da CME Prof. Marissol, da cidade de Marataízes (ES), e 13 professoras e 01 professor da CMEI Jaqueline Sales, na cidade de Itapemirim (ES). Os resultados obtidos na pesquisa mostram a necessidade da realização de festas comemorativas e do conhecimento de outras culturas e crenças, embora o direito de participação dos alunos, ainda que necessário, seja respeitado de acordo com a orientação dos pais ou responsáveis. Cópias dos questionários utilizados na pesquisa de campo nas escolas de Marataízes e Itapemirim são apresentadas nos Anexos deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T17:59:33Z No. of bitstreams: 1 TCC - Verônica da Silva Nogueira Lopes.pdf: 28722496 bytes, checksum: 63db5932469843c05a5bc6a965268610 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T17:59:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Verônica da Silva Nogueira Lopes.pdf: 28722496 bytes, checksum: 63db5932469843c05a5bc6a965268610 (MD5) Previous issue date: 2023-07-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | ADÃO, Cláudio Augusto. O Ensino Religioso como um mecanismo de combate á intolerância religiosa no Brasil. CPAH Science Journal of Health, vol. 5. Ed. 2 -2022. ALMEIDA, Eunaide Monteiro; PAIXÃO, Edjane; LIBÓRIO, Luís Alencar. Diversidade cultural/religiosa na ambiência escolar. II Congresso Internacional de Educação inclusiva, Campina Grande (PB), 2016. ANTONIO, L. Minhas Contas. São Paulo: Cosac e Naify, 2008. ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2009, ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. 2018. ASTIZ, Ana Luisa. (coord.). Educação no século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar. Tradução Danielle Mendes Sales. São Paulo: Moderna, 2016. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: Rotinas na educação infantil. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Religiosa | pt_BR |
dc.subject | Discriminaçã | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DAS CIDADES DE MARATAÍZES E ITAPEMIRIM, DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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