Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Schubert, Arlete Maria Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010708242466735pt_BR
dc.creatorSANTIAGO, THAÍS ALDRIGUES-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9531014175873039pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T17:51:55Z-
dc.date.available2023-12-11-
dc.date.available2025-09-22T17:51:55Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/624-
dc.description.abstractThe formation of teachers to work in the curricular component of Religious Education is a complex issue that involves challenges and perspectives to improve the quality of education in this area. Thus, the study aims to analyze the formation of Religious Education teachers, in order to analyze the challenges of this formation, as well as the historical evolution and the conquest of rights in this context. As specific objectives, the following were established: a) to understand the Brazilian legal regulations regarding the Curricular Component of Religious Education; b) demonstrate the main predictions of Religious Education in the Curricular Component in the Federal Constitution, in the Law of Guidelines and Bases of National Education and in the Common Curricular Base; c) identify the main challenges that teachers face in Religious Education classes; d) analyze the historical evolution of legal provisions on teacher training in Religious Education. As a research problem, we have: What is the importance of adequate training for Religious Education teachers, considering the scenario of violence and religious intolerance, as well as the capacity of Religious Education to function as a space for dialogue that seeks to overcome the problems current society? To this end, a bibliographical research is carried out, through the consultation of materials relevant to the theme, aiming to adequately develop and base the subject proposed in the work. As a result, it was observed that the plural and diverse character of religions makes it necessary for teachers to have a solid and comprehensive training, which goes beyond the knowledge of a single faith. This requires a continuous effort to update the contents and understand the specificities of each religious tradition, in order to offer an impartial and enriching vision for students.pt_BR
dc.description.resumoA formação do docente para atuar no componente curricular de Ensino Religioso é uma questão complexa que envolve desafios e perspectivas para aprimorar a qualidade da educação nessa área. Assim, o estudo tem o objetivo de analisar a formação do docente de Ensino Religioso, de maneira a analisar os desafios dessa formação, bem como a evolução histórica e a conquista de direitos nesse âmbito. Como objetivos específicos, foram estabelecidos: a) compreender a regulamentação legal brasileira a respeito do Componente Curricular de Ensino Religioso; b) demonstrar as principais previsões do Ensino Religioso no Componente Curricular na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Base Comum Curricular; c) identificar os principais desafios que os docentes enfrentam nas aulas de Ensino Religioso; d) analisar a evolução histórica das previsões legais sobre a formação docente de Ensino Religioso. Como problema de pesquisa, tem-se: Qual é a importância da formação adequada dos docentes de Ensino Religioso, considerando o cenário de violência e intolerância religiosa, bem como a capacidade do Ensino Religioso de funcionar como espaço de diálogo que busca a superação das problemáticas atuais da sociedade? Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da consulta de materiais pertinentes ao tema, visando desenvolver e embasar adequadamente o assunto proposto no trabalho. Como resultados, observou-se que o caráter plural e diversificado das religiões torna necessário que os docentes tenham uma formação sólida e abrangente, que vá além do conhecimento de uma única fé. Isso exige um esforço contínuo na atualização dos conteúdos e na compreensão das especificidades de cada tradição religiosa, de modo a oferecer uma visão imparcial e enriquecedora para os estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T17:51:55Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Aldrigues Santiago.pdf: 13935584 bytes, checksum: b4541a95d96bb6f41533b5e8b7fab016 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T17:51:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Aldrigues Santiago.pdf: 13935584 bytes, checksum: b4541a95d96bb6f41533b5e8b7fab016 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAFFONSO, Luciane Marina Zimerman; CANFIELD, Ráisa Lammel; MÖBS, Adriane da Silva Machado; SANTOS, Valter Borges dos; SILVA, Itala Daniela da. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ANDRADE, Rosana C. R. Ensino religioso e formação docente: uma análise a partir do curso de graduação em Ciências da Religião da Unimontes, no período de 2001 a 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, São Paulo, 2016. ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Dos magistérios eclesiásticos para os magistérios acadêmicos. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 11-17. ARAUJO, Luiz Alberto. A questão da diversidade e a Constituição de 1988. In: FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão (Coords.). Direito à Diversidade. São Paulo: Atlas S.A, 2015. ARAUJO, Maria Dalva de Oliveira. Laicidade e Ensino Religioso: desafio aos docentes e à formação humana. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 135-148. BAPTISTA, Paulo Agostinho N. Ensino Religioso: de volta para o futuro. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 19-23. BONDER, N. Tolerância e o outro. In: BONDER, N.; SORJ, B. Judaísmo para o século XXI: orabino e o sociólogo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. BRASIL [Constituição de 1988]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 mar. 2022. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 abr. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. [Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica]. Brasília: Governo Federal. 2010. BRASIL. Resolução n. 5, de 28 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação. BRASIL. Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciência(s) da(s) Religão(ões): Minuta de Parecer e Projeto de Resolução. Brasília: Ministério da Educação, 2018. CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lourival. Ensino religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso na BCC. Petrópolis: Vozes, 2020. CLAUDIO, Aldenir Teotonio. Ensino Religioso: estudo sobre proposta curricular com base no FONAPER e BNCC. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 81-92. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP). Roteiro de atuação do Ministério Público: Estado Laico e Ensino Religioso nas escolas públicas. Brasília: CNMP, 2016. DAOU, Saada Zouhair. Os tolerantes e os tolerados: as limitações do conceito de tolerância religiosa. Revista Eletrônica Direito e Sociedade. Canoas, v. 7, n. 2, p. 151-164, 2019. DEBASI, Miguel. Teologia da tolerância: um modus vivendi cristão. Dissertação (Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) – Porto Alegre, 2011 FÁVERO, Osmar. A Educação nas Constituintes Brasileiras: 1823 – 1988. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005 FERREIRA, Gabriel Bonesi; DIONIZIO, Mayara Joice; SOUZA, Alisson de; PENA, Danilo Vitor; SANTOS, Valter Borges dos. Filosofia da Religião. Porto Alegre: SAGAH, 2020. FLEURI, Reinaldo Matias; OLIVEIRA, Lilian Blanck de; HARDT, Lúcia Schneider; CECCHETTI, Elcio; KOCH, Simone Riske. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. FONSECA, Dagoberto José; PESTANA, Maurício. Tolerância Religiosa. São Paulo: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, 2013. GOMES, Christiane Teixeira; LINS FILHO, Flávio Barbosa. Estado Laico – da origem do laicismo à atualidade brasileira. V Colóquio de História – Perspectivas históricas, p. 1219-1228, 2011. GOULART, Rodrigo de Souza; ANDRADE, Marcelo. A tolerância religiosa na história: implicações para o campo educacional. 2011. Disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2011/Relatorios/CTCH/EDU/EDU-Rodrigo%20de%20Souza%20Goulart.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. GONÇALVES, Antonio Baptista. Direitos Humanos e (in)tolerância religiosa. Tese (Doutorado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2011. GONÇALVES, Jorge Carvalho. A gestão escolar perante ao desafio me ofertar o componente curricular Ensino Religioso na escola pública. Tese (Mestrado em Ciências da Religião) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. GUEDES, Thiago Rafael Soares de Souza. O estágio supervisionado na formação do professor: das ciências das religiões ao Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. HOLANDA, Letícia. Denúncias de intolerância religiosa cresceram 141% no Brasil em 2021. Disponível em: https://www.metropoles.com/Brasil/denuncias-de-intolerancia-religiosa-cresceram-141-no-brasil-em-2021. Acesso em: 02 mar. 2022. HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso e diversidade religiosa: desafios e perspectivas em sala de aula. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 45-60. INSTITUTO UNIBANCO. Por que estimular a tolerância religiosa no ambiente escolar. Aprendizagem em foco, n. 33, ago. 2017. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. Psicologia Social do preconceito e do racismo. São Paulo: Blucher Open Access, 2020. LOUVEM, Josiane C. Um estudo sobre a formação e a prática docente em duas escolas públicas de ensino fundamental de Vila Velha – ES. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque. Ensino Religioso e epistemologia do a(fé)to: perspectivas e desafios entre a Educação de Paulo Freire e a falta de educação de Jair Bolsonaro. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). Ensino Religioso: Desafios e perspectivas. Florianópolis: FOGO/AMAR, 2021. MARIANO, Ricardo. Laicidade à brasileira: Católicos, pentecostais e laicos em disputa na esfera pública. Revista Civitas, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 238-258, 2011. MARTINS, Alberto Mesaque; NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do. Representações Sociais de Homem na Igreja Universal do Reino de Deus: o Projeto IntelliMen. In: NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; GIANORDOLI-NASCIMENTO, Ingrid Faria; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel (Orgs.). Representações sociais, identidade e preconceito: estudos de psicologia social. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. MARIA, Tayná Louise de; CHEVITARESE, André Leonardo. Fundamentalismo Religioso Cristão: em busca de um conceito. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CAVALCANTI, Juliana B.; DUSILEK, Sérgio; MARIA, Tayná Louise de (Orgs.). Fundamentalismo Religioso Cristão: olhares transdisciplinares. Rio de Janeiro: Klíne, 2021. p. 13-28. MARTINS, Alberto Mesaque; NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do. Representações Sociais de Homem na Igreja Universal do Reino de Deus: o Projeto IntelliMen. In: NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; GIANORDOLI-NASCIMENTO, Ingrid Faria; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel (Orgs.). Representações sociais, identidade e preconceito: estudos de psicologia social. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 115-136. MARTINS, Nathália Ferreira de Sousa; RODRIGUES, Elisa. Aspectos teóricos e didáticos da formação do professor de ensino religioso: perspectivas à luz da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Caminhando, v. 23, n. 2, p. 137-150, 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Conselho Nacional da Educação, 2018. MIRAGEM, Bruno. Direito à diferença e autonomia: proteção da diversidade no direito privado em relação ao exercício individual das liberdades sexual e religiosa. In: FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão (Coords.). Direito à Diversidade. São Paulo: Atlas S.A, 2015. MIRANDA, Júlia. Convivendo com o “diferente”: juventude carismática e tolerância religiosa. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 2010, v. 30, n. 1, p. 117-142. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração sobre a Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e Discriminação Baseadas na Religião ou Convicção [1981]. Disponível em: http://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/declaracao_sobre_a_eliminacao_de_todas_as_formas_de_intolerancia_e_discriminacao_baseadas_na_religiao_ou_conviccao.pdf. Acesso em: 06 dez. 2021. PANASIEWICZ, Roberlei. Fundamentalismo religioso: história e presença no cristianismo. In: SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, Anais X –“Migrações e Imigrações das Religiões”, Assis, 2008, p. 1-11 [pdf]. PARANÁ. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Ensino Religioso: diversidade cultural e religiosa. Curitiba: Superintendência de Educação, 2013. PASSOS, João Décio. A intolerância religiosa: mecanismos e antídotos. Revista REVER, ano 17, n. 3, p. 11-27, 2017. PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 11. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. RIBEIRO, Djamila; NOGUEIRA, Sidnei (Coords.). Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020. ROCHA, Igor Tadeu Camilo. Entre o “Ímpeto secularizador” e a “sã teologia”: tolerância religiosa, secularização e ilustração católica no mundo luso (séculos XVIII-XIX). Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. RODRIGUES, Edile Maroa Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso: desafios em diferentes espaços. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). Ensino Religioso: Desafios e perspectivas. Florianópolis: FOGO/AMAR, 2021. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, 2020. RODRIGUES, Elisa. Formação de professores para o Ensino da religião nas escolas: dilemas e perspectivas. Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 19-46, 2015. ROSSOW, Beatriz Baptista Tesche; ALVES, Larissa dos Santos; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. O preconceito acima de todos: racismo e relações de poder. In: NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; GIANORDOLI-NASCIMENTO, Ingrid Faria; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel (Orgs.). Representações sociais, identidade e preconceito: estudos de psicologia social. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. SANTOS, Michel Ferrari Borges dos. A configuração constitucional do Direito Fundamental à liberdade religiosa e do princípio da laicidade: uma análise pautada na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Joaçaba: Unoesc, 2020. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. As duas faces da educação: do proselitismo cristão ao Ensino Religioso como promotor dos Direitos Humanos das mulheres. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 61-80. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da Religião e Ciência da Religião Aplicada à educação: formação de professores e Ensino Religioso. Rev. Educ., Brasília, ano 42, n. 158, p. 87-104, 2019. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, v. 37, p. 1-18, 2021. SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas. Revista do Centro de Educação, v. 42, n. 1, p. 1-11, 2017. SCARANO, Renan Costa Valle; DORETO, Daniella Tech; ZUFFO, Sílvia; SCHEIFLER, Anderson Barbosa; OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; AFFONSO, Ligia Maria Fonseca; SCHOLZE, Martha Luciana. Direitos humanos e diversidade. Porto Alegre; SAGAH, 2018. SILVA, Itala Daniela da; DIONIZIO, Mayara Joice; SOUZA, Alisson de; PENA, Danilo Vitor; STUKER, Paola. Sociologia da Religião. Porto Alegre: SAGAH, 2020 SILVA, José Carlos Cezar; SILVA, Maria da Penha Lima da. A perspectiva da disciplina de Ensino Religioso na construção de uma cultura de paz no Ensino Regula. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 61-69. SIMONI, Josiane Crusaro; CECCHETTI, Elcio. Formação de docentes para o Ensino Religioso: Desafios e perspectivas. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). Ensino Religioso: Desafios e perspectivas. Florianópolis: FOGO/AMAR, 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DO DOCENTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E PERSPECTIVASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaís Aldrigues Santiago.pdfTCC - Thaís Aldrigues Santiago13,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.