Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/624
Tipo: | Dissertação |
Título: | A FORMAÇÃO DO DOCENTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
Autor(es): | SANTIAGO, THAÍS ALDRIGUES |
Primeiro Orientador: | Rosa, Wanderley Pereira da |
Primeiro membro da banca: | Rosa, Wanderley Pereira da |
Segundo membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Terceiro membro da banca: | Schubert, Arlete Maria Pinheiro |
Resumo: | A formação do docente para atuar no componente curricular de Ensino Religioso é uma questão complexa que envolve desafios e perspectivas para aprimorar a qualidade da educação nessa área. Assim, o estudo tem o objetivo de analisar a formação do docente de Ensino Religioso, de maneira a analisar os desafios dessa formação, bem como a evolução histórica e a conquista de direitos nesse âmbito. Como objetivos específicos, foram estabelecidos: a) compreender a regulamentação legal brasileira a respeito do Componente Curricular de Ensino Religioso; b) demonstrar as principais previsões do Ensino Religioso no Componente Curricular na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Base Comum Curricular; c) identificar os principais desafios que os docentes enfrentam nas aulas de Ensino Religioso; d) analisar a evolução histórica das previsões legais sobre a formação docente de Ensino Religioso. Como problema de pesquisa, tem-se: Qual é a importância da formação adequada dos docentes de Ensino Religioso, considerando o cenário de violência e intolerância religiosa, bem como a capacidade do Ensino Religioso de funcionar como espaço de diálogo que busca a superação das problemáticas atuais da sociedade? Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da consulta de materiais pertinentes ao tema, visando desenvolver e embasar adequadamente o assunto proposto no trabalho. Como resultados, observou-se que o caráter plural e diversificado das religiões torna necessário que os docentes tenham uma formação sólida e abrangente, que vá além do conhecimento de uma única fé. Isso exige um esforço contínuo na atualização dos conteúdos e na compreensão das especificidades de cada tradição religiosa, de modo a oferecer uma visão imparcial e enriquecedora para os estudantes. |
Resumo Alternativo: | The formation of teachers to work in the curricular component of Religious Education is a complex issue that involves challenges and perspectives to improve the quality of education in this area. Thus, the study aims to analyze the formation of Religious Education teachers, in order to analyze the challenges of this formation, as well as the historical evolution and the conquest of rights in this context. As specific objectives, the following were established: a) to understand the Brazilian legal regulations regarding the Curricular Component of Religious Education; b) demonstrate the main predictions of Religious Education in the Curricular Component in the Federal Constitution, in the Law of Guidelines and Bases of National Education and in the Common Curricular Base; c) identify the main challenges that teachers face in Religious Education classes; d) analyze the historical evolution of legal provisions on teacher training in Religious Education. As a research problem, we have: What is the importance of adequate training for Religious Education teachers, considering the scenario of violence and religious intolerance, as well as the capacity of Religious Education to function as a space for dialogue that seeks to overcome the problems current society? To this end, a bibliographical research is carried out, through the consultation of materials relevant to the theme, aiming to adequately develop and base the subject proposed in the work. As a result, it was observed that the plural and diverse character of religions makes it necessary for teachers to have a solid and comprehensive training, which goes beyond the knowledge of a single faith. This requires a continuous effort to update the contents and understand the specificities of each religious tradition, in order to offer an impartial and enriching vision for students. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Formação Docente Diversidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/624 |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thaís Aldrigues Santiago.pdf | TCC - Thaís Aldrigues Santiago | 13,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.